Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações catalíticas e os CFC’s

Química

Poluição gasosa
Poluição gasosa
PUBLICIDADE

Se você não sabe já deve estar curioso em saber o que são os CFC’s: eles são responsáveis pela destruição da camada de ozônio, os clorofluorcarbonetos (CFC’s) são provenientes dos sistemas de refrigeração, solventes, espumas plásticas, embalagens de aerossóis e muitos outros. Como o próprio nome já diz, se constituem de carbono (C), cloro (Cl) e flúor(F).
Sabe-se que a camada de ozônio é um revestimento de gás ozônio (O3) que envolve a Terra, essa camada tem como função proteger nosso planeta, ela funciona como um filtro, ou seja, ela filtra grande parte dos perigosos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.
O processo de destruição da camada de ozônio começa assim:

1. Os CFC’s, por serem leves, atingem altitudes superiores (entre 20 e 30 Km) que corresponde à estratosfera terrestre;

2. Ao atingirem certa altitude os CFC’s são decompostos pela radiação ultravioleta;

3. A decomposição dos CFC’s é um processo de fotólise e libera átomos de cloro, flúor e bromo;

4. A reação catalítica só ocorre quando os átomos de cloro participam em ciclos das reações que destroem ozônio. Equações da reação de catálise:

1ª etapa: Cl + O3 → ClO + O2
2ª etapa: ClO + O → Cl + O2
3ª etapa: O3 + O → 2 O2


Explicando: Você observou que a reação catalítica ocorreu em três etapas? Na primeira, o átomo de Cloro ao se desprender da molécula de CFC’s rompe o O3 formando ClO e O2. Na 2ª etapa o cloro se desprende do oxigênio e na 3ª etapa passa a destruir o ozônio, como mostra a equação.

Essas reações foram denominadas de catalíticas porque funcionam como catalisadores, ou seja, aceleram a destruição da camada de ozônio. O cloro é o principal reagente na reação, ele pode destruir milhares de moléculas de ozônio.

O aumento da incidência do câncer de pele está vinculado à ação dos raios ultravioletas, esta é uma das conseqüências da destruição da camada de ozônio, outra grave é o efeito estufa, responsável pelo aumento na temperatura do planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Como é destruída a camada de ozônio?

Consequências da destruição da camada de ozônio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reações catalíticas e os CFC’s"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-cataliticas-os-cfcs.htm. Acesso em 17 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique e veja o que é a camada de ozônio, como ela se forma e qual a sua principal função. Entenda o que está destruindo-a e como promover sua reintegração.
Nesse texto, você verá a composição química do clorofórmio, quais eram as suas antigas aplicações e por que hoje ele não é mais utilizado como anestésico em cirurgias.
Entenda qual é o princípio de funcionamento do conversor catalítico, ou catalisador, usado em carros para diminuir a quantidade de poluentes lançados na atmosfera.
A Química Ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, Química Clássica, ciência interdisciplinar, efluentes, resíduos, mudanças que ocorrem no meio ambiente, processos químicos, processos de poluição, Toxicologia, Engenharia Sanitári
Você sabe o que é um impacto ambiental? Clique para entender o conceito, quando são negativos ou positivos e suas consequências.
Saiba tudo sobre a descoberta de quatro novos gases que destroem a camada de ozônio realizada por cientistas de uma Universidade em Londres.