PUBLICIDADE
Se você não sabe já deve estar curioso em saber o que são os CFC’s: eles são responsáveis pela destruição da camada de ozônio, os clorofluorcarbonetos (CFC’s) são provenientes dos sistemas de refrigeração, solventes, espumas plásticas, embalagens de aerossóis e muitos outros. Como o próprio nome já diz, se constituem de carbono (C), cloro (Cl) e flúor(F).
Sabe-se que a camada de ozônio é um revestimento de gás ozônio (O3) que envolve a Terra, essa camada tem como função proteger nosso planeta, ela funciona como um filtro, ou seja, ela filtra grande parte dos perigosos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.
O processo de destruição da camada de ozônio começa assim:
1. Os CFC’s, por serem leves, atingem altitudes superiores (entre 20 e 30 Km) que corresponde à estratosfera terrestre;
2. Ao atingirem certa altitude os CFC’s são decompostos pela radiação ultravioleta;
3. A decomposição dos CFC’s é um processo de fotólise e libera átomos de cloro, flúor e bromo;
4. A reação catalítica só ocorre quando os átomos de cloro participam em ciclos das reações que destroem ozônio. Equações da reação de catálise:
1ª etapa: Cl + O3 → ClO + O2
2ª etapa: ClO + O → Cl + O2
3ª etapa: O3 + O → 2 O2
Explicando: Você observou que a reação catalítica ocorreu em três etapas? Na primeira, o átomo de Cloro ao se desprender da molécula de CFC’s rompe o O3 formando ClO e O2. Na 2ª etapa o cloro se desprende do oxigênio e na 3ª etapa passa a destruir o ozônio, como mostra a equação.
Essas reações foram denominadas de catalíticas porque funcionam como catalisadores, ou seja, aceleram a destruição da camada de ozônio. O cloro é o principal reagente na reação, ele pode destruir milhares de moléculas de ozônio.
O aumento da incidência do câncer de pele está vinculado à ação dos raios ultravioletas, esta é uma das conseqüências da destruição da camada de ozônio, outra grave é o efeito estufa, responsável pelo aumento na temperatura do planeta.
Por Líria Alves
Graduada em Química