PUBLICIDADE
O desperdício de água é um sério problema ambiental ocasionado pelo uso exagerado e pouco eficiente da água. Presente em maior ou menor escala em todos os países, o desperdício de água está associado também à ineficiência no transporte da água tratada, a problemas nas redes de distribuição e às atividades econômicas que mais fazem uso desse recurso natural, como a agricultura e a indústria.
Somente no Brasil, país que detém o maior volume de água potável da América do Sul, perde-se 40% da água tratada durante a distribuição. Como consequência do desperdício de água, temos problemas de abastecimento, racionamento, maiores tarifas e prejuízos diretos para a saúde humana e para todas as formas de vida que dependem desse recurso.
Leia também: Dia Mundial da Água — data criada para conscientização global sobre a importância desse recurso
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre desperdício de água
- 2 - O que causa o desperdício de água?
- 3 - Quais as principais formas de desperdício de água?
- 4 - Quais são as consequências do desperdício de água?
- 5 - Desperdício de água no Brasil
- 6 - Desperdício de água no mundo
- 7 - Como evitar o desperdício de água?
- 8 - Importância da água
Resumo sobre desperdício de água
-
O desperdício de água é um problema ambiental presente em todo o mundo e é causado pelo uso exagerado e pouco eficiente desse recurso natural.
-
Vazamentos, problemas na rede de abastecimento e poluição hídrica estão, também, entre as causas do desperdício de água.
-
Algumas das consequências do desperdício são o desabastecimento e o aumento no preço das tarifas de água.
-
No Brasil, estima-se que 40,1% da água tratada são perdidos durante a distribuição. Esse volume não chega até o consumidor.
-
A água é um elemento fundamental para a existência da vida no planeta Terra, motivo pelo qual é importante adotar medidas para evitar o desperdício desse recurso.
-
A manutenção das redes de distribuição, o conserto de vazamentos, o reuso da água da chuva e a adoção de práticas mais sustentáveis pelos agentes econômicos e pela população ajudam a diminuir o desperdício.
O que causa o desperdício de água?
O desperdício de água tem quatro principais causas:
-
O uso exagerado e pouco eficiente desse recurso natural. Nesses casos, o volume de água que é utilizado para a prática de determinada atividade ultrapassa a quantidade que seria, de fato, necessária para tal.
-
Problemas no transporte de água ou nas redes de abastecimento urbanas, industriais ou domésticas. Esses problemas incluem tubulações danificadas, infraestrutura deteriorada pelo tempo e acidentes de percurso.
-
Poluição e contaminação de mananciais, lençóis freáticos e de outras fontes naturais de água potável.
-
Superexploração de água e o manejo inadequado desse recurso natural, especialmente quando consideramos os agentes econômicos que são os maiores responsáveis pelo consumo de água na atualidade, como a agropecuária e a indústria.
Quais as principais formas de desperdício de água?
Convivemos diariamente com inúmeros exemplos de desperdício de água em diversos contextos e ambientes, desde nossas próprias residências e estabelecimentos locais até na realização de atividades econômicas. Confira, a seguir, alguns desses exemplos:
-
volumes excessivos de água utilizados em atividades como a irrigação de áreas cultivadas e na produção industrial;
-
banhos muito demorados;
-
lavagem de calçadas ou limpeza de carros com água corrente e mangueiras ligadas por muito tempo;
-
vazamento em tubulações na rede doméstica ou urbana;
-
torneiras abertas sem uso, como durante a escovação dos dentes.
Confira outras dicas importantes para evitar o desperdício de água clicando aqui.
Veja também: Apagão de 2001 — crise hídrica que afetou o fornecimento de energia no Brasil
Quais são as consequências do desperdício de água?
O desperdício de água pode acarretar sérias consequências no médio e longo prazo, sendo a principal delas o desabastecimento, ainda mais grave naquelas áreas que já sofrem com o estresse hídrico (a disponibilidade de água é menor do que a demanda).
O desperdício e o uso não sustentável da água provocam o rebaixamento do nível dos reservatórios e ocasionam crises de abastecimento, que levam à imposição de medidas de controle, como o racionamento. Como resultado, o uso da água nas residências é limitado e a produção econômica sofre impactos diretos, com a redução do volume de água que pode ser utilizado.
Os cenários acima descritos, causados pelo desperdício, podem provocar aumento nas tarifas e no preço da água para consumo, além de encarecer produtos que dependem desse recurso para serem desenvolvidos. Há, além disso, prejuízos para a saúde humana e para a vida dos animais e plantas que dependem da água doce para a sua manutenção e sobrevivência.
Desperdício de água no Brasil
O Brasil é detentor de 12% de toda a água doce do planeta Terra e de aproximadamente metade da água doce dos territórios sul-americanos. Ainda assim, uma parcela significativa da população brasileira não possui água potável e acesso às redes de saneamento básico. De acordo com o Instituto Trata Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso a esse recurso no território nacional, o que corresponde a aproximadamente 17% dos brasileiros.
Essa estatística se torna mais alarmante quando comparada com o percentual de água desperdiçado no processo de distribuição. Segundo o Trata Brasil, 40,1% da água tratada são perdidos antes de chegar até os consumidores finais. Esse volume seria o suficiente para atender mais de 66 milhões de pessoas e, portanto, supriria o deficit que existe atualmente no abastecimento. As maiores perdas acontecem em estados da região Norte, especialmente no Amapá (74,56%) e no Acre (62,08%).
Existem maneiras de tentar diminuir a escala desse problema, e, para isso, foi instituída no Brasil a lei n.º 14.546, de 04 de abril de 2023, que procura controlar o desperdício de água e o desabastecimento no país mediante regras de reparação da rede hidráulica e o incentivo à reutilização da água da chuva após o devido processo de tratamento.
Desperdício de água no mundo
A distribuição de água no mundo não acontece de maneira homogênea, o que se deve tanto a fatores naturais, principalmente climáticos, quanto a fatores políticos e econômicos. A ONU estima que entre 2 e 3 bilhões de pessoas em todo o mundo passam por algum tipo de racionamento desse recurso, e aproximadamente 733 milhões convivem diariamente com níveis elevados de estresse hídrico. A falta de água já é um grave problema ambiental enfrentado na atualidade, e se torna ainda pior diante dos impactos provocados pelo desperdício.
Em levantamentos realizados anteriormente pela Rede Internacional de Benchmarking para Serviços de Água e Saneamento (IBNET, na sigla em inglês), países como Austrália, Estados Unidos e a Coreia do Sul integravam a lista daqueles que registravam menor desperdício de água tratada em todo o mundo. Os maiores índices ficavam com países e territórios insulares, como Fiji e Samoa, além de nações do Leste Europeu, como Albânia e Macedônia, e países do Oriente Médio e da África.
Os países desenvolvidos, não obstante apresentem maior uso de água per capita, dispõem de redes de distribuição mais abrangentes e modernas, além de dispositivos legais que incentivam o uso sustentável da água. Em países menos desenvolvidos, especialmente os subdesenvolvidos, a escassez de água e a precariedade das redes de transporte se impõem como desafios diários que se juntam às perdas por ineficiência da infraestrutura.
Saiba mais: Quais são os países que menos possuem água potável?
Como evitar o desperdício de água?
A água doce, utilizada para o consumo humano, é um recurso bastante limitado no nosso planeta, pois representa somente 2% de todo o volume de água presente na Terra, e, desse, quase 70% estão congelados e represados nas geleiras. Por essa razão, é preciso evitar o desperdício de água e realizar o uso desse recurso natural de maneira sustentável.
Algumas ações que diminuem ou impedem o desperdício de água estão listadas a seguir.
-
Inspeção periódica de encanamentos, registros e torneiras para a detecção de vazamentos.
-
Realização de reparos em vazamentos e outros problemas que provocam perdas de água.
-
Ampliação das redes de distribuição de água e das redes de saneamento básico.
-
Incentivos governamentais para o tratamento e a reutilização de água da chuva para a realização de atividades, como lavar ruas e calçadas.
-
Ampliação do acesso à educação ambiental para a conscientização da população.
-
Adoção de métodos mais eficazes e controlados de uso da água em atividades que mais fazem uso desse recurso, em especial na agricultura e na indústria.
-
Desligar torneiras e chuveiros em momentos em que eles não sejam necessários.
-
Evitar lavar calçadas com mangueiras.
Importância da água
A água é um elemento fundamental para o funcionamento dos organismos vivos e para a manutenção da vida no planeta Terra. Além de estar presente na maioria dos processos biológicos que são importantes para os seres vivos, o ciclo da água é responsável pela distribuição desse recurso pelas diferentes esferas do nosso planeta e pela manutenção das temperaturas terrestres.
Não podemos nos esquecer de que a água é, também, um recurso natural. Enquanto recurso, ela é utilizada para o desenvolvimento de atividades econômicas de grande importância para os seres humanos, como a agricultura, a pecuária e a produção industrial. A presença de água aliada a condições físicas ideais proporcionam, ainda, a geração de eletricidade e a navegação no interior dos territórios. A água, portanto, está presente em todos os espaços e em todos os processos que são essenciais para a vida humana e para as demais formas de vida no planeta Terra.
Fontes
AGÊNCIA SENADO. Sancionada lei que estabelece medidas contra desperdício de água. Agência Senado, 05 abril 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/04/05/sancionada-lei-que-estabelece-medidas-contra-desperdicio-de-agua.
TRATA BRASIL. Brasil perde mais água potável do que alguns países na América Latina e África. Trata Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/brasil-perde-mais-agua-potavel-do-que-alguns-paises-na-america-latina-e-africa/.
TRATA BRASIL. Perdas de Água Potável (2022, ano-base 2020): Desafios Para a Disponibilidade Hídrica e ao Avanço da Eficiência do Saneamento Básico. Trata Brasil, [2022]. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/perdas-de-agua-2022/.
TREVIZAN, Karina. Brasil fica na 20ª posição em ranking internacional de perda de água. G1, 30 mar. 2015. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/crise-da-agua/noticia/2015/03/brasil-fica-na-20-posicao-em-ranking-internacional-de-perda-de-agua.html.
TORT, Paulliny. Lei determina reuso de água e aproveitamento da chuva em edificações. Agência Brasil, 06 abril 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-04/lei-determina-reuso-de-agua-e-aproveitamento-da-chuva-em-edificacoes.
UNITED NATIONS. Water Scarcity. UN Water, [s.d.]. Disponível em: https://www.unwater.org/water-facts/water-scarcity.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia