Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Desperdício de água

O desperdício de água é resultado do uso exagerado desse recurso, da poluição, e de problemas ou ineficácia da infraestrutura das redes de abastecimento.

Torneira pingando, uma das causas do desperdício de água.
O desperdício de água é um problema causado pelo uso excessivo e inadequado desse recurso natural.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O desperdício de água é um sério problema ambiental ocasionado pelo uso exagerado e pouco eficiente da água. Presente em maior ou menor escala em todos os países, o desperdício de água está associado também à ineficiência no transporte da água tratada, a problemas nas redes de distribuição e às atividades econômicas que mais fazem uso desse recurso natural, como a agricultura e a indústria.

Somente no Brasil, país que detém o maior volume de água potável da América do Sul, perde-se 40% da água tratada durante a distribuição. Como consequência do desperdício de água, temos problemas de abastecimento, racionamento, maiores tarifas e prejuízos diretos para a saúde humana e para todas as formas de vida que dependem desse recurso.

Leia também: Dia Mundial da Água — data criada para conscientização global sobre a importância desse recurso

Tópicos deste artigo

Resumo sobre desperdício de água

  • O desperdício de água é um problema ambiental presente em todo o mundo e é causado pelo uso exagerado e pouco eficiente desse recurso natural.

  • Vazamentos, problemas na rede de abastecimento e poluição hídrica estão, também, entre as causas do desperdício de água.

  • Algumas das consequências do desperdício são o desabastecimento e o aumento no preço das tarifas de água.

  • No Brasil, estima-se que 40,1% da água tratada são perdidos durante a distribuição. Esse volume não chega até o consumidor.

  • A água é um elemento fundamental para a existência da vida no planeta Terra, motivo pelo qual é importante adotar medidas para evitar o desperdício desse recurso.

  • A manutenção das redes de distribuição, o conserto de vazamentos, o reuso da água da chuva e a adoção de práticas mais sustentáveis pelos agentes econômicos e pela população ajudam a diminuir o desperdício.

O que causa o desperdício de água?

O desperdício de água tem quatro principais causas:

  • O uso exagerado e pouco eficiente desse recurso natural. Nesses casos, o volume de água que é utilizado para a prática de determinada atividade ultrapassa a quantidade que seria, de fato, necessária para tal.

  • Problemas no transporte de água ou nas redes de abastecimento urbanas, industriais ou domésticas. Esses problemas incluem tubulações danificadas, infraestrutura deteriorada pelo tempo e acidentes de percurso.

  • Poluição e contaminação de mananciais, lençóis freáticos e de outras fontes naturais de água potável.

  • Superexploração de água e o manejo inadequado desse recurso natural, especialmente quando consideramos os agentes econômicos que são os maiores responsáveis pelo consumo de água na atualidade, como a agropecuária e a indústria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as principais formas de desperdício de água?

Convivemos diariamente com inúmeros exemplos de desperdício de água em diversos contextos e ambientes, desde nossas próprias residências e estabelecimentos locais até na realização de atividades econômicas. Confira, a seguir, alguns desses exemplos:

  • volumes excessivos de água utilizados em atividades como a irrigação de áreas cultivadas e na produção industrial;

  • banhos muito demorados;

  • lavagem de calçadas ou limpeza de carros com água corrente e mangueiras ligadas por muito tempo;

  • vazamento em tubulações na rede doméstica ou urbana;

  • torneiras abertas sem uso, como durante a escovação dos dentes.

Confira outras dicas importantes para evitar o desperdício de água clicando aqui.

Veja também: Apagão de 2001 — crise hídrica que afetou o fornecimento de energia no Brasil

Quais são as consequências do desperdício de água?

O desperdício de água pode acarretar sérias consequências no médio e longo prazo, sendo a principal delas o desabastecimento, ainda mais grave naquelas áreas que já sofrem com o estresse hídrico (a disponibilidade de água é menor do que a demanda).

O desperdício e o uso não sustentável da água provocam o rebaixamento do nível dos reservatórios e ocasionam crises de abastecimento, que levam à imposição de medidas de controle, como o racionamento. Como resultado, o uso da água nas residências é limitado e a produção econômica sofre impactos diretos, com a redução do volume de água que pode ser utilizado.

 Fila de pessoas com baldes devido ao desabastecimento, uma consequência do desperdício de água.
O desabastecimento no médio e longo prazo é uma das consequências do desperdício de água.

Os cenários acima descritos, causados pelo desperdício, podem provocar aumento nas tarifas e no preço da água para consumo, além de encarecer produtos que dependem desse recurso para serem desenvolvidos. Há, além disso, prejuízos para a saúde humana e para a vida dos animais e plantas que dependem da água doce para a sua manutenção e sobrevivência.

Desperdício de água no Brasil

O Brasil é detentor de 12% de toda a água doce do planeta Terra e de aproximadamente metade da água doce dos territórios sul-americanos. Ainda assim, uma parcela significativa da população brasileira não possui água potável e acesso às redes de saneamento básico. De acordo com o Instituto Trata Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso a esse recurso no território nacional, o que corresponde a aproximadamente 17% dos brasileiros.

Essa estatística se torna mais alarmante quando comparada com o percentual de água desperdiçado no processo de distribuição. Segundo o Trata Brasil, 40,1% da água tratada são perdidos antes de chegar até os consumidores finais. Esse volume seria o suficiente para atender mais de 66 milhões de pessoas e, portanto, supriria o deficit que existe atualmente no abastecimento. As maiores perdas acontecem em estados da região Norte, especialmente no Amapá (74,56%) e no Acre (62,08%).

Existem maneiras de tentar diminuir a escala desse problema, e, para isso, foi instituída no Brasil a lei n.º 14.546, de 04 de abril de 2023, que procura controlar o desperdício de água e o desabastecimento no país mediante regras de reparação da rede hidráulica e o incentivo à reutilização da água da chuva após o devido processo de tratamento.

Desperdício de água no mundo

A distribuição de água no mundo não acontece de maneira homogênea, o que se deve tanto a fatores naturais, principalmente climáticos, quanto a fatores políticos e econômicos. A ONU estima que entre 2 e 3 bilhões de pessoas em todo o mundo passam por algum tipo de racionamento desse recurso, e aproximadamente 733 milhões convivem diariamente com níveis elevados de estresse hídrico. A falta de água já é um grave problema ambiental enfrentado na atualidade, e se torna ainda pior diante dos impactos provocados pelo desperdício.

Em levantamentos realizados anteriormente pela Rede Internacional de Benchmarking para Serviços de Água e Saneamento (IBNET, na sigla em inglês), países como Austrália, Estados Unidos e a Coreia do Sul integravam a lista daqueles que registravam menor desperdício de água tratada em todo o mundo. Os maiores índices ficavam com países e territórios insulares, como Fiji e Samoa, além de nações do Leste Europeu, como Albânia e Macedônia, e países do Oriente Médio e da África.

Os países desenvolvidos, não obstante apresentem maior uso de água per capita, dispõem de redes de distribuição mais abrangentes e modernas, além de dispositivos legais que incentivam o uso sustentável da água. Em países menos desenvolvidos, especialmente os subdesenvolvidos, a escassez de água e a precariedade das redes de transporte se impõem como desafios diários que se juntam às perdas por ineficiência da infraestrutura.

Saiba mais: Quais são os países que menos possuem água potável?

Como evitar o desperdício de água?

A água doce, utilizada para o consumo humano, é um recurso bastante limitado no nosso planeta, pois representa somente 2% de todo o volume de água presente na Terra, e, desse, quase 70% estão congelados e represados nas geleiras. Por essa razão, é preciso evitar o desperdício de água e realizar o uso desse recurso natural de maneira sustentável.

Vazamento em canos quebrados, um exemplo de desperdício de água.
Problemas nas redes de abastecimento podem ser evitados com a realização de manutenções periódicas.

Algumas ações que diminuem ou impedem o desperdício de água estão listadas a seguir.

  • Inspeção periódica de encanamentos, registros e torneiras para a detecção de vazamentos.

  • Realização de reparos em vazamentos e outros problemas que provocam perdas de água.

  • Ampliação das redes de distribuição de água e das redes de saneamento básico.

  • Incentivos governamentais para o tratamento e a reutilização de água da chuva para a realização de atividades, como lavar ruas e calçadas.

  • Ampliação do acesso à educação ambiental para a conscientização da população.

  • Adoção de métodos mais eficazes e controlados de uso da água em atividades que mais fazem uso desse recurso, em especial na agricultura e na indústria.

  • Desligar torneiras e chuveiros em momentos em que eles não sejam necessários.

  • Evitar lavar calçadas com mangueiras.

Importância da água

A água é um elemento fundamental para o funcionamento dos organismos vivos e para a manutenção da vida no planeta Terra. Além de estar presente na maioria dos processos biológicos que são importantes para os seres vivos, o ciclo da água é responsável pela distribuição desse recurso pelas diferentes esferas do nosso planeta e pela manutenção das temperaturas terrestres.

Não podemos nos esquecer de que a água é, também, um recurso natural. Enquanto recurso, ela é utilizada para o desenvolvimento de atividades econômicas de grande importância para os seres humanos, como a agricultura, a pecuária e a produção industrial. A presença de água aliada a condições físicas ideais proporcionam, ainda, a geração de eletricidade e a navegação no interior dos territórios. A água, portanto, está presente em todos os espaços e em todos os processos que são essenciais para a vida humana e para as demais formas de vida no planeta Terra.

Fontes

AGÊNCIA SENADO. Sancionada lei que estabelece medidas contra desperdício de água. Agência Senado, 05 abril 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/04/05/sancionada-lei-que-estabelece-medidas-contra-desperdicio-de-agua.

TRATA BRASIL. Brasil perde mais água potável do que alguns países na América Latina e África. Trata Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/brasil-perde-mais-agua-potavel-do-que-alguns-paises-na-america-latina-e-africa/.

TRATA BRASIL. Perdas de Água Potável (2022, ano-base 2020): Desafios Para a Disponibilidade Hídrica e ao Avanço da Eficiência do Saneamento Básico. Trata Brasil, [2022]. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/perdas-de-agua-2022/.

TREVIZAN, Karina. Brasil fica na 20ª posição em ranking internacional de perda de água. G1, 30 mar. 2015. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/crise-da-agua/noticia/2015/03/brasil-fica-na-20-posicao-em-ranking-internacional-de-perda-de-agua.html.

TORT, Paulliny. Lei determina reuso de água e aproveitamento da chuva em edificações. Agência Brasil, 06 abril 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-04/lei-determina-reuso-de-agua-e-aproveitamento-da-chuva-em-edificacoes.

UNITED NATIONS. Water Scarcity. UN Water, [s.d.]. Disponível em: https://www.unwater.org/water-facts/water-scarcity.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Desperdício de água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/desperdicio-agua.htm. Acesso em 22 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Desperdício de água preocupa Codau, que orienta moradores de Uberaba

Consumo de água por pessoa está acima da média nacional. Mudanças de hábitos são incentivadas, com atitudes simples.

O Centro Operacional de Abastecimento e Saneamento de Uberaba (Codau) desenvolveu projetos para incentivar a mudança de hábitos da população. “Precisamos aprender a fazer uso racional, mudar de atitude, precisamos acostumar a economizar. Mesmo com as diversas campanhas que incentivam a economia de água, alguns hábitos são difíceis de serem evitados, segundo a coordenadora. A cada seis segundos de descarga, por exemplo, cerca de 14 litros de água vão embora. Por isso, a orientação do Codau é de apertar o tempo necessário.

Segundo o Codau, mudanças de hábitos podem fazer a diferença. O hábito de ensaboar a louça com a torneira fechada gera uma economia de mais de 200 litros por lavagem; tomar banhos rápidos e fechar a torneira ao se ensaboar, também ajuda e garante até 162 litros no fim do mês.”

G1. Acesso em 27 jan 2017 - adaptado

Evitar o desperdício de água no consumo doméstico é importante para a conservação desse recurso natural. No entanto, o setor que mais desperdiça água não são as residências. Assinale a seguir o setor que mais desperdiça água:

a) setor de serviços

b) indústrias

c) manutenção urbana

d) atividade agrícola

e) tecnologia

Exercício 2

A respeito do desperdício de água, avalie as proposições a seguir:

I) No Brasil, quase metade de toda a água tratada no país é desperdiçada por falhas na tubulação, falta de manutenção e reparos, além dos desvios ilegais.

II) O desperdício da água distribuída no estado de São Paulo ultrapassa os 30%, nível semelhante aos encontrados em países como os Estados Unidos e a Alemanha.

III) Medidas como manutenção da tubulação comprometida, além de uma maior fiscalização sobre conexões hidráulicas irregulares, podem minimizar as consequências do desperdício da água distribuída.

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) F, V, V

b) V, V, F

c) F, V, F

d) V, F, V

e) F, F, F

Artigos Relacionados


22 de março – Dia Mundial da Água

Você sabe por que é comemorado o Dia Mundial da Água? Clique aqui, conheça mais sobre essa data e entenda a importância da água para a nossa sobrevivência.
Datas Comemorativas - 2024

Atividades que mais consomem água

Existem algumas práticas sociais que estão entre as atividades que mais consomem água, e não é o uso doméstico. Leia e descubra quais são!
Geografia

Principais problemas ambientais

Clique aqui, conheça os principais problemas ambientais do Brasil e do mundo e saiba quais são suas consequências e suas soluções.
Geografia

Tratamento de Água e Esgoto

Confira aqui como se dá o processo de tratamento de água e esgoto!
Geografia

Água

Conheça um pouco mais a respeito da água, uma substância encontrada em grande quantidade no planeta e indispensável a vida do ser humano.
Geografia

Água de reúso

Descubra como a água de reúso pode ser fundamental para garantir uma maior quantidade de água potável.
Biologia

Água de reúso para consumo humano

Compreenda como ocorre a produção da água de reúso para consumo humano e se essa alternativa oferece riscos.
Biologia

Água potável

Entenda o que é água potável, onde ela é encontrada e a sua importância para a saúde humana. Saiba como ocorre o tratamento da água antes de chegar ao consumidor.
Geografia

Água, uma riqueza limitada

A água é essencial para a vida, por isso é importante sua preservação. Clique e entenda!
Geografia

Águas subterrâneas

Você já ouviu falar de águas subterrâneas? Não? Clique aqui e confira!
Geografia