Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sete desastres ecológicos causados pelo homem no mundo

Diversos desastres ecológicos causados pelo homem ocorreram durante a nossa história e servem como alerta para que medidas de segurança sejam impostas a todas as empresas.

O desastre em Chernobyl está entre os maiores acidentes ambientais do mundo *
O desastre em Chernobyl está entre os maiores acidentes ambientais do mundo *
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nós, seres humanos, sempre fizemos grandes mudanças no ambiente para garantir o máximo de aproveitamento dos recursos que o meio oferece. Além disso, modificamos o ambiente como uma forma de melhorar a nossa qualidade de vida, construindo casas e estradas, por exemplo. Entretanto, algumas vezes, os impactos negativos que nosso avanço causa são irreversíveis.

Durante toda a nossa história, vários acidentes graves marcaram o meio ambiente de forma negativa. Diversos desses acidentes provocaram a morte de várias pessoas e de outros seres vivos, além de afetar o ar, os ambientes aquáticos e o solo. A seguir listaremos alguns dos acidentes ambientais mais marcantes da história do planeta.

Tópicos deste artigo

Poluição em Minemata (1954)

Em 1954, em Minemata, no Japão, animais começaram a ter convulsões e comportamento alterado. Dois anos depois, em 1956, o problema foi observado em seres humanos, que, além das convulsões, apresentavam descontrole de suas atividades motoras normais, uma doença que ficou conhecida como Mal de Minemata e que causa a morte de várias pessoas. Após vários estudos, descobriu-se que a causa do problema era a contaminação do oceano por mercúrio e outros metais pesados, o que levou à contaminação de peixes, que eram a principal fonte de alimentação da população.

Explosão em Seveso (1976)

Em 10 de julho de 1976, em Seveso, norte da Itália, uma fábrica de produtos químicos teve um superaquecimento em um reator. Isso causou o lançamento na atmosfera de dioxina, um composto químico perigoso e mais tóxico do que o cianeto de potássio. Inicialmente não se tinha nenhuma informação sobre a gravidade do problema, entretanto, animais começaram a morrer e pessoas foram hospitalizadas. Apenas após nove dias do acidente, foi revelada a substância causadora do problema. Além de pessoas mortas, o solo foi contaminado (1800 hectares de terra) e teve que ser removido e lacrado.

Vazamento em Bhopal (1984)

Em 2 de dezembro de 1984, uma fábrica especializada em pesticidas, em Bophal, na Índia, foi responsável por lançar na atmosfera 40 toneladas de gases letais, incluindo-se o metil isocianato. Logo após o acidente, milhares de pessoas morreram, entretanto, as mortes não pararam por aí, pois as consequências da contaminação apareceram ao longo dos meses. Várias pessoas apresentaram cegueira e falência dos órgãos, e crianças nasceram com problemas congênitos. Estima-se que 15.000 mortes tenham ocorrido por causa do problema e cerca de 500.000 pessoas foram afetadas. Além disso, vários animais mortos ficaram espalhados pelo local, e o solo e a água ficaram contaminados com metais pesados e derivados de cloro cancerígeno.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desastre de Chernobyl (1986)

O acidente em Chernobyl, na Ucrânia, ocorreu no dia 26 de abril de 1986 quando um reator de energia nuclear explodiu, liberando uma grande quantidade de material radioativo no ambiente e provocando um incêndio que durou dez dias. Esse acidente também provocou uma chuva radioativa que pôde ser verificada na Inglaterra, Europa Ocidental, Escandinávia, União Soviética e até mesmo ao leste dos Estados Unidos, causando a morte de várias pessoas. O governo soviético admitiu 15 mil mortes, mas órgãos não governamentais estimam 80 mil mortes.

Liberação de óleo pelo Exxon Valdez (1989)

Em 24 de março de 1989, um navio-petroleiro chamado Exxon Valdez encalhou no Alasca e liberou vários litros de óleo nas águas da região. Estima-se que foram liberados 42 mil toneladas de óleo no mar, o que causou a morte de milhares de animais marinhos e contaminou cerca de dois mil quilômetros de costa.

Vazamento de Petróleo no Golfo do México (2010)

No dia 20 de abril de 2010, ocorreu uma explosão na plataforma da British Petroleum Deepwater Horizon, no Golfo do México. O acidente matou sete trabalhadores e desencadeou a liberação de aproximadamente cinco milhões de barris de petróleo no oceano. Uma semana após o acidente, foi relatada a morte de seis golfinhos e 40 tartarugas marinhas, além de várias espécies de peixe. O petróleo espalhou-se por cerca de 1500 km e, até os dias atuais, compostos químicos do petróleo são encontrados na região.

Rompimento da Barragem de Rejeitos em Mariana (2015)

A tragédia em Mariana, no Brasil, é o maior acidente da História com rejeitos em volume de material despejado. O acidente ocorreu em virtude do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração da empresa Samarco, que liberou 62 milhões de metros cúbicos de lama. O acidente levou várias pessoas à morte, além de poluir rios e matar diversas espécies de animais e plantas.

*Crédito da imagem: Liukov e Shutterstock

Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sete desastres ecológicos causados pelo homem no mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sete-desastres-ecologicos-causados-pelo-homem-no-mundo.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas