Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Química atmosférica

Visão da camada de atmosfera sobre um centro urbano
Visão da camada de atmosfera sobre um centro urbano
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A nossa atmosfera envolve vários elementos químicos, ela é a camada de ar de aproximadamente 700 quilômetros de espessura que envolve o globo terrestre. Como o próprio nome já indica, a atmosfera é composta de ar, que é uma solução gasosa que contém partículas sólidas e líquidas em suspensão.

A atmosfera é denominada de solução gasosa porque é uma mistura de vários gases e dentre eles os que se encontram em maiores proporções são: Nitrogênio, Oxigênio, Argônio, Neônio, e outros gases nobres.

Esses gases fazem parte da mistura de ar seco que está presente até uma altura de 25 quilômetros, acima disso é possível encontrar outros componentes gasosos como: dióxido de carbono, vapor de água e outros de origem industrial (poluentes).
Existem vários outros componentes químicos poluidores do ar que são o dióxido de enxofre, metano, chumbo e alguns ácidos como o sulfúrico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Química atmosférica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-atmosferica.htm. Acesso em 21 de julho de 2024.

De estudante para estudante