Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Forças dipolo induzido-dipolo induzido ou dispersão de London

As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. Essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.

As forças de aderência entre as patas da lagartixa e as superfícies por onde andam são forças de dispersão de London
As forças de aderência entre as patas da lagartixa e as superfícies por onde andam são forças de dispersão de London
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Dentre as forças intermoleculares, as forças dipolo induzido-dipolo induzido são as únicas que não foram estudadas pelo físico holandês Johannes Diederik Van der Waals (1837-1923). Elas foram elucidadas pelo físico alemão Fritz Wolfgang London (1900-1954), por isso essas forças também são denominadas de forças de London ou forças de dispersão de London. Outra denominação dada a essas forças é dipolo instantâneo-dipolo induzido.

Esse tipo de força ocorre em substâncias apolares, como o H2, O2, F2, Cl2, CO2, CH4 e C2H6, entre outras. E podem ocorrer também entre átomos de gases nobres, quando estes se aproximam, causando repulsão entre suas eletrosferas. Desse modo, os elétrons se acumulam em determinado lado, que fica polarizado negativamente e o lado oposto positivamente, em razão da deficiência de carga negativa.

A figura mostra dois átomos que estavam inicialmente com uma distribuição uniforme dos elétrons e, ao se aproximarem, ocorre a formação de dipolos temporários

As moléculas apolares podem passar do estado gasoso – em que elas estão muito distanciadas e não há nenhuma interação, pois não há polos –, para o estado líquido e sólido. Nesses estados de agregação, as moléculas estão mais próximas e as atrações ou repulsões eletrônicas entre seus elétrons e núcleos podem levar a uma deformação de suas nuvens eletrônicas, momentaneamente, originando polos positivos e negativos temporários.

Os dipolos instantâneos podem induzir a polarização de moléculas vizinhas, resultando em forças atrativas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Polarização de moléculas adjacentes

Essa indução pode ocorrer também entre moléculas diferentes e geralmente essas forças são mais fracas de intensidade que as forças de dipolo-dipolo e a da ligação de hidrogênio. Por isso, sólidos com essa força de interação como o gelo-seco (dióxido de carbono - CO2) e o iodo (I2), que estão no estado sólido, sublimam (passam para o estado gasoso); porque a energia necessária para romper suas interações é pequena.

Um exemplo de forças intermoleculares entre moléculas polares e apolares ocorre entre o gás oxigênio (apolar) e a água (polar). Acontece que a extremidade negativa da água se aproxima do O2, se repelindo e, assim, a nuvem eletrônica da molécula apolar se afasta. O oxigênio fica, então, momentaneamente polarizado e passa a interagir com a água se solubilizando nela.

Polarização da molécula apolar do oxigênio pela aproximação com uma molécula polar da água

Visto que essas forças são fracas, a solubilidade desse gás em água é pequena. Mesmo assim, sua presença é essencial para preservar a vida de vários organismos aquáticos.

Essa força de interação ocorre também na natureza, dando a aderência entre as patas das lagartixas e a superfície por onde caminham. Por isso elas conseguem caminhar sobre paredes e tetos sem cair ou grudar.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Forças dipolo induzido-dipolo induzido ou dispersão de London"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/forcas-dipolo-induzido-dipolo-induzido-ou-dispersao-london.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Um determinado material, encontrado no estado sólido na natureza, apresenta como características insolubilidade em água, baixos pontos de fusão e de ebulição e a capacidade de funcionar como um isolante elétrico se estiver no estado líquido. Assim, a partir dessas informações, podemos afirmar que as forças intermoleculares, que mantêm a matéria no estado sólido, são denominadas:

a) dipolo induzido

b) ligação covalente

c) ligação iônica

d) ligação metálica

e) ponte de hidrogênio

Exercício 2

Em qual dos pares de substâncias puras abaixo, ambas no estado sólido, são encontradas em cada um delas, simultaneamente, ligações covalentes e ligações ou forças de London?

a) Cloro e óxido de estanho IV.

b) Dióxido de carbono e benzeno.

c) Bromo e óxido de alumínio.

d) Ferro e óxido de magnésio.

e) Cloreto de sódio e sulfato de cobre II.