PUBLICIDADE
Dizemos que um composto apresenta funções mistas quando possui mais de uma função em sua estrutura. A nomenclatura dos compostos de funções mistas é feita sempre considerando apenas uma das funções como a principal, cujo prefixo será o único a fazer parte do nome da substância. As outras funções serão indicadas por meio de prefixos específicos.
A ordem de prioridade para se considerar uma função como a principal é indicada na tabela abaixo:
Assim, o ácido carboxílico é considerado o grupo funcional principal em um composto de cadeia mista. Na sua ausência, o aldeído é o principal e assim sucessivamente.
Vejamos alguns exemplos para esclarecer melhor como se põe em prática essa nomenclatura:
Observe que as duas funções presentes nesse composto são: ácido carboxílico e álcool. Como o ácido carboxílico é o primeiro na ordem de prioridade, ele será o principal, por isso temos que escrever no início a palavra “ácido” e o sufixo que aparecerá será o “oico”. O grupo OH, isto é, do álcool, será identificado pelo prefixo “hidróxi”. É necessário também numerar de qual carbono esse último grupo funcional está saindo. O ácido carboxílico sempre vem na extremidade da cadeia carbônica, portanto não é necessário indicar sua posição.
O restante da cadeia corresponde a 3 carbonos (prop), ligados com apenas ligações simples (an).
Assim, temos que o nome oficial desse composto é dado por:
Ácido-2-hidróxi-propanoico
Esse composto é mais conhecido como ácido láctico, pois está presente no leite e nos músculos também.
Br
│
H3C ─ CH ─ CH2 ─ NH2
Nesse caso, a amina é o grupo principal, pois esse grupo vem antes dos haletos orgânicos, de cujo grupo o bromo faz parte. Por isso o sufixo será “amina” e o prefixo será “bromo”. Nesse caso, é necessário localizar a posição dos dois grupos funcionais:
2-bromopropan-1-amina
NH2
│
H2C ─ C ═ O
│
OH
A função principal é o ácido, logo o seu sufixo é oico; e a função secundária é a amina, que será indicada pelo prefixo amino:
Ácido aminoetanoico ou ácido aminoacético
Essa última estrutura corresponde à glicina, um aminoácido constituinte de proteínas.
Foram citados alguns nomes usuais, pois normalmente os compostos de funções mistas apresentam uma nomenclatura muito complexa para se memorizar. Assim, até o momento, muitas nomenclaturas usuais são adotadas.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química