Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Domingo de Ramos

Domingo de Ramos é uma celebração cristã que marca o início da Semana Santa, que antecede a Páscoa. É caracterizado por uma missa especial.

Procissão celebrando o Domingo de Ramos, na Espanha.
O Domingo de Ramos celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A data marca o início da Semana Santa.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Domingo de Ramos é uma celebração da tradição cristã diretamente relacionada com a Páscoa. Marca o início da Semana Santa, os últimos dias que antecedem a Páscoa. Na tradição cristã, o Domingo de Ramos ficou caracterizado pela recepção triunfal a Jesus em Jerusalém.

Jesus foi recebido pela população de Jerusalém como rei, mas trazia uma mensagem de humildade e paz. Os acontecimentos iniciados a partir dessa semana levaram à crucificação de Jesus, dias depois. Os ramos usados na missa desse domingo são guardados para ser transformados em cinza na Quarta-Feira de Cinzas.

Leia mais: Semana Santa — ocasião em que é celebrada a Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Domingo de Ramos

  • O Domingo de Ramos é uma celebração da tradição cristã.
  • Marca o início da Semana Santa para os cristãos.
  • Na tradição cristã, Jesus chegou a Jerusalém e foi recebido triunfalmente pela população da cidade.
  • Jesus entrou em Jerusalém com uma mensagem de humildade e paz.
  • Os cristãos de tradição católica usam ramos durante a celebração do Domingo de Ramos.

Qual o significado do Domingo de Ramos?

O Domingo de Ramos é uma celebração móvel que existe na liturgia cristã e está relacionada com a Páscoa. É o dia que se celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Esse acontecimento simboliza a postura humilde de Jesus, uma vez que ele entrou na cidade montado em cima de um burro.

Jesus Cristo foi recebido pela população de Jerusalém como o Messias das profecias judaicas, como um rei. Na tradição católica, essa multidão que o recebeu estava balançando ramos de palmeiras como forma de referenciá-lo. A entrada de Jesus em Jerusalém marcou os seus últimos dias de vida, uma vez que ele foi preso e crucificado pouco depois.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, muitos entendem que a entrada de Jesus sobre o lombo de um burro foi uma demonstração de paz, ratificando a ideia de que ele era o príncipe da paz. Sua mensagem era importante naquele contexto, uma vez que muitos judeus esperavam que ele fosse um libertador político que os livraria do domínio romano. Jesus, no entanto, vinha com a mensagem de que o reino dele não era desse mundo e que seu papel era outro: libertar a humanidade de seus pecados.

A celebração do Domingo de Ramos simboliza o reconhecimento de Jesus como filho de Deus, demonstrando o compromisso dos fiéis em seguir a ele e a seu exemplo.

Símbolos do Domingo de Ramos

O grande símbolo do Domingo de Ramos são os ramos de palmeiras e oliveiras usados na celebração. Os ramos relembram a ação da população de Jerusalém, que os usou para receber Jesus na cidade. Os ramos, na ocasião, foram uma forma de reverenciar Jesus; no caso do Domingo de Ramos, eles são usados para reforçar que os fiéis estão no caminho de Cristo.

Data do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos sempre acontece sete dias antes da Páscoa. Sua data se baseia, então, na data da Páscoa, que, por sua vez, segue um critério próprio. A Páscoa ocorre no primeiro domingo após a Lua cheia que acontece depois do equinócio da primavera (Hemisfério Norte).

Como é a celebração do Domingo de Ramos?

A celebração do Domingo de Ramos é marcada por um ritual fora da igreja, em que os fiéis comparecem segurando seus ramos de palmeiras para que o padre faça a benção deles por meio de uma oração e jogando-lhes água benta. Depois, a missa é iniciada dentro da igreja, onde se realiza a homília e outros rituais para relembrar a entrada triunfal de Jesus e aclamar a Paixão de Cristo.

Nos locais onde é difícil obter ramos de palmeiras ou oliveiras são aceitos os ramos de qualquer árvore. É uma tradição de algumas igrejas guardarem os ramos para que eles sejam usados na Quarta-Feira de Cinzas.

Importância do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é um momento importante na liturgia cristã, pois inaugura a Semana Santa, evidenciando que a Páscoa se aproxima. Além disso, como mencionado, a data é o momento para celebrar o retorno triunfal de Cristo, o cumprimento de promessas dos fiéis, o reconhecimento de que ele é filho de Deus etc.

Leia mais: Páscoa judaica — conhecida como pessach, relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito há 3500 anos

Domingo de Ramos 2024

A celebração do Domingo de Ramos em 2024 acontecerá em 24 de março, sete dias antes da Páscoa, que tem sua celebração marcada para o dia 31 do mesmo mês.

Créditos da imagem

[1]josera e Shutterstock

Fontes

MOON, Kat. What to Know About the Origins and Meanings of the Major Holy Week Rituals. Disponível em: https://time.com/5567157/holy-week-history/

REDAÇÃO. Qual o significado do Domingo de Ramos? Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/a12-qual-o-significado-do-domingo-de-ramos

REDAÇÃO. Semana Santa: o significado de cada dia da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Disponível: https://www.cnbb.org.br/261402-2/

VITTO, Rafael. Como é a celebração do Domingo de Ramos? Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/como-e-a-celebracao-do-domingo-de-ramos/

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Domingo de Ramos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/domingo-de-ramos.htm. Acesso em 20 de junho de 2024.

De estudante para estudante