Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Por que não pode comer carne na Sexta-Feira Santa?

A Páscoa é uma das principais celebrações do calendário cristão e, durante a Semana Santa, existe a tradição de não consumir carne, especificamente na Sexta-Feira Santa.

Durante o jejum praticado na Sexta-Feira Santa, muitas pessoas substituem a carne vermelha por peixe.
Durante o jejum praticado na Sexta-Feira Santa, muitas pessoas substituem a carne vermelha por peixe.
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Uma das principais datas do calendário religioso do cristianismo é a Páscoa, comemoração que relembra a crucificação e celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A celebração da Páscoa acontece durante a Semana Santa, período do cristianismo que tem início no Domingo de Ramos, dia que marca a entrada de Cristo em Jerusalém. A Semana Santa termina exatamente no domingo de Páscoa, dia da ressurreição de Cristo.

Durante o período, os fiéis observam muitas práticas e tradições que são ligadas, principalmente, ao catolicismo, e uma das mais conhecidas diz respeito à abstinência de carne na Sexta-feira Santa. Afinal, por que a Igreja Católica recomenda aos fiéis não se alimentarem de carne vermelha na Sexta-Feira Santa?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: A origem histórica de uma das principais festas do cristianismo

Tópicos deste artigo

Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa?

Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia. Dentro desse costume, é comum que nesse dia as pessoas substituam o consumo dessas carnes pelo consumo de peixe.

A tradição de jejuar na Sexta-Feira Santa, provavelmente, teve sua origem na Idade Média. Isso porque outra tradição do catolicismo surgiu nesse período: a de jejuar toda sexta-feira. No século IX, durante o pontificado de Nicolau I, foi imposta a prática de abdicar de carne toda sexta-feira a todos os cristãos maiores de sete anos.

Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta. Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente.

O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo. No que compete à Páscoa, o jejum era realizado durante todo o período da Quaresma (período de 40 dias que antecedem a Páscoa).

Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa. 

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

Acesse também: A história dos ovos de Páscoa produzidos pela família Romanov

O que pode comer na Sexta-Feira Santa?

A tradição refere-se especificamente ao consumo de carne vermelha e frango. Muitas pessoas substituem o consumo dessas carnes pela de peixe, mas outras pessoas optam por não consumir nenhum tipo de carne no período. O que consumir exatamente, durante o período da Quaresma e na Sexta-Feira Santa, tem relação com a consciência e com aquilo em que cada um acredita.

Por Daniel Neves
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Por que não pode comer carne na Sexta-Feira Santa?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/por-que-nao-pode-comer-carne-na-sexta-feira-santa.htm. Acesso em 18 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Corpus Christi

Clique neste link e tenha acesso a informações sobre o Corpus Christi. Veja o significado dessa importante data comemorativa para o calendário da Igreja Católica.
Datas comemorativas - 2024

História da Páscoa

Clique no link para saber mais detalhes sobre a história da Páscoa. Veja elementos das celebrações cristã e judaica e quais foram as influências da cultura germânica.
Páscoa

Missa do Galo

Clique para conferir algumas informações sobre uma tradicional missa realizada pela Igreja Católica à meia-noite durante a véspera de Natal: a Missa do Galo. Amplie seus conhecimentos a respeito das teorias que envolvem o nome dessa missa e a respeito de quando ela foi criada.
Origem e história do Natal

Páscoa Cristã

Clique no link e saiba mais sobre a Páscoa Cristã, celebração importante do cristianismo que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Páscoa

Páscoa judaica

Acesse e saiba sobre a Páscoa judaica, comemoração milenar que relembra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Entenda como os judeus comemoram essa data.
Páscoa

Reis Magos

Clique neste link e veja este texto que trata a respeito de personagens muito conhecidos na tradição cristã: os reis magos. Leia nosso texto e saiba desde quando os magos passaram a ser chamados de reis, a origem de seus nomes e se eles eram, de fato, três.
Origem e história do Natal

Senhor do Bonfim

Clique no link e conheça a história do Senhor do Bonfim. Saiba quando a devoção a essa figura religiosa foi introduzida no Brasil e conheça detalhes dessa festa.
História do Brasil