Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Páscoa Cristã

A Páscoa Cristã é comemorada todos os anos e relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A celebração estende-se pela Semana Santa.

Imagem de um entardecer com três cruzes em um morro para representar a ideia da páscoa cristã.
A Páscoa Cristã relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebra a sua ressurreição, sendo uma das principais festas do cristianismo.
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Páscoa é uma tradicional comemoração realizada nas religiões cristãs que relembram a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebram sua ressurreição. Originalmente, a Páscoa foi iniciada pelos judeus e no cristianismo passou a ser comemorada com novo significado. Essa comemoração é realizada anualmente em uma data móvel e os critérios que determinam a data da Páscoa foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C. A palavra “páscoa” deriva do termo pesach, oriundo do hebraico e dos termos pascha do latim e paskha do grego.

Acesse também: Veja o que a história sabe a respeito dos reis magos que visitaram Jesus

Tópicos deste artigo

Páscoa Cristã

A Páscoa é uma comemoração que surgiu na tradição judaica em memória da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Na tradição hebraica, a festa aconteceu porque Javé enviou uma ordem para que Moisés repassasse aos hebreus. Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da décima praga do Egito. Em referência a isso, esse povo chama a sua Páscoa de “Pesach”, que significa “passagem”.

No cristianismo, por sua vez, a Páscoa possui um significado distinto da crença judaica, mas, apesar disso, a festa cristã possui uma ligação direta com a dos judeus. Para os cristãos, como mencionado, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.

Dentro da tradição cristã, a Páscoa é uma das mais importantes celebrações (para muitos, a mais importante) porque evidencia a importância da ressurreição de Cristo para os cristãos. O próprio apóstolo Paulo afirma em sua carta registrada em I Coríntios 15:14 que “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”|1|.

Esse pequeno trecho da Bíblia dá uma dimensão do grau de importância da ressurreição para a crença cristã. Ele nos dá a entender que sem a Páscoa, isto é, sem a ressurreição de Cristo, a fé dos cristãos não teria sentido prático. Os cristãos entendem que a morte de Cristo foi um sacrifício voluntário com o propósito de salvar a humanidade de seus pecados. Por meio desse sacrifício, a humanidade ganhou uma nova chance.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Semana Santa

A celebração que ocorre no domingo de Páscoa encerra a Semana Santa, período no qual são relembrados todos os eventos que levaram à crucificação de Jesus Cristo. O início da Semana Santa acontece no Domingo de Ramos, dia marcado pelo retorno de Jesus à cidade de Jerusalém. Durante essa semana, alguns eventos costumam ser destacados, como a Última Ceia, que aconteceu durante a Quinta-Feira Santa.

Reprodução da Última Ceia realizada por Jesus Cristo com seus discípulos.*
Reprodução da Última Ceia realizada por Jesus Cristo com seus discípulos.[1]

Na Última Ceia, Cristo reuniu-se com seus discípulos pela última vez e celebrou com eles. Nesse momento, Jesus narrou aos seus discípulos tudo o que aconteceria com ele: a traição (que seria cometida por Judas Iscariotes) e a negação de Cristo (realizada por Pedro). Na Quinta-Feira Santa, costuma-se realizar o tradicional rito de lava-pés, que acontece em memória ao ato de Jesus lavar os pés de seus discípulos.

Na noite da Quinta-Feira Santa, Jesus Cristo foi preso e no dia seguinte condenado e açoitado. Na Sexta-Feira Santa, ainda são relembradas a crucificação e a morte de Cristo. Utilizando como base a narrativa bíblica, a prisão de Cristo aconteceu enquanto ele estava no Getsêmani e se deu por meio da traição de Judas Iscariotes e em seguida foi julgado e condenado. No processo de crucificação, Cristo foi torturado e finalmente crucificado em uma colina chamada Gólgota.

O sábado após a morte de Cristo e antes de sua ressurreição é conhecido como Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa é exatamente o dia da ressurreição de Cristo. O grande paralelo entre a celebração judaica e cristã está no fato de que a crucificação e ressurreição de Cristo aconteceu na mesma época em que era celebrada a Páscoa judaica.

Tradições da Páscoa Cristã

A Páscoa é comemorada dentro do cristianismo de diferentes maneiras e essas variações acontecem por conta das distintas vertentes cristãs que existem. As diferenças podem ser resumidas pontualmente entre cristãos católicos, ortodoxos e protestantes (sendo que dentro do protestantismo existe uma gama de vertentes). Em nosso país, a tradição mais popular é a tradição católica.

Vista da Cidade de Goiás, onde é realizada a procissão do fogaréu na época da páscoa.
A Cidade de Goiás, localizada no interior de Goiás, realiza na Semana Santa a Procissão do Fogaréu.

Sendo assim, levando em consideração a tradição católica, durante a Semana Santa, são realizadas várias missas e diversas encenações da crucificação e ressurreição de Cristo que são conhecidas como Paixão de Cristo. Outra tradição muito conhecida também é a Procissão do Fogaréu que é realizada anualmente na Cidade de Goiás, localizada no estado de Goiás.

A Procissão do Fogaréu foi introduzida na antiga capital goiana no século XVIII pelo padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola. Na época, o padre era o pároco do município. Desde então, a tradição passou a ser realizada na cidade anualmente e, nos dias de hoje, atrai milhares de fiéis. Em 2018, a festa chegou a atrair cerca de 50 mil fiéis para a cidade do interior de Goiás|5|. A procissão encena a perseguição e prisão de Jesus Cristo.

Acesse também: Conheça a origem de uma das mais tradicionais festas religiosas do Brasil

Data da Páscoa

As pessoas sempre têm uma grande dúvida a respeito de como é determinada a data em que se comemora a Páscoa. A resposta dessa pergunta está no século IV d.C., quando foi realizado o Concílio de Niceia, no ano de 325. Durante esse concílio, as autoridades da Igreja Católica estabeleceram que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a lua cheia que acontece após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte). Sendo assim, a Páscoa cristã é comemorada durante o período que fica entre 22 de março e 25 de abril.

A Páscoa também encerra a Quaresma, aquele período de quarenta dias que é iniciado com a Quarta-Feira de Cinzas. Na tradição cristã católica, a Quaresma é um período marcado por uma série de jejuns, o jejum de carne vermelha é o mais conhecido. É um período também marcado por penitências, quando muitos são privados de algo ou realizam algum ato de caridade. Inclusive, se você tiver interesse em saber por que as pessoas não consomem carne na Sexta-Feira Santa, clique aqui:  Por que não comer carne na Sexta-Feira Santa?

Crédito de imagem

[1] Renata Sedmakova / Shutterstock

Notas

|1| I Coríntios 15. Para acessar, clique aqui.

|2| Tradição há 273 anos, Procissão do Fogaréu reúne milhares de fiéis na cidade de Goiás. Para acessar, clique aqui.

Fontes

LEARN RELIGION. Is the date of Easter related to Passover? Disponível em: https://www.thoughtco.com/easter-related-to-passover-3970737.

LEARN RELIGION. Easter in the Catholic Church. Disponível em: https://www.thoughtco.com/easter-in-the-catholic-church-542486.

LEARN RELIGION. What is Passover (Pesach)? Disponível em: https://www.thoughtco.com/all-about-passover-pesach-2076435.

LEARN RELIGION. How is the date of Easter determinated? Disponível em: https://www.thoughtco.com/how-date-of-easter-is-calculated-542413.

SOLIZ, Neuza. Páscoa: mitos germânicos e tradições cristãs. DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/p%C3%A1scoa-mitos-germ%C3%A2nicos-e-tradi%C3%A7%C3%B5es-crist%C3%A3s/a-834694.

Universidade Metodista de São Paulo. Um estudo sobre a origem da Páscoa. Disponível em: http://portal.metodista.br/fateo/materiais-de-apoio/estudos-biblicos/um-estudo-sobre-a-origem-da-pascoa.

The restored church of God. The True Origin of Easter. Disponível em: https://rcg.org/books/ttooe.html.

BÍBLIA SAGRADA. I Coríntios, 15. Disponível em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/i-corintios/15/

G1. Tradição há 273 anos, Procissão do Fogaréu reúne milhares de fiéis na cidade de Goiás. Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/tradicao-ha-273-anos-procissao-do-fogareu-reune-milhares-de-fieis-na-cidade-de-goias.ghtml.

 

Por Daniel Neves
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Páscoa Cristã"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/pascoa-crista.htm. Acesso em 18 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante