Ésteres

Química

PUBLICIDADE

Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água.

Existem três classificações para os ésteres, eles podem se encontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes.

Essências

Ésteres nessa forma são obtidos através da reação com ácidos e álcoois de cadeia curta. Este produto de ésteres é muito usado em indústrias de alimentos, ele permite a atribuição de diferentes sabores e aromas aos produtos artificiais.

Sabe aquele sabor e aroma de frutas que encontramos em gomas de mascar, refrescos artificiais, gelatinas, bombons, qual a substância responsável por este efeito? São as essências de ésteres, os flavorizantes também conhecidos como aromatizantes. Veja os exemplos:

Antranilato de metila: alimentos com sabor artificial de uva possuem esse aromatizante do grupo de ésteres, os refrescos de uva são um exemplo.

Acetato de pentila: constituinte do aroma artificial de banana.

Etanoato de butila: essência que confere o sabor de maçã verde às balas e gomas de mascar.

Butanoato de etila: esse éster confere o aroma de abacaxi a alimentos.

Metanoato de etila: é responsável pelo aroma artificial de groselha.

Acetato de propila: o sabor artificial de pêra das gomas de mascar se deve à presença deste éster.

Como se vê, existe uma variedade enorme de ésteres sendo usados nas indústrias alimentícias, agora vejamos outra forma de éster:

Óleos

Os produtos derivados de ésteres neste estado são muito usados no nosso dia-a-dia. Também na forma de gorduras, estão presentes em nossa alimentação, a seguir exemplos de ésteres na forma de óleos e gorduras:

Éster dos ácidos linoléico e oléico: óleo de soja presente na refeição diária.

Os ésteres que derivam apenas de um álcool, como a glicerina ou propanotriol, como o próprio nome já diz, trata-se de um álcool com três hidroxilas, a reação acontece com três ácidos, sendo assim, o produto será um triéster. Esse produto corresponde ao óleo de soja, já citado, azeite de oliva, manteiga ou margarina.

Estearina: é encontrado na gordura animal conhecida como sebo, é matéria prima para a fabricação de sabonetes e sabões.

Mais uma forma de ésteres:

Ceras

Quando álcoois com elevado número de carbonos reagem com ácidos surge uma nova forma de ésteres; as ceras. As mais conhecidas são a cera de abelha e a cera de carnaúba, elas servem para fabricar velas, graxas para sapatos, ceras para pisos, entre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Éteres - Conheça as aplicações desta classe de compostos orgânicos.

Funções Orgânicas - Química Orgânica 

QuímicaBrasil Escola
 

Ésteres são usados para dar sabor a balas e gomas de mascar
Ésteres são usados para dar sabor a balas e gomas de mascar

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Ésteres"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/esteres.htm. Acesso em 15 de janeiro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFLavras-MG)

O butirato de etila, largamente utilizado na indústria, é a molécula que confere sabor de abacaxi a balas, pudins, gelatinas, bolos e outros. Esse composto é classificado como

a) álcool
b) éster
c) aldeído
d) ácido
e) cetona
 

Questão 2

Os ésteres podem ser obtidos por meio de uma reação entre ácidos e álcoois conhecida como reação de esterificação. Genericamente, temos:

Ácido carboxílico + Álcool → Éster orgânico + Água
         O                             O
        //                             //
R ─ C + HO R' R ─ C + H2O
                                      
        OH                           OR'
Com base nessa informação, indique o éster que será formado na reação entre o ácido acético (ácido etanoico) e o etanol:

a) Acetato de metila

b) Acetato de propila

c) Etanoato de etila

d) Etanoato de metila

e) Metanoato de etila

Mais Questões
Artigos Relacionados
Você já se perguntou se a manteiga deve ser guardada dentro ou fora da geladeira? Descubra a resposta lendo este artigo!
Conheça a classificação dos ésteres em lipídios, também conhecidos por lípides, lipídeos e lípidos, que constituem os óleos e gorduras de origem animal e vegetal.
Conheça a estrutura química e as propriedades do ácido acetilsalicílico (AAS), mais conhecido como aspirina®, e veja por que ele causou uma revolução na indústria farmacêutica.
Aprenda a realizar a nomenclatura dos ésteres orgânicos tanto da forma oficial quanto da forma usual.
Entenda como uma reação de esterificação origina ésteres, compostos muito importantes em nosso cotidiano.
Entenda o que é uma reação de transesterificação, meio pelo qual se obtém atualmente o biodiesel, um dos principais biocombustíveis usados no Brasil.
Veja a composição química e as fontes das ceras usadas em nosso cotidiano para se fabricar cosméticos, ceras de assoalhos, graxas de sapato etc.
Aqui você encontrará os grupos funcionais que identificam as principais funções orgânicas existentes.
Conheça a química do suco artificial e fique por dentro de todas as substâncias que compõem esse produto tão comum no nosso dia a dia!
Clique e saiba o que são os ácidos graxos, como são classificados e a importância de alguns dos seus principais representantes!