Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Principais Ácidos Carboxílicos

Química

O ácido metanóico provém de formigas
O ácido metanóico provém de formigas
PUBLICIDADE

Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional
(─ COOH), chamado de carboxila:

    O
    ║
─ C ─ OH

Dentre os principais ácidos carboxílicos estão os ácidos Etanóico, Metanóico e Benzóico.

O ácido etanóico é um líquido incolor à temperatura ambiente, também é conhecido como ácido acético. Possui sabor azedo e cheiro irritante característicos de seu derivado, o vinagre, de onde foi isolado pela primeira vez.

O vinagre é usado como tempero em saladas, foi descoberto quando se deixou o vinho azedar, este processo de acidificação foi realizado do seguinte modo: o principal componente do vinho é o etanol, que ao entrar em contato com o oxigênio do ar se oxida e dá origem ao ácido acético. Essa oxidação do etanol é o método industrial mais comum para se obter o ácido etanóico, que será fonte de matéria prima na produção de polímeros e essências artificiais.

Já o ácido metanóico é um líquido incolor de cheiro irritante, que ao ser injetado nos tecidos, provoca dor, é denominado também como ácido fórmico, esse nome provém de seu histórico: o ácido foi extraído a partir da maceração de formigas. Daí o porquê da irritação causada na pele ao ser injetado, é a mesma da picada de formigas.

O ácido benzóico é um sólido branco, solúvel em água, cristalino. Sua utilização pode ser na medicina como fungicida e como conservante.

Curiosidade: você já observou como cada pessoa possui um cheiro característico? Esse odor é devido ao ácido carboxílico presente em nosso organismo, pessoas diferentes apresentam pequenas variações em seu metabolismo, secretando diferentes ácidos carboxílicos de baixa massa molecular.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Principais Ácidos Carboxílicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/principais-acidos-carboxilicos.htm. Acesso em 06 de dezembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

A palavra latina acetum está relacionada com qual ácido carboxílico?

Fórmulas de ácidos
Fórmulas de ácidos

Questão 2

(Unisinos-RS) O ácido fórmico, oficialmente conhecido como ácido metanoico, de fórmula bruta CH2O2, é o responsável pela irritação causada na pele humana, provocada pela picada das formigas. Qual das substâncias abaixo poderia ser aplicada na pele a fim de atenuar esse efeito irritante por neutralização?

a) Mg(OH)2

b) C2H5 - OH

c) NH4Cl

d) H3PO4

e) H2SO4

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aprenda a realizar a nomenclatura dos ésteres orgânicos tanto da forma oficial quanto da forma usual.
Conheça a estrutura química e as propriedades do ácido acetilsalicílico (AAS), mais conhecido como aspirina®, e veja por que ele causou uma revolução na indústria farmacêutica.
Conheça o ácido acético ou ácido etanoico, que é o principal constituinte do vinagre. Veja suas propriedades, formas de obtenção e outras aplicações industriais.
Conheça os ácidos carboxílicos. Aprenda quais são suas características, como se dá sua nomenclatura e quais deles estão presentes no cotidiano.