Nitrocomposto é um composto orgânico derivado da reação química entre o ácido nítrico (HNO3) e um alcano (hidrocarboneto saturado de cadeia aberta) ou um aromático. Quando o ácido nítrico reage com o alcano ou o aromático, ocorre uma reação de substituição na qual o ácido perde um grupo hidroxila (OH), e o composto orgânico perde um hidrogênio:
Em seguida, temos a formação de uma molécula de água, resultante da união entre o OH e o H, enquanto o grupo NO2 (que restou do ácido) liga-se no alcano ou no aromático, formando o nitrocomposto.
Representação da formação da água e do nitrocomposto
Assim, a principal característica estrutural de um nitrocomposto é a presença de um ou mais grupos nitro (NO2) ligados a um alcano ou a um aromático.
Tópicos deste artigo
Propriedades do nitrocomposto
Com relação às propriedades físicas, podemos destacar:
-
Possuem pontos de fusão e de ebulição elevados;
-
São mais densos que a água;
-
Em geral, são insolúveis em água, com exceção do nitrometano e do nitroetano;
-
Quando formados por cadeia alifática, possuem um aroma agradável e não são venenosos. Agora, se formados por cadeia aromática, são venenosos e possuem um aroma desagradável;
-
O tipo de força intermolecular que une suas moléculas é o dipolo permanente, já que apresentam características polares.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Em relação às propriedades químicas, devemos saber que os nitrocompostos são bastante reativos, ou seja, são utilizados em diversas reações orgânicas, como as reações de substituição.
Nomenclatura
A regra de nomenclatura oficial, proposta pela IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada), para os nitrocompostos é:
Nitro + prefixo + infixo + o
Obs.: O prefixo está relacionado com o número de carbonos presentes na cadeia do nitrocomposto. O infixo está relacionado com o tipo de ligações presentes entre os carbonos.
Exemplos:
-
Nomenclatura de um nitrocomposto de cadeia normal
Inicialmente, é interessante numerar a cadeia do nitrocomposto (sempre a partir do carbono mais próximo do carbono que apresenta o grupo nitro):
Ao numerar a cadeia do nitrocomposto, temos que nela há cinco átomos de carbono (prefixo pent), apenas ligações simples entre os carbonos (infixo an) e o grupo nitro no carbono 2. O nome dessa estrutura é 2-nitropentano.
-
Nomenclatura de um nitrocomposto de cadeia normal
Fórmula estrutural de um nitrocomposto ramificado
Inicialmente, é interessante numerar a cadeia do nitrocomposto (sempre a partir do carbono mais próximo do carbono que apresenta o grupo nitro) seguindo até a extremidade que apresenta um maior número de carbonos para a cadeia principal:
Ao numerar a cadeia do nitrocomposto, temos que nela há 5 átomos de carbono (prefixo pent), apenas ligações simples entre os carbonos (infixo an), dois radicais metil (nos carbonos de número 3 e 4) e o grupo nitro no carbono 2. O nome dessa estrutura é 3,4-dimetil-2-nitropentano.
Utilizações
Os nitrocompostos, de forma geral, podem ser utilizados na fabricação de agrotóxicos, corantes, anilina, bactericidas, fungicidas, aditivos, solventes; atuam também como explosivos e no refino do petróleo.
Por Me. Diogo Lopes Dias