Whatsapp

O que são hidrocarbonetos?

O que é?

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo.
PUBLICIDADE

Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, CxHy.

Eles são os compostos mais importantes estudados em Química Orgânica e utilizados no cotidiano. São geralmente obtidos a partir do petróleo e, por isso, estão presentes nos seus derivados, como a gasolina, o querosene, o óleo diesel, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás natural, a parafina, a vaselina, vários polímeros, como os plásticos e as borrachas, entre outros. Para se ter uma ideia, eles correspondem a 48% da matriz energética brasileira.

Eles são compostos apolares cujas moléculas apresentam interação fraca do tipo dipolo induzido. Por essa razão, são solúveis em outras substâncias apolares, mas são praticamente insolúveis na água, que é polar. Os hidrocarbonetos que possuem de 1 a 5 carbonos são gasosos, como o gás metano (CH4). Os que possuem de 5 a 17 átomos de carbono são líquidos, como um dos principais constituintes da gasolina, o isoctano (C8H19). Os que possuem mais de 17 átomos de carbono são sólidos, como o C36H74, que é um dos componentes da parafina.

A gasolina é uma fração do petróleo composta por uma mistura de hidrocarbonetos
A gasolina é uma fração do petróleo composta por uma mistura de hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos são menos densos que a água e a maioria é pouco reativa.

Visto que o carbono é tetravalente (pode realizar quatro ligações), ele liga-se de maneiras diferentes com outros átomos de carbono e com hidrogênios por meio de ligações simples, duplas e triplas. Com base nisso, os hidrocarbonetos podem ser subdivididos em diferentes grupos, que são:

* Alcanos: Quando há somente ligações simples entre carbonos. São também chamados de parafinas (do latim oleum, que é “óleo”, e affinis, que significa “afinidade”, pois são compostos oleosos).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As velas são constituídas fundamentalmente por uma mistura de alcanos
As velas são constituídas fundamentalmente por uma mistura de alcanos

Sua fórmula geral é dada por CnH2n + 2 (em que n = qualquer número inteiro):

Exemplos:

CH4: n = 1;
H3C ? CH3: C2H6: n = 2;
H3C ? CH2 ? CH2 ? CH3: C4H10: n = 4.

* Alcenos: Quando há uma ligação dupla entre carbonos. São também chamados de olefinas (do latim parum, que é “pequena”, e affinis, que significa “afinidade”, ou seja, “pequena afinidade”, pois são compostos pouco reativos). Sua fórmula geral é dada por CnH2n:

Exemplos:

H2C ? CH2: C2H4;
H2C ? CH ? CH3: C3H6;
H3C ? CH ? CH ? CH3: C4H8.

* Alcinos: Quando há uma ligação tripla entre carbonos. Sua fórmula geral é dada por CnH2n-2:

Exemplos:

HC ≡ CH: C2H2;
HC ≡ C ? CH3: C3H4;
H3C ? C ≡ C ? CH3: C4H6.

* Alcadienos: Quando há duas ligações duplas entre carbonos. Sua fórmula geral é CnH2n-2:

Exemplos:

H2C ? HC ? CH ? CH2: C4H6;
H3C ? H2C ? CH ? C ? CH2: C5H8.

* Hidrocarbonetos cíclicos: Quando sua estrutura apresenta cadeia fechada.

Exemplos:

Exemplos de hidrocarbonetos cíclicos
Exemplos de hidrocarbonetos cíclicos

* Aromáticos: Quando apresentam pelo menos um núcleo aromático ou anel benzênico, como o mostrado abaixo.

Fórmula estrutural do benzeno e fórmula estrutural simplificada
Fórmula estrutural do benzeno e fórmula estrutural simplificada

Para saber mais a respeito de cada um desses subgrupos dos hidrocarbonetos e como é realizada a nomenclatura dessa função orgânica, consulte os textos alistados logo mais abaixo.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

O petróleo é a principal fonte de hidrocarbonetos na natureza
O petróleo é a principal fonte de hidrocarbonetos na natureza

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que são hidrocarbonetos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-sao-hidrocarbonetos.htm. Acesso em 07 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o que são as amidas e aprenda as características e a regra de nomenclatura desse importante grupo de funções nitrogenadas.
Saiba o que é a Química Orgânica, qual é o seu objeto de estudo e como esse ramo tão importante da Química surgiu.
Clique e entenda o que é gasolina aditivada e conheça suas características, componentes e diferenças entre esse combustível e o comum.
Aprenda o que é um nitrocomposto e entenda a reação de substituição que pode dar origem a esse composto a partir de alcanos ou aromáticos juntamente com o ácido nítrico, bem como a regra de nomenclatura, propriedades e as principais utilizações desses compostos orgânicos.
Entenda o que é o petróleo, sua composição química, origem, como esse combustível passou a ser o mais usado no mundo e quais são os seus derivados.
Processo que permite obter gasolina a partir do querosene.
O que faz este combustível gerar energia?
Conheça três tipos de reações que ocorrem com anel benzeno.
Conheça os principais Grupos orgânicos substituintes.
Clique e conheça os hidrocarbonetos aromáticos e suas principais características estruturais, principalmente sobre sua composição, já que nesses compostos temos a presença de um núcleo benzênico ou aromático, no qual ocorre o fenômeno da ressonância (alternância de posição da ligação pi).
Saiba mais sobre as propriedades, tipos, nomenclatura e onde podem ser encontrados os hidrocarbonetos.