Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é domo de calor?

O domo de calor é um fenômeno que provoca o aumento exacerbado das temperaturas em uma área devido ao aprisionamento do ar quente por um sistema de alta pressão atmosférica.

Conceito de domo de calor.
O domo de calor é um fenômeno cada vez mais comum no Brasil e no mundo.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Domo de calor é um fenômeno atmosférico caracterizado pelo aprisionamento de ar quente sobre uma área provocado pela instalação de um sistema de alta pressão. Esse sistema faz com que o ar quente circule sobre uma mesma região e impede a aproximação de novas massas de ar. Os domos podem permanecer em uma mesma localidade por dias ou semanas, e, durante esse tempo, o calor apenas se intensifica.

A formação dessas cúpulas tem sido cada vez mais comum no Brasil e no mundo, o que acende o alerta acerca do papel das mudanças climáticas na ocorrência de fenômenos extremos, como os domos de calor.

Leia também: O que é uma onda de calor?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre domo de calor

  • Domos de calor são fenômenos atmosféricos provocados por um sistema de alta pressão e pelo ar aquecido presente em uma área.

  • O sistema de alta pressão aprisiona o ar quente, que passa a circular sobre uma mesma área.

  • Massas de ar que estão fora desse sistema também não conseguem penetrar pela barreira criada pela alta pressão atmosférica.

  • Os domos de calor têm duração de alguns dias, mais comumente. Sua permanência sobre uma área provoca um aumento atípico das temperaturas.

  • As consequências dos domos de calor, além do aumento anormal das temperaturas, são o desconforto térmico, a exaustão física, a desidratação, a insolação, a sobrecarga de sistemas elétricos e outros impactos sobre a vida cotidiana e o meio natural.

Como se forma um domo de calor?

Um domo de calor, chamado também de bloqueio atmosférico, se forma pela combinação de dois fatores:

A junção desses dois fatores cria um domo dentro do qual o ar quente fica retido e passa a circular por meio de movimentos convectivos. O ar aquecido próximo da superfície sobe em função da sua baixa densidade, mas acaba retornando para baixo por conta do sistema de alta pressão atuante. Quando ele retoma para perto do solo, reaquece-se e continua a executar o movimento descrito. É esse mecanismo que causa a circulação do ar quente no interior da cúpula de calor e impede as massas de ar externas de penetrarem nessa espécie de bolha que paira sobre uma região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto tempo dura o domo de calor?

Os domos de calor são fenômenos cuja duração é de poucos dias até algumas semanas. A maior permanência desse sistema de bloqueio apenas intensifica o calor sobre a área.|1|

Veja também: Aquecimento global — aumento anormal da temperatura média do planeta

Domo de calor no Brasil

Termômetro em uma rua marcando 42 graus, em textos sobre domo de calor.
No Brasil, o ano de 2023 foi marcado por intensas ondas de calor geradas pelas cúpulas de alta pressão.[1]

Os domos de calor têm acontecido de maneira recorrente no território brasileiro, especialmente considerando o período que se estende entre 2020 e 2024. Esse fenômeno, como vimos, resulta na elevação anormal das temperaturas. Essa elevação, no Brasil, já chegou a 5 ºC acima da média esperada para aquele período, notadamente no inverno.

No ano de 2023, a instalação de domos de calor elevou as temperaturas para além de 37 ºC, chegando a 41 ºC em regiões como o Sudeste e o Centro-Oeste do país. Nota-se que as ondas de calor experimentadas no Brasil no ano em questão aconteceram principalmente durante o inverno e o início da primavera. Em algumas cidades, a sensação térmica que o domo de calor provocou foi de até 53 ºC, o que despertou um alerta acerca dos impactos das mudanças climáticas no país.

Uma nova onda de calor é esperada, dessa vez na região Sul do Brasil, para o mês de fevereiro de 2024. Esse novo aumento anormal das temperaturas tem como vetor o domo de calor que está estacionado na Argentina, país vizinho, e que pode provocar efeitos sobre os estados situados próximo, como o Rio Grande do Sul. Estima-se que as temperaturas serão de 39 ºC em média.

Domo de calor no mundo

Assim como observamos no Brasil, os domos de calor estão acontecendo em intervalos cada vez menores no mundo todo. O mais recente identificado pelos meteorologistas se instalou na Argentina no final de janeiro de 2024, provocando temperaturas acima de 40 ºC. Em algumas áreas, o calor chegou a 45 ºC. Não é somente na América do Sul que as cúpulas de calor têm provocado temperaturas extremas.

Homem molhando o rosto em uma fonte, em texto sobre domo de calor.
Os domos de calor geraram temperaturas extremas em vários países nos últimos anos, especialmente na Europa.[2]

Os países da Europa, como Itália, Grécia, França e Reino Unido, também vivenciaram ondas de calor recentes provocadas por áreas de alta pressão que impedem o extravasamento das massas de ar quente. Até mesmo uma das regiões mais frias do mundo, a Sibéria, chegou a registrar temperaturas atípicas, de quase 39 ºC, em 2021 por conta desse fenômeno.

Um dos principais motivos pelos quais os domos de calor têm sido registrados com maior frequência no mundo todo é a mudança do clima do planeta Terra, que entrou em uma fase chamada de ebulição global. A ebulição global denota a intensificação do aquecimento do planeta Terra e, por conseguinte, a ocorrência mais comum de eventos atmosféricos extremos que antes eram tidos como raros ou excepcionais (chuvas muito intensas, secas prolongadas, ondas de calor e frio extremo, por exemplo).

Saiba mais: Incêndios na Europa — consequências das altas temperaturas e do tempo seco que atinge o continente

Consequências do domo de calor

Os domos de calor produzem consequências para a vida cotidiana dos seres humanos e para o meio natural, especialmente a fauna e a flora. São seus efeitos:

  • aumento anormal das temperaturas;

  • desconforto térmico e exaustão física por conta do calor extremo;

  • dores de cabeça, ressecamento da pele, irritabilidade e desmaios;

  • insolação e desidratação;

  • nos casos mais graves, morte por hipertermia;

  • sobrecarga da rede elétrica, o que pode provocar apagões;

  • sobrecarga na rede de fornecimento de água;

  • aumento dos focos de incêndio;

  • perda da vegetação nativa, das lavouras e dos rebanhos;

  • morte de animais por desidratação ou hipertermia.

Créditos das imagens

[1]Cris Faga/ Shutterstock

[2]Massimo Todaro/ Shutterstock

Nota

|1|BIERNATH, André. O que é o “domo de calor”, fenômeno por trás dos recordes de temperatura no Brasil. BBC News Brasil, 16 nov. 2023.

Fontes

BIERNATH, André. O que é o 'domo de calor', fenômeno por trás dos recordes de temperatura no Brasil. BBC News Brasil, 16 nov. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cj5p9p4lm0po.

GIMENEZ, Isabel. O que é domo de calor? Fenômeno na Argentina pode afetar o Brasil. Globo Rural, 02 fev. 2024. Disponível em: https://globorural.globo.com/clima/noticia/2024/02/domo-de-calor-o-que-e.ghtml.

SIAS, Estael. Domo de calor extremo na Argentina trará dias muito quentes. MetSul, 30 jan. 2024. Disponível em: https://metsul.com/domo-de-calor-extremo-na-argentina-trara-dias-muito-quentes/

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "O que é domo de calor?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-domo-de-calor.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


O que é aquecimento global?

Você sabe o que é aquecimento global? Clique aqui e entenda o que é esse problema ambiental. Conheça suas principais causas e consequências.
O que é Geografia?

Climas do mundo

Clique aqui, descubra quais são todos os climas do mundo e saiba identificar as principais características e localização de cada um deles.
Geografia

Climas do Brasil

Você sabe quais são os tipos de clima encontrados no Brasil? Acesse o link para conhecer com maiores detalhes a composição climática do território brasileiro.
Geografia do Brasil

Incêndios florestais

Acesse e entenda as principais causas e consequências dos incêndios florestais. Saiba onde eles acontecem no mundo e no Brasil e veja algumas maneiras de evitá-los.
Geografia

Chuva ácida

Entenda melhor o que é chuva ácida, como se forma e como ocorre. Saiba também quais são as principais consequências desse fenômeno para o meio ambiente.
Geografia

Inversão térmica

Entenda como ocorre a inversão térmica, um problema tipicamente urbano. Saiba como ela se forma e fique por dentro de suas consequências e possíveis soluções.
Geografia

Massas de ar que influenciam o Brasil

Clique para conhecer quais são as massas de ar que influenciam o Brasil!
Geografia do Brasil

Principais problemas ambientais

Clique aqui, conheça os principais problemas ambientais do Brasil e do mundo e saiba quais são suas consequências e suas soluções.
Geografia

Calor e temperatura

Clique aqui e saiba qual a diferença entre calor e temperatura. Conheça suas unidades de medida e fixe seus conhecimentos com exercícios resolvidos.
Física

Sensação térmica

Clique aqui para entender o que é sensação térmica. Veja alguns exemplos do cotidiano e conheça os fatores que influenciam essa percepção.
Física

Aquecimento global

Clique aqui e saiba o que é o aquecimento global. Entenda como esse fenômeno acontece. Descubra quais são suas causas e suas consequências.
Geografia

PUBLICIDADE