Topo
pesquisar

Massas de ar que influenciam o Brasil

Geografia do Brasil

Existem cinco massas de ar que influenciam diretamente a ocorrência de certos fenômenos meteorológicos no Brasil.
Massas de ar são grandes porções do ar atmosférico que possuem características semelhantes
Massas de ar são grandes porções do ar atmosférico que possuem características semelhantes
PUBLICIDADE

Em virtude das diferenças na pressão atmosférica, o ar circula das aréas de maior pressão para locais de menor pressão. Quando esse movimento ocorre por meio de grandes blocos de ar com características semelhantes (pressão, temperatura e umidade), formam-se as massas de ar, que são fundamentais para as variações do tempo no país, já que transferem parte de suas características para o clima da região em que exercem influência, contribuindo, assim, para a ocorrência da maioria dos fenômenos meteorológicos, como a chuva, neve, granizo, o aumento ou diminuição de temperatura etc.

De acordo com a região em que essas massas de ar se originam, elas apresentam diferentes características, podendo ser mais úmidas, se forem formadas no oceano; secas, quando formadas no continente; quentes, quando se formam próximo da linha equador e dos trópicos; ou frias, quando se formam próximo das zonas polares. No Brasil, as principais massas de ar que influenciam o clima são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida. No inverno, a interferência dessas massas diminui, e a mPa passa a atuar mais sobre o espaço brasileiro, provocando quedas nas temperaturas de todo o Brasil. Como a mPa origina-se no extremo sul do continente, a atuação dela diminui conforme ela avança para o interior do país, pois as massas de ar vão se aquecendo conforme se deslocam. Assim, as menores temperaturas são registradas no Sul, e as maiores estão ao norte. Quando a mPa consegue penetrar o Brasil e atingir o norte do país, as temperaturas da região sofrem quedas de mais de 10° C. Esse fenômeno é conhecido como friagem.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Thamires Olimpia. "Massas de ar que influenciam o Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/massas-ar-que-influenciam-brasil.htm. Acesso em 19 de julho de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Sobre o conceito de massas de ar, é correto afirmar que:

a) As massas de ar deslocam-se no planeta Terra sempre em sentido anti-horário.

b) As massas de ar são porções do ar atmosférico que adquirem características do local em que se originaram e deslocam-se pela atmosfera.

c) As massas de ar não se deslocam pela atmosfera, influenciando sempre a mesma região.

d) As massas de ar só se originam no oceano em consequência da maritimidade, que gera uma quantidade enorme de ventos responsáveis pelo surgimento das grandes massas de ar.

e) As massas de ar são porções do ar atmosférico com características próprias e que não sofrem influência da região em que se encontram.

Questão 2

As principais massas de ar que influenciam o Brasil são:

a) Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical Continental, Massa Polar Atlântica.

b) Massa Equatorial Pacífica, Massa Polar Ártica, Massa Subtropical Índica, Massa Equatorial Mediterrânea, Massa Tropical Atlântica.

c) Massa Equatorial Antártica, Massa Subtropical Pacífica, Massa Tropical Continental, Massa Polar Ártica, Massa Tropical Atlântica.

d) Massa polar continental, Massa Equatorial Pacífica, Massa Subtropical Índica, Massa tropical Mediterrânea, Massa tropical Pacífica.

e) Massa Equatorial Continental, Massa subtropical Mediterrânea, Massa Polar Atlântica, Massa Tropical Índica, Massa Tropical Pacífica.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola