UOL - O melhor conteúdo

Massas de ar que influenciam o Brasil

Existem cinco massas de ar que influenciam diretamente a ocorrência de certos fenômenos meteorológicos no Brasil.

Massas de ar são grandes porções do ar atmosférico que possuem características semelhantes
Massas de ar são grandes porções do ar atmosférico que possuem características semelhantes
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Em virtude das diferenças na pressão atmosférica, o ar circula das aréas de maior pressão para locais de menor pressão. Quando esse movimento ocorre por meio de grandes blocos de ar com características semelhantes (pressão, temperatura e umidade), formam-se as massas de ar, que são fundamentais para as variações do tempo no país, já que transferem parte de suas características para o clima da região em que exercem influência, contribuindo, assim, para a ocorrência da maioria dos fenômenos meteorológicos, como a chuva, neve, granizo, o aumento ou diminuição de temperatura etc.

De acordo com a região em que essas massas de ar se originam, elas apresentam diferentes características, podendo ser mais úmidas, se forem formadas no oceano; secas, quando formadas no continente; quentes, quando se formam próximo da linha equador e dos trópicos; ou frias, quando se formam próximo das zonas polares. No Brasil, as principais massas de ar que influenciam o clima são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida. No inverno, a interferência dessas massas diminui, e a mPa passa a atuar mais sobre o espaço brasileiro, provocando quedas nas temperaturas de todo o Brasil. Como a mPa origina-se no extremo sul do continente, a atuação dela diminui conforme ela avança para o interior do país, pois as massas de ar vão se aquecendo conforme se deslocam. Assim, as menores temperaturas são registradas no Sul, e as maiores estão ao norte. Quando a mPa consegue penetrar o Brasil e atingir o norte do país, as temperaturas da região sofrem quedas de mais de 10° C. Esse fenômeno é conhecido como friagem.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Thamires Olimpia Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Thamires Olimpia. "Massas de ar que influenciam o Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/massas-ar-que-influenciam-brasil.htm. Acesso em 03 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Sobre o conceito de massas de ar, é correto afirmar que:

a) As massas de ar deslocam-se no planeta Terra sempre em sentido anti-horário.

b) As massas de ar são porções do ar atmosférico que adquirem características do local em que se originaram e deslocam-se pela atmosfera.

c) As massas de ar não se deslocam pela atmosfera, influenciando sempre a mesma região.

d) As massas de ar só se originam no oceano em consequência da maritimidade, que gera uma quantidade enorme de ventos responsáveis pelo surgimento das grandes massas de ar.

e) As massas de ar são porções do ar atmosférico com características próprias e que não sofrem influência da região em que se encontram.

Exercício 2

As principais massas de ar que influenciam o Brasil são:

a) Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical Continental, Massa Polar Atlântica.

b) Massa Equatorial Pacífica, Massa Polar Ártica, Massa Subtropical Índica, Massa Equatorial Mediterrânea, Massa Tropical Atlântica.

c) Massa Equatorial Antártica, Massa Subtropical Pacífica, Massa Tropical Continental, Massa Polar Ártica, Massa Tropical Atlântica.

d) Massa polar continental, Massa Equatorial Pacífica, Massa Subtropical Índica, Massa tropical Mediterrânea, Massa tropical Pacífica.

e) Massa Equatorial Continental, Massa subtropical Mediterrânea, Massa Polar Atlântica, Massa Tropical Índica, Massa Tropical Pacífica.

Exercício 3

(UFES-2001 - Adaptado) Qual a alternativa que NÃO descreve os movimentos das massas de ar que atuam no território brasileiro?

a) No Inverno, a Massa Polar Atlântica pode penetrar no território brasileiro até as imediações do norte do País, mas não provoca queda na temperatura, já que esta região está sob domínio da Massa Equatorial Continental, quente e úmida.

b) A Massa de ar Equatorial tem sua função atenuada durante o Inverno, devido ao avanço das massas polares.

c) A Massa Equatorial Continental, a despeito de se originar sobre o continente Sul-Americano, é quente e úmida.

d) Durante o Inverno, a Massa Equatorial Atlântica tem sua atuação restringida devido ao avanço da Massa Tropical Atlântica, que se desloca em função do avanço da Massa Polar Atlântica.

e) No Brasil predominam os climas quentes e úmidos, uma vez que este país possui 92% de seu território na zona intertropical do planeta, sob forte influência das massas de ar oceânicas.

Exercício 4

(UEM-2011) Sobre as massas de ar e suas influências no clima do Brasil, assinale as alternativas corretas.

01) A Massa Equatorial Atlântica (mEa) se origina nas proximidades do arquipélago português dos Açores, na África. É uma massa de ar quente e úmido que atua, principalmente, durante a primavera e o verão no litoral das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

02) A Massa Equatorial Continental (mEc), por ser originada no interior do continente, é uma massa quente e seca. Sua principal interferência no clima brasileiro é a ocorrência do clima semiárido do sertão nordestino.

04) A Massa Tropical Continental (mTc), por ter sua origem na depressão do Chaco, no Paraguai, local com baixas temperaturas e muita umidade, atua, principalmente, nos estados do Acre e Rondônia, provocando o fenômeno local conhecido como “friagem”.

08) Por se originar no oceano Atlântico, em uma zona de média latitude, a Massa Polar Atlântica (mPa) tem ar frio e úmido. Essa massa atua, principalmente, no período de inverno, ocasionando as chamadas chuvas frontais na região Sul do Brasil.

16) A Massa Tropical Atlântica (mTa), de ar quente e úmido, tem sua origem no Atlântico Sul. No litoral das regiões Sul e Sudeste, o encontro dessa massa com as áreas elevadas da serra do Mar provoca chuvas orográficas, responsáveis pelas principais tragédias nas encostas dessas regiões serranas.