Aquecimento global é o aumento anormal das temperaturas do planeta Terra, provocado pelas atividades antrópicas responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera.
Você sabe o que é aquecimento global? O aquecimento global é o aumento anormal das temperaturas do planeta Terra, entendido como a intensificação do efeito estufa. A base para o cálculo é o período pré-industrial, quando a temperatura média do planeta era aproximadamente 1,1 ºC mais baixa do que aquela registrada no presente.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta que, caso não haja soluções imediatas para esse grave problema ambiental nas próximas décadas, poderemos chegar a um aumento de até 1,5 ºC e as consequências podem se tornar irreversíveis.
Aquecimento global é o aumento anormal da temperatura média da Terra.
Estima-se que o planeta está 1,1 ºC mais quente do que na era pré-industrial.
A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases poluentes na atmosfera, que intensificam o efeito estufa.
O aumento da emissão de poluentes está atrelado à ação humana, como na produção industrial, no desmatamento e nas queimadas.
As mudanças climáticas são a principal consequência do aquecimento global, seguido de perda de biodiversidade, derretimento do gelo polar e prejuízos aos seres humanos.
Principais causas do aquecimento global
O aquecimento global tem como causa principal a intervenção dos seres humanos no meio ambiente. Esse problema, que tem sido tratado como tal desde a conferência do clima realizada no Rio de Janeiro, em 1992, a ECO-92, começou a partir da Primeira Revolução Industrial, no século XIX. Foi nesse momento que houve uma transformação no sistema econômico vigente, e a exploração da natureza se intensificou. Junto dela veio a produção industrial e a emissão de gases do efeito estufa (GEE), responsáveis pela retenção de calor na atmosfera.
Diante disso, a emissão de gases poluentes por meio das ações do ser humano é a maior causa do aquecimento global. Esses gases são provenientes de uma série de atividades antrópicas, como:
produção industrial;
queima de combustíveis fósseis;
desmatamento;
queimadas e incêndios;
produção agropecuária;
poluição dos recursos naturais.
Os fatores acima mencionados, em conjunto, liberam poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), o gás metano (CH4), o clorofluorcarboneto (CFC), óxido nitroso (N2O), e outros gases que acabam intensificando o fenômeno do efeito estufa. O efeito estufa é natural, mas a maior concentração de poluentes faz com que haja a maior retenção de calor nas camadas mais baixas da atmosfera, o que aumenta a temperatura média do planeta.
Estima-se que, hoje, a Terra esteja 1,1 ºC mais quente do que no período anterior ao advento da indústria. Caso nenhuma medida seja tomada para frear o avanço do aquecimento global, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) estima que o planeta chegará até o patamar de 1,5 ºC mais quente do que na época pré-industrial. Esse limiar seria irreversível, o que provocaria danos severos ao meio ambiente e aos seres humanos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Principais consequências do aquecimento global
As consequências do aquecimento global são inúmeras, e atingem a todas as espécies de animais e plantas que vivem na superfície terrestre em seus mais diversos ecossistemas, além de afetar diretamente os ciclos biogeoquímicos e a dinâmica climática do planeta, causando as chamadas mudanças climáticas. Além desses, são efeitos do aquecimento global:
Aumento da temperatura média do planeta, que hoje se encontra em 1,1 ºC acima dos níveis pré-industriais.
Derretimento das geleiras situadas nos polos, bem como das calotas polares.
Aumento do nível da água dos oceanos, provocando a inundação de áreas litorâneas.
Aquecimento e consequente acidificação das águas dos oceanos.
Morte de animais e de plantas, o que ocasiona perda de biodiversidade e potencial extinção de espécies.
Redução significativa das reservas de recursos naturais.
Ocorrência frequente de fenômenos atmosféricos extremos (chuvas volumosas, frio severo, ondas de calor intensas e duradouras, secas, inundações) e maior incidência de eventos considerados anomalias climáticas e/ou raros.
Perdas da produção agropecuária, o que resulta, em médio e longo prazo, na escassez de alimentos.
Desenvolvimento de doenças provocadas pela poluição, pelo calor intenso, pelo frio severo, e outras condições trazidas pelo aquecimento global.
Aumento do número de pessoas refugiadas do clima, além de movimentos migratórios de massa em função de condições adversas atreladas às mudanças climáticas.
(UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, que aborda a forma desigual como o planeta é afetado pelo aquecimento global, na ordem em que aparecem.
Regiões mais industrializadas como ........, o nordeste da América do Norte e alguns países do ........ estão entre os maiores emissores de gases de efeito estufa na Terra, porém as áreas do planeta que mais irão sofrer com as consequências climáticas dessas emissões são outras: ........, a Ásia Central e a África que têm algumas das menores taxas de poluição no mundo.
Adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2021/07/mapa-indica-comoaquecimento-global-ira-afetar-o-planeta-de-forma-desigual.html. Acesso em: 14 jul. 2023.
A) a Europa ocidental – Golfo Pérsico – o Ártico polar
B) o sudeste da Ásia – norte da África – a Rússia
C) o Oriente Médio – Extremo Oriente – a Antártida
D) a América do Sul – leste da Europa – o Alasca
E) a Europa mediterrânea – Caribe – a Escandinávia
Resolução:
Alternativa A
Áreas mais industrializadas, como a Europa, a América do Norte, e países do Golfo Pérsico, como o Irã, são alguns dos maiores emissores de gases do efeito estufa, o que intensifica o aquecimento global. No entanto, as áreas que mais sofrem com as consequências são os polos e os países subdesenvolvidos.
Questão 2
(Famerp)
Um estudo experimental publicado na revista científica Matéria desenvolveu um gerador de energia movido a biomassa e que pode ser uma solução elétrica eficiente e segura para comunidades isoladas da Amazônia. No caso das comunidades paraenses, o bagaço do açaí tem um grande potencial para ser utilizado como biomassa.
IBERDROLA. Which countries are most threatened by and vulnerable to climate change? Iberodrola, [s.d.]. Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustainability/top-countries-most-affected-by-climate-change.
PADDISON, Laura; CHOI, Annete. As climate chaos accelerates, which countries are polluting the most? CNN, 02 jan. 2024. Disponível em: https://edition.cnn.com/interactive/2023/12/us/countries-climate-change-emissions-cop28/.
NASA. World of Change: Global Temperatures. NASA’s Earth Observatory, [s.d.]. Disponível em: https://earthobservatory.nasa.gov/world-of-change/global-temperatures.
NUNEZ, Christina. What is global warming, explained. National Geographic, 22 jan. 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/environment/article/global-warming-overview.
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
GUITARRARA, Paloma.
"O que é aquecimento global?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-aquecimento-global.htm. Acesso em 21 de novembro
de 2024.