Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sensação térmica

A sensação térmica é uma temperatura aparente que varia de acordo com a temperatura do ar, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento.

Pessoa tocando o pé na água de uma piscina, uma forma de perceber a sensação térmica.
A sensação térmica pode causar uma percepção de temperatura mais fria ou mais quente do que a temperatura real.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Sensação térmica é a maneira como os nossos sensores de temperatura compreendem a temperatura do ar, se diferenciando de pessoa a pessoa. Ela é alterada por fatores como a velocidade do vento, temperatura real do ar e a umidade relativa do ar, já que eles interferem na transferência de calor entre os corpos e o meio.

Leia também: Qual a diferença entre calor e temperatura?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre sensação térmica

  • Sensação térmica ou temperatura aparente é a maneira como nosso corpo percebe a temperatura do ar.

  • A sensação térmica, na maioria das vezes, pode divergir da temperatura real do ambiente.

  • Quando saímos de uma piscina quente, temos a impressão de que a temperatura do ambiente está muito mais fria do que anteriormente.

  • Em geral, o cálculo da sensação térmica depende apenas da velocidade do vento e da temperatura do ambiente.

  • Os fatores que influenciam a sensação térmica são a velocidade do vento, a temperatura real do ar e a umidade relativa do ar.

O que é sensação térmica?

Sensação térmica é a sensação de temperatura sentida pelos nossos termorreceptores, estruturas sensoriais sensíveis à temperatura capazes de detectar os estímulos térmicos no ambiente e transformá-los em impulsos nervosos que serão interpretados pelo cérebro. Também é chamada de temperatura aparente.

Podemos dizer então que a sensação térmica nos demonstra como os nossos termorreceptores compreendem a temperatura do ambiente, variando de indivíduo a indivíduo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de sensação térmica

Observarmos a sensação térmica em nosso cotidiano quando sentimos que está mais frio ou mais quente do que a temperatura indicada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ou, por exemplo, quando saímos de uma piscina com temperatura mais elevada do que a temperatura do ambiente e sentimos que estamos congelando.

Você mesmo pode perceber a sensação térmica realizando um experimento muito simples. Basta pegar três vasilhas, colocar em cada uma delas água com temperaturas diferentes, depois colocar um braço na água fria e o outro braço na água quente. Assim que se acostumar com a temperatura, coloque os dois braços na água à temperatura ambiente, então você perceberá sensações diferentes em cada braço. O braço que estava anteriormente na água mais fria sentirá que a água está mais quente e vice-versa.

Veja também: Como nosso corpo reage ao frio?

Como calcular a sensação térmica?

A sensação térmica é calculada dependendo do serviço metereológico, mas, de maneira geral, ela pode ser calculada através da fórmula:

ST = 33 + (10 ∙ √v + 10,45 - v) ∙ ((T - 33)) / 22

  • ST é a sensação térmica, medida em graus Celsius [℃].

  • v é a velocidade do vento, medida em quilômetros por hora [km/h].

  • T é a temperatura do ar, medida em graus Celsius [℃].

Tabela de sensação térmica

A tabela abaixo aborda alguns valores aproximados da sensação térmica a partir da relação entre a temperatura do ar (em graus Celsius) e da velocidade do vento (em km/h).

   

Temperatura do ar (ºC)

   

10

5

0

-5

-10

-15

-20

-30

Velocidade do vento (km/h)

5

9

3

-3

-9

-14

-20

-26

-38

10

9

3

-3

-9

-15

-21

-27

-39

15

8

2

-4

-11

-17

-23

-29

-41

20

7

1

-5

-12

-18

-24

-30

-43

25

7

1

-6

-12

-19

-25

-32

-44

30

7

0

-6

-13

-20

-26

-33

-46

35

6

0

-7

-14

-20

-27

-33

-47

40

6

-1

-7

-14

-21

-27

-34

-48

45

6

-1

-8

-15

-21

-28

-35

-48

50

6

-1

-8

-15

-22

-29

-35

-49

55

5

-2

-8

-15

-22

-29

-36

-50

60

5

-2

-9

-16

-23

-30

-36

-50

65

5

-2

-9

-16

-23

-30

-37

-51

70

5

-2

-9

-16

-23

-30

-37

-51

75

5

-3

-10

-17

-24

-31

-38

-52

80

4

-3

-10

-17

-24

-31

-38

-52

Fatores que influenciam a sensação térmica

Os fatores que influenciam a sensação térmica são:

  • Velocidade do vento: à medida que o vento fica mais veloz, a sensação térmica diminui, já que ele facilita as trocas de calor entre o corpo e o ambiente.

  • Temperatura do ar (grandeza que mensura o grau de agitação dos átomos): à medida que a temperatura do ar aumenta, a sensação térmica também aumenta.

  • Umidade relativa do ar: a umidade do ar varia de acordo com a quantidade de vapor de água na atmosfera. Assim, se ela estiver elevada, as gotículas de água dificultarão a evaporação de suor nos dias com maiores temperaturas ou facilitará a perda de calor para o ambiente em dias com menores temperaturas, influenciando a sensação térmica. Para saber mais sobre esse fator, clique aqui.

Fontes

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (vol. 2). 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). Editora Blucher, 2015.

SANCHES, M. Afinal, o que é sensação térmica? Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente, USP, 2019. Disponível em: https://sites.usp.br/climatologia/afinal-o-que-e-sensacao-termica/

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Sensação térmica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/sensacao-termica.htm. Acesso em 29 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Calor e temperatura

Clique aqui e saiba qual a diferença entre calor e temperatura. Conheça suas unidades de medida e fixe seus conhecimentos com exercícios resolvidos.
Física

Calor latente

Você sabe o que é calor latente? Acesse o artigo e aprenda o que é, conheça a fórmula utilizada para calculá-lo e confira exemplos sobre esse tipo de calor.
Física

Calorimetria

Você sabe o que é Calorimetria? Confira neste artigo alguns exercícios resolvidos, além de definições sobre os principais conceitos de Calorimetria. Saiba também quais são as fórmulas que podem ser utilizadas para calcular a quantidade de calor sensível e latente, bem como a capacidade térmica de um corpo.
Física

Calorímetro

Clique aqui e saiba o que é um calorímetro. Descubra qual é sua função e conheça seus tipos.
Física

Capacidade térmica

Compreenda a definição de capacidade térmica e a de calor específico.
Física

Propagação de calor

Clique aqui e saiba o que é propagação de calor. Conheça também as formas de propagação de calor e os tipos de calor.
Física

Reações corporais durante o frio

Você sabe o que acontece com o organismo em dias frios? Clique aqui e descubra mais sobre as reações corporais durante o frio. Neste texto abordaremos alguns dos principais processos realizados pelo organismo com o objetivo de manter nosso corpo aquecido quando ocorre a queda da temperatura.
Curiosidades

Termologia

Termologia é a área da Física destinada ao estudo dos fenômenos relacionados ao calor e à temperatura. Leia este texto e confira o que é Termologia, temperatura e calor. Aprenda ainda a fazer conversões de escalas termométricas e a calcular grandezas como calor sensível, calor latente e dilatação térmica.
Física