Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Os três erros mais cometidos no cálculo de probabilidade

Os três erros mais cometidos no cálculo de probabilidade estão relacionados à interpretação do problema, à matemática básica e aos conceitos da análise combinatória.

Má interpretação e desconhecer matemática básica podem interferir na resolução de problemas de probabilidade
Má interpretação e desconhecer matemática básica podem interferir na resolução de problemas de probabilidade
Crédito da Imagem: shutterstok
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A probabilidade é a área da Matemática que estuda as chances de um evento ocorrer. Embora seja introduzido no ensino fundamental e aprofundado no ensino médio, esse conteúdo exige um conhecimento bastante avançado, por isso, é possível que alguns erros sejam cometidos na resolução de seus exercícios.

Para ajudar os alunos do ensino médio, listamos os três erros mais cometidos no cálculo de probabilidade. Assim, é possível preparar-se bem para avaliações escolares e até mesmo para o Enem e vestibulares.

Interpretação do problema

Esse erro não acontece apenas em exercícios de probabilidades. Na maioria dos casos, o aluno sabe como resolver os problemas, mas acaba por não interpretá-los corretamente e, assim, pode errar na solução.

Também existe o caso, não menos frequente, de confusão quanto ao tipo de probabilidade que deve ser usado para resolver determinado problema. Em algumas situações, por exemplo, deve-se usar a probabilidade condicional, mas nem sempre o texto do exercício deixa isso claro. Como essa interpretação deve partir do aluno, ele deve estar preparado para todos esses casos.

Como exemplo de um erro de interpretação, veja o seguinte caso:

Um dado foi lançado uma única vez, e o resultado obtido em sua face superior observado. Qual a probabilidade de não encontrar um número menor ou igual a 2?

Esse é um problema muito simples de probabilidade, que pode ser resolvido de duas maneiras distintas:

a) Definir o evento “sair 1 ou 2”, calcular sua probabilidade e subtrair de 1 esse resultado.

b) Definir o evento “sair 3, 4, 5 ou 6” e calcular a sua probabilidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geralmente, o aluno opta pelo primeiro caminho e pode esquecer de subtrair a probabilidade de sair 1 ou 2 de 1. Essa subtração é obrigatória, pois estamos interessados na probabilidade de não sair 1 ou 2.

Erro de análise combinatória

Alguns experimentos aleatórios, como o do exemplo acima, possibilitam uma fácil e rápida contagem de elementos, mas outros exigem o uso da análise combinatória para isso. Sendo assim, seu bom uso é indispensável para muitos exercícios de probabilidade em que é necessário descobrir o número de elementos do espaço amostral e do evento.

Para não errar nesses cálculos, é imprescindível conhecer bem os seguintes temas:

1. Princípio fundamental da contagem;

2. Combinação simples;

3. Arranjo; e

4. Permutação.

Falhas na matemática básica

Os erros mais cometidos em toda a Matemática, sem dúvida, estão relacionados à matemática básica. Existem aqueles que erram por simples falta de atenção, por exemplo, confundindo operações, e existem ainda os que realmente não sabem como realizar os cálculos básicos por alguma falha no processo de ensino-aprendizagem.

Em ambos os casos, aconselhamos muita atenção em cada cálculo e em cada linha da solução do problema. Para o segundo caso, aconselhamos dedicar um bom tempo de estudos para a matemática básica: operações, equações, funções, conjuntos numéricos, expressões algébricas e todo o tipo de simplificação que for possível na matemática, propriedades de potências e de raízes etc.

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "Os três erros mais cometidos no cálculo de probabilidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/os-tres-erros-mais-cometidos-no-calculo-probabilidade.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


Arranjo simples

Conheça a fórmula para se calcular um arranjo simples. Entenda a diferença entre arranjo e combinação. Identifique problemas envolvendo arranjo simples.
Matemática

Combinação simples

Aprenda a resolver problemas envolvendo combinação simples. Identifique a diferença entre a combinação e os demais agrupamentos. Conheça a fórmula da combinação simples.
Matemática

Definição de Conjunto

Definição, representação e introdução à teoria dos conjuntos.
Matemática

Diferenças entre função e equação

Clique e conheça as principais diferenças entre função e equação e aprenda como esses dois conhecimentos relacionam-se na Matemática.
Matemática

Expressões algébricas

Entenda o que é uma expressão algébrica e aprenda a fatorá-la. Saiba também o que é um monômio e o que é um polinômio.
Matemática

Permutação simples

Você já ouviu falar de permutação simples? Clique aqui, entenda o que é, e saiba a diferença entre permutação simples e permutação com repetição.
Matemática

Potências

Veja como as propriedades da potência auxiliam nos cálculos que envolvem essa operação.
Matemática

Princípio fundamental da contagem

Conheça o princípio fundamental da contagem e aprenda a calcular o número de combinações possíveis. Veja ainda exercícios resolvidos sobre o tema!
Matemática

Probabilidade condicional

Entenda o que é a probabilidade condicional e conheça a fórmula que utilizamos para calculá-la. Observe alguns exemplos sobre o tema e resolva questões.
Matemática

Simplificação de radicais

Clique para aprender a simplificar radicais usando algumas das propriedades da radiciação e para obter exemplos desse conteúdo.
Matemática