Dois-pontos são um sinal gráfico marcado por uma pausa breve. São utilizados antes de citação, fala de personagem, aposto enumerativo, oração apositiva ou explicação.
Os dois-pontos são usados, principalmente, para explicar ou esclarecer.
Dois-pontos são um sinal de pontuação caracterizado por uma pausa breve antes de uma citação, uma fala de personagem, um aposto enumerativo, uma oração apositiva, uma explicação e após o vocativo em uma correspondência. Assim, eles indicam uma interrupção em frase ainda não finalizada.
Indicam uma pausa breve antes de citação, explicação ou enumeração.
Assim como eles, o ponto e vírgula pode ser usado em uma enumeração.
São caracterizados pela interrupção em uma frase ainda inacabada.
Também podem ocorrer antes de uma fala ou para indicar uma oração apositiva.
Para que serve os dois-pontos?
O sinal de dois-pontos serve para marcar uma pausa breve antes de uma citação, uma fala direta, um esclarecimento, um aposto enumerativo, uma oração apositiva e uma explicação, por exemplo.
Quando usar o dois-pontos?
Antes ou depois de uma enumeração:
Buscamos três coisas: trabalho, dinheiro e reconhecimento.
Trabalho, dinheiro e reconhecimento: são as três coisas que buscamos.
Antes de uma citação:
Oscar Wilde escreveu: “Quando os deuses querem nos punir, respondem às nossas preces”.
Ao apontar-se a fala de um personagem:
Anete estava furiosa quando lhe perguntou:
— Por que você machucou o meu irmão!?
Ao indicar-se um aposto enumerativo:
Foi ao supermercado comprar isto: leite de soja, iogurte natural e ameixa seca.
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Ao apontar-se uma oração apositiva:
Só tinha um desejo, isto é: que funcionassem as instituições.
OU
Queria apenas isto: que funcionassem as instituições.
Antes de uma explicação ou esclarecimento:
Não age sempre da forma correta: furou fila mais de uma vez.
Dois-pontos e ponto e vírgula apresentam semelhança gráfica, mas funções distintas.
O ponto e vírgula também indica uma pausa, porém exerce funções diferentes das dos dois-pontos, como separar orações coordenadas, por exemplo:
Ricardo, melancolicamente, catou as garrafas vazias; levou-as para o fundo do quintal; não podia contar com nenhum de seus amigos bêbados.
Atenção! Assim como os dois-pontos, o ponto e vírgula é utilizado em enumerações, mas de maneira diferente:
São réus, no processo, Elias B. M., o idealizador do assalto; Elaine J. T., pessoa que escondeu os assaltantes em sua casa; José L. V., autor dos disparos que mataram a vítima; Beatriz B. M. e Douglas B. M., filhos e cúmplices de Elias B. M.
Nesse exemplo, o ponto e vírgula separa os itens da enumeração, que estão acompanhados de explicações. Também deve ser usado em estruturas como esta:
São réus no processo:
1. Elias;
2. Elaine;
3. José;
4. Beatriz;
5. Douglas.
Videoaula sobre ponto e vírgula, reticências e dois-pontos
Dois-pontos em frases
Os dois-pontos indicam uma interrupção em frase ainda não finalizada:
Ela disse assim: “Não me interessam os seus problemas”.
Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma alternativa à prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física — ou não física. Não física, dois pontos. Um político que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoas agirem emocionalmente, porque vítimas de ardilosa — e cangoteira — sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admitir só verdades científicas — formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser científico.
Língua Portuguesa, São Paulo, ano 5, n. 66, abr. 2011 (adaptado).
No fragmento, opta-se por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois pontos”. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que deveria ser utilizado
a) enfatiza a metáfora de que o autor se vale para desenvolver seu ponto de vista sobre a arte de argumentar.
b) diz respeito a um recurso de metalinguagem, evidenciando as relações e as estruturas presentes no enunciado.
c) é um recurso estilístico que promove satisfatoriamente a sequenciação de ideias, introduzindo apostos exemplificativos.
d) ilustra a flexibilidade na estruturação do gênero textual, a qual se concretiza no emprego da linguagem conotativa.
e) prejudica a sequência do texto, provocando estranheza no leitor ao não desenvolver explicitamente o raciocínio a partir de argumentos.
Resolução:
Alternativa “c”
Ao escrever “dois pontos”, em vez de colocar o sinal gráfico, o autor do texto mantém a função desse sinal de pontuação, o qual vem antes de orações apositivas.
Questão 02 (Enem)
Quem procura a essência de um conto no espaço que fica entre a obra e seu autor comete um erro: é muito melhor procurar não no terreno que fica entre o escritor e sua obra, mas justamente no terreno que fica entre o texto e seu leitor.
OZ, A. De amor e trevas. São Paulo: Cia. das Letras, 2005 (fragmento).
A progressão temática de um texto pode ser estruturada por meio de diferentes recursos coesivos, entre os quais se destaca a pontuação. Nesse texto, o emprego dos dois pontos caracteriza uma operação textual realizada com a finalidade de
a) comparar elementos opostos.
b) relacionar informações gradativas.
c) intensificar um problema conceitual.
d) introduzir um argumento esclarecedor.
e) assinalar uma consequência hipotética.
Resolução:
Alternativa “d”
No texto em questão, o uso de dois-pontos tem a função de explicar ou esclarecer.
Por Warley Souza
Professor de Gramática
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SOUZA, Warley.
"Dois-pontos (:)"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/doispontos.htm. Acesso em 18 de maio
de 2022.
Na oração: Cabe aos envolvidos no processo de escolarização questionar: Quais são suas histórias, seus saberes, seus sonhos? A pronome QUAIS deve ser com "q" maiúsculo ou minúsculo?