Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 informações sobre a Quarta Revolução Industrial

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Você já ouviu falar sobre o tema Quarta Revolução Industrial? Acredito que, neste período de dificuldades, incertezas e insegurança da humanidade, é importante tentar olhar para quais tendências possuem mais força para o futuro ou quais comportamentos devem ser impactados com as novas tecnologias.

Neste artigo você não vai se tornar um especialista no assunto – e com certeza debateremos mais sobre ele em conteúdos futuros –, mas podemos apresentar de forma simples qual deve ser sua mentalidade para iniciar um projeto, aplicativo ou sua startup.

Leia também: 4 possibilidades de negócio pós-crise

1. Onde nasceu e quem inventou?

O professor alemão Klaus Schwab lançou em 2016 o livro "A Quarta Revolução Digital”, no qual aborda a revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Tendo em vista a sua complexidade, essa transformação será maior que qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado por meio de tecnologias disruptivas, como robótica, realidade aumentada, inteligência artificial, nanotecnologia, Big Data, impressão 3D, biologia sintética e Internet of Things. É importante ressaltar que muitas dessas tecnologias estão ainda em fase inicial e longe de alcançar todo o seu potencial, mas, avaliando o cenário final, é possível enxergar muitas evoluções.

2. Internet of Things (IoT) | Internet das Coisas

IoT é um dos principais pilares (mas não o único) dessa revolução. De forma resumida, vamos apresentar seu conceito de acordo com Ronan Dunne, presidente da Verizon: “no século 20, a quarta revolução industrial irá borrar as linhas entre o que é físico e digital. Tudo que pode ser conectado será conectado. Alguns chamam de era ciberfísica”.

Tente imaginar todos os equipamentos conectando-se com a internet, sua geladeira, sofá, carro, mesa, roupas, etc. Para dar a visão mais correta do impacto, hoje, quando você sai na rua, apenas seu celular está conectado com a internet. O que vai acontecer quando todos os seus objetos estiverem on-line, quantas informações podem ser recebidas? E o que deve acelerar esse processo é o 5G. A quinta geração de tecnologia sem fio tem o potencial de, sintonizando um punhado de tecnologias, transformar indústrias de todos os setores.

O 5G é uma promessa de completa revolução nas telecomunicações.
O 5G é uma promessa de completa revolução nas telecomunicações.

3. Mercado de trabalho

Toda revolução tem ganhadores e perdedores, ou seja, será necessária uma adaptação da humanidade nesse processo todo. É muito importante investir em educação, estruturando o ensino de ciências e matemática com base em novos valores, assim como preparar o profissional para uma visão mais empreendedora, e não apenas operacional. De acordo com estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial 2016, denominado Futuro do Trabalho, praticamente dois terços das crianças que ingressam no ensino primário irão trabalhar em empregos que não existem hoje.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4. Vídeo What is the Fourth Industrial Revolution? | CNBC Explains (O que é a Quarta Revolução Industrial? | CNBC explica)

Acredito que imagens possam valer mais que palavras neste artigo, portanto selecionei alguns vídeos que  explicam de forma simples a definição e principais conceitos da Quarta Revolução Industrial, mas lembre-se de que estamos apenas apresentando o tema, precisaremos de outros conteúdos para nos aprofundarmos mais.

Leia também: 5 formas de entender o empreendedorismo para jovens

5. Vídeo A Quarta Revolução Industrial | Fórum Econômico Mundial

Essa é a visão da Quarta Revolução Industrial conforme o Fórum Econômico Mundial, onde literalmente ela foi apresentada para o mundo e impactou a mente de diversos empreendedores, empresários e líderes que começaram a buscar entender mais o futuro da humanidade.

Obs.: Para os vídeos que não apresentam legenda, basta acionar a legenda automática do Youtube. Se souber inglês, é uma ótima oportunidade para praticar! #tamojunto

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.