Topo
pesquisar

Federação dos Estados da Micronésia

Geografia

Localizada na Oceania, a Federação dos Estados da Micronésia é um país formado por mais de 600 ilhas no Oceano Pacífico. A nação, pouco desenvolvida economicamente, necessita de ajuda estrangeira.
Bandeira da Federação dos Estados da Micronésia
Bandeira da Federação dos Estados da Micronésia
PUBLICIDADE

A Federação dos Estados da Micronésia é um país da Oceania formado por mais de 600 ilhas no Oceano Pacífico. O território nacional não possui fronteiras terrestres, sendo que os países mais próximos são as Ilhas Marshall (a nordeste), Papua Nova Guiné (ao sul), Nauru (a sudeste) e Palau (a oeste).

Com extensão territorial de apenas 702 quilômetros quadrados, a Federação dos Estados da Micronésia está dividida em quatro estados: Chuuk, Korae, Yap e Pohnpei, que abriga a capital, a cidade de Palikir. O país apresenta relevo montanhoso e clima tropical, com temperaturas elevadas na maior parte do ano.

A população nacional é composta por aproximadamente 111,1 mil habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 158,2 habitantes por quilômetro quadrado. Parte dos habitantes é afetada por alguns problemas socioeconômicos, como analfabetismo e baixa renda per capita. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU) (https://brasilescola.uol.com.br/geografia/onu.htm), o país ocupa o 103° lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,614.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A economia da Federação dos Estados da Micronésia é pouco desenvolvida e os recursos naturais do país são limitados, necessitando de ajuda estrangeira, em especial dos Estados Unidos da América (EUA), que fornecem combustíveis. A agricultura de subsistência e a pesca são as principais atividades econômicas.


Brasão de Armas da Federação dos Estados da Micronésia


Dados da Federação dos Estados da Micronésia:

Localização: Oceania.

Extensão territorial: 702 km².

Capital: Palikir. 

Clima: Equatorial.

Governo: República presidencialista.

Divisão administrativa: 4 estados.

Idiomas: Inglês e línguas regionais.

Religião: Cristianismo 94,8% (católicos 62,1%, protestantes 32,7%), crenças tradicionais 2,8%, outras 1,6%, sem religião e ateísmo 0,8%.

População: 111.101 habitantes (Homens: 56.648; Mulheres: 54.453).

Densidade demográfica: 158,2 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 0,3%.

População urbana: 22,7%.

População rural: 77,3%.

Domicílios com acesso a água potável: 95%.

Esperança de vida ao nascer: 69 anos.

Taxa de mortalidade infantil: 32 para cada mil nascidos vivos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,614 (médio).

Moeda: Dólar americano.

Produto Interno Bruto (PIB): 257 milhões de dólares.

PIB per capita: 2.434 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, ONU.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Federação dos Estados da Micronésia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/federacao-dos-estados-micronesia.htm. Acesso em 19 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola