close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspectos físicos da Oceania

Os aspectos físicos da Oceania são bastantes diversos, o continente possui uma extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados.

Litoral de Papua Nova Guiné
Litoral de Papua Nova Guiné
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Com extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados, correspondendo a 5,8% das áreas continentais, a Oceania é o menor continente terrestre. Essa região é formada por 14 países: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

A Austrália ocupa cerca de 90% da porção continental, os outros países são formados por ilhas e atóis no Oceano Pacífico, sendo que a maioria é de origem vulcânica. Essas ilhas estão divididas em três grupos: Polinésia (no extremo leste), Melanésia (porção central) e Micronésia (porção norte).

O relevo da Oceania é caracterizado pela grande diversidade de formações, onde é possível detectar unidades geomorfológicas como, por exemplo, a cordilheira australiana e as cadeias de montanhas. A Austrália possui extensas áreas de formação planáltica muito antiga. Esse país também abriga montanhas (nas porções leste e sudeste), conhecidas como os Alpes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Oceania é o único continente que possui países nos quatro hemisférios da Terra – Setentrional, Meridional, Ocidental e Oriental. As principais Zonas Climáticas que o continente ocupa são a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e a Zona Glacial Antártica) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer).

Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas. A fauna é representada pelos cangurus, coalas, ornitorrinco, entre outros.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Oceania - Continentes - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Aspectos físicos da Oceania "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-fisicos-oceania.htm. Acesso em 17 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Por que se chama Mar Tenebroso

Por FELIPE ZINGEREVITZ DE MOURA sc159891
Responder
Ver respostas

quais são os fatores de identidade populacionais e oq são cada um deles?

Por (a1653) Mafalda Melo
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Estude agora


Maria Quitéria (1792-1853)

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Maria Quitéria (1792-1853). Confira também, no nosso...

Alerta vermelho do clima: aquecimento global e mudanças climáticas em 2021

Assista à videoaula e descubra o que é IPCC. Conheça os principais pontos do relatório divulgado pelas Nações...