Topo
pesquisar

Riqueza mineral da Oceania

Geografia

A Oceania possui uma grande riqueza mineral, a Austrália, por exemplo, abriga expressivas jazidas de ouro, ferro, chumbo, cobre, bauxita e manganês.
PUBLICIDADE

Menor continente terrestre em extensão territorial, com aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados, a Oceania possui 36,6 milhões de habitantes, que estão distribuídos em 14 países, sendo que a maioria habita a Austrália.

Essa porção do globo possui grandes reservas de recursos minerais. O solo do território australiano, por exemplo, abriga expressivas jazidas de ouro, bauxita, minério de ferro, chumbo, cobre e manganês. Esses minerais são explorados em larga escala e exportados para o Japão e países da União Europeia. Quanto à fonte energética, o país apresenta reservas de carvão mineral.

A Nova Zelândia, segundo país mais desenvolvido economicamente da Oceania, detém jazidas de petróleo, gás natural e carvão. Outro grande destaque do continente é Nauru, cuja economia baseia-se na produção de fosfato. No entanto, estima-se que, caso seja mantido o ritmo de exploração, esse minério se esgotará em menos de 30 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros países da Oceania que têm na mineração uma importante atividade econômica são:

- Ilhas Salomão: abriga jazidas de ouro, prata, cobre, fosfato, asbesto e bauxita.

- Papua Nova Guiné: possui reservas de ouro, cobre e petróleo.

- Fiji: ouro e cobre.

- Estados Federados da Micronésia: grandes jazidas de fosfato.
 


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Oceania - Continentes - Geografia - Brasil Escola

 A Oceania possui grandes jazidas de cobre
A Oceania possui grandes jazidas de cobre

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Riqueza mineral da Oceania "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/riqueza-mineral-oceania.htm. Acesso em 12 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola