Topo
pesquisar

Países da Oceania

Geografia

Os países da Oceania são as nações que estão localizadas no Oceano Pacífico. Juntos, esses países constituem o menor continente do planeta.
PUBLICIDADE

Os países da Oceania são as nações que fazem parte da Oceania, um dos cinco continentes do mundo e também o menor deles, com aproximadamente 8,9 milhões de km2. Esses países são também conhecidos como o “Novíssimo Mundo” por terem sido descobertos após a conquista do Novo Mundo (América) pelos europeus. A Oceania é constituída por 14 Estados soberanos e não possui nenhuma fronteira terrestre entre seus países.

Lista de países da Oceania e capitais
 

  1. Austrália (Capital: Camberra)
  2. Estados Federados da Micronésia (Capital: Palikir)
  3. Fiji (Capital: Suva)
  4. Ilhas Marshall (Capital: Majuro)
  5. Ilhas Salomão (Capital: Honiara)
  6. Kiribati (Capital: Tarawa do Sul)
  7. Nauru (Capital: Yaren)
  8. Nova Zelândia (Capital: Wellington)
  9. Palau (Capital: Ngerulmud)
  10. Papua-Nova Guiné (Capital: Port Moresby)
  11. Samoa (Capital: Apia)
  12. Tonga (Capital: Nuku'alofa)
  13. Tuvalu (Capital: Funafuti )
  14. Vanuatu (Capital: Port Vila)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O caso da Indonésia

A Indonésia é considerada um país transcontinental, localizada entre o Sudeste Asiático e a Austrália, portanto, para alguns, é considerada também uma nação da Oceania.

Leia também: Países da Europa

Mapa dos países da Oceania

Os países que formam a Oceania estão localizados entre os oceanos Pacífico e Índico, na zona intertropical e temperada do sul. (Fonte: IBGE)
Os países que formam a Oceania estão localizados entre os oceanos Pacífico e Índico, na zona intertropical e temperada do sul. (Fonte: IBGE)

Regiões da Oceania

A Oceania é dividida em 4 regiões:

Australásia


A Australásia é a região da Oceania que abrange os territórios da Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné (Ilha no Sudoeste do Pacífico onde se encontra Papua Nova Guiné) e algumas ilhas próximas à Indonésia. É uma região rica em biodiversidade, repleta de espécies endêmicas tanto na fauna quanto na flora.

Melanésia


A Melanésia é a região da Oceania que abrange os territórios das Ilhas Molucas, Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu, Noca Caledônia e Fiji. O nome dessa região por vezes está relacionado à cor da pele dos habitantes de lá, visto que Melanésia significa “ilhas negras”. Nessa região, são faladas diversas línguas nativas como o fijiano e o motu.

Micronésia


A Micronésia é a região da Oceania que abrange uma área a leste das Filipinas e a norte da Melanésia, compreendendo os territórios de Palau, Kiribati, Estados da Micronésia, Ilhas Marshall e Nauru. A região é também formada por diversas ilhas que dividem-se em sete territórios. Na Micronésia, os habitantes falam línguas austronésias.

Polinésia


A Polinésia é a região da Oceania que compreende as ilhas no sul do Oceano Pacífico, abrangendo o território de três países: Samoa, Tonga e Tuvalu. Parte dessas ilhas foram originadas por meio de atividades vulcânicas. Devido à colonização, parte das ilhas pertencem aos Estados Unidos.

Leia também: Países que menos possuem água potável

Curiosidades sobre os países da Oceania

A Oceania é um dos continentes mais procurados quando o assunto é “lugares paradisíacos”. Os países apresentam litorais de tirar o fôlego, com mares de água transparente. Muitos destinos fazem parte do imaginário de muitos casais quando planejam seus casamentos. Outros atraem turistas que gostam de estar em contato com a natureza e que procuram aventuras radicais. Por conta da localização desses países, muitos turistas dirigem-se até a Oceania para passar suas férias.

  • Austrália

Lago Hillier, conhecido como lago rosa, localizado na Austrália Ocidental.
Lago Hillier, conhecido como lago rosa, localizado na Austrália Ocidental.

A Austrália é um país considerado como continente-ilha devido ao seu isolamento. A fronteira com outros países é marítima. O país tem a área de aproximadamente 7.692.024 km² e a população estimada em 25.080.200 habitantes. A capital do país, ao contrário do que muitos pensam, não é Sidney, mas sim Camberra.

Considerado um país bastante desenvolvido, a Austrália apresenta o terceiro maior índice de desenvolvimento humano do mundo. Além disso, é um dos países mais secos do mundo. Cerca de três quartos do país encontram-se dentro de um deserto ou regiões semiáridas.

Leia também: Países com deficit demográfico

  • Nova Zelândia

Ilha de Urupukapuka na Nova Zelândia.
Ilha de Urupukapuka na Nova Zelândia.

A Nova Zelândia é um país formado por duas áreas continentais principais, as Ilhas do Norte e do Sul, além de algumas ilhas de menor extensão. O país é isolado geograficamente e possui fronteira marítima com outros países. A biodiversidade do país é bastante particular, visto que até o momento da colonização não havia mamíferos no território da Nova Zelândia. O país era tomado por aves.

A Nova Zelândia ocupa uma área de aproximadamente 268.680 km2 e possui cerca de 4.908.420 habitantes. Considerado um país extremamente desenvolvido e industrializado, a Nova Zelândia possui elevados índices de desenvolvimento humano. No país, os índices de corrupção são quase nulos. O inglês é o idioma predominante. As paisagens de lá já serviram de palco para gravações de famosos filmes, como Senhor dos Anéis e O Hobbit.

  • Fiji

Ilha Náufrago localizada em Mamanucas em Fiji.
Ilha Náufrago localizada em Mamanucas em Fiji.

Fiji é um país composto por ilhas de origem vulcânica, no total de 332 ilhas situadas no Oceano Pacífico. Desse total de ilhas, cerca de um terço não é habitado e as duas principais são: Ilha Viti Levu e Vanua Levu. O país foi colonizado pelos britânicos e tornou-se independente em 1970.

O país é repleto de recursos naturais, que são os principais combustíveis de sua economia. A cana-de-açúcar é o principal produto cultivado e exportado no país. A exportação somada ao turismo fazem de Fiji uma das economias mais desenvolvidas do Pacífico.

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia 

A Oceania é um continente composto por 14 Estados Soberanos.
A Oceania é um continente composto por 14 Estados Soberanos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Países da Oceania"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-oceania.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola