Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Países da Oceania

Os países da Oceania são as nações que estão localizadas no Oceano Pacífico. Juntos, esses países constituem o menor continente do planeta.

A Oceania é um continente composto por 14 Estados Soberanos.
A Oceania é um continente composto por 14 Estados Soberanos.
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os países da Oceania são as nações que fazem parte da Oceania, um dos cinco continentes do mundo e também o menor deles, com aproximadamente 8,9 milhões de km2. Esses países são também conhecidos como o “Novíssimo Mundo” por terem sido descobertos após a conquista do Novo Mundo (América) pelos europeus. A Oceania é constituída por 14 Estados soberanos e não possui nenhuma fronteira terrestre entre seus países.

Tópicos deste artigo

Lista de países da Oceania e capitais
 

  1. Austrália (Capital: Camberra)
  2. Estados Federados da Micronésia (Capital: Palikir)
  3. Fiji (Capital: Suva)
  4. Ilhas Marshall (Capital: Majuro)
  5. Ilhas Salomão (Capital: Honiara)
  6. Kiribati (Capital: Tarawa do Sul)
  7. Nauru (Capital: Yaren)
  8. Nova Zelândia (Capital: Wellington)
  9. Palau (Capital: Ngerulmud)
  10. Papua-Nova Guiné (Capital: Port Moresby)
  11. Samoa (Capital: Apia)
  12. Tonga (Capital: Nuku'alofa)
  13. Tuvalu (Capital: Funafuti )
  14. Vanuatu (Capital: Port Vila)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O caso da Indonésia

A Indonésia é considerada um país transcontinental, localizada entre o Sudeste Asiático e a Austrália, portanto, para alguns, é considerada também uma nação da Oceania.

Leia também: Países da Europa

Mapa dos países da Oceania

Os países que formam a Oceania estão localizados entre os oceanos Pacífico e Índico, na zona intertropical e temperada do sul. (Fonte: IBGE)
Os países que formam a Oceania estão localizados entre os oceanos Pacífico e Índico, na zona intertropical e temperada do sul. (Fonte: IBGE)

Regiões da Oceania

A Oceania é dividida em 4 regiões:

Australásia


A Australásia é a região da Oceania que abrange os territórios da Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné (Ilha no Sudoeste do Pacífico onde se encontra Papua Nova Guiné) e algumas ilhas próximas à Indonésia. É uma região rica em biodiversidade, repleta de espécies endêmicas tanto na fauna quanto na flora.

Melanésia


A Melanésia é a região da Oceania que abrange os territórios das Ilhas Molucas, Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu, Noca Caledônia e Fiji. O nome dessa região por vezes está relacionado à cor da pele dos habitantes de lá, visto que Melanésia significa “ilhas negras”. Nessa região, são faladas diversas línguas nativas como o fijiano e o motu.

Micronésia


A Micronésia é a região da Oceania que abrange uma área a leste das Filipinas e a norte da Melanésia, compreendendo os territórios de Palau, Kiribati, Estados da Micronésia, Ilhas Marshall e Nauru. A região é também formada por diversas ilhas que dividem-se em sete territórios. Na Micronésia, os habitantes falam línguas austronésias.

Polinésia


A Polinésia é a região da Oceania que compreende as ilhas no sul do Oceano Pacífico, abrangendo o território de três países: Samoa, Tonga e Tuvalu. Parte dessas ilhas foram originadas por meio de atividades vulcânicas. Devido à colonização, parte das ilhas pertencem aos Estados Unidos.

Leia também: Países que menos possuem água potável

Curiosidades sobre os países da Oceania

A Oceania é um dos continentes mais procurados quando o assunto é “lugares paradisíacos”. Os países apresentam litorais de tirar o fôlego, com mares de água transparente. Muitos destinos fazem parte do imaginário de muitos casais quando planejam seus casamentos. Outros atraem turistas que gostam de estar em contato com a natureza e que procuram aventuras radicais. Por conta da localização desses países, muitos turistas dirigem-se até a Oceania para passar suas férias.

  • Austrália

Lago Hillier, conhecido como lago rosa, localizado na Austrália Ocidental.
Lago Hillier, conhecido como lago rosa, localizado na Austrália Ocidental.

A Austrália é um país considerado como continente-ilha devido ao seu isolamento. A fronteira com outros países é marítima. O país tem a área de aproximadamente 7.692.024 km² e a população estimada em 25.080.200 habitantes. A capital do país, ao contrário do que muitos pensam, não é Sidney, mas sim Camberra.

Considerado um país bastante desenvolvido, a Austrália apresenta o terceiro maior índice de desenvolvimento humano do mundo. Além disso, é um dos países mais secos do mundo. Cerca de três quartos do país encontram-se dentro de um deserto ou regiões semiáridas.

Leia também: Países com deficit demográfico

  • Nova Zelândia

Ilha de Urupukapuka na Nova Zelândia.
Ilha de Urupukapuka na Nova Zelândia.

A Nova Zelândia é um país formado por duas áreas continentais principais, as Ilhas do Norte e do Sul, além de algumas ilhas de menor extensão. O país é isolado geograficamente e possui fronteira marítima com outros países. A biodiversidade do país é bastante particular, visto que até o momento da colonização não havia mamíferos no território da Nova Zelândia. O país era tomado por aves.

A Nova Zelândia ocupa uma área de aproximadamente 268.680 km2 e possui cerca de 4.908.420 habitantes. Considerado um país extremamente desenvolvido e industrializado, a Nova Zelândia possui elevados índices de desenvolvimento humano. No país, os índices de corrupção são quase nulos. O inglês é o idioma predominante. As paisagens de lá já serviram de palco para gravações de famosos filmes, como Senhor dos Anéis e O Hobbit.

  • Fiji

Ilha Náufrago localizada em Mamanucas em Fiji.
Ilha Náufrago localizada em Mamanucas em Fiji.

Fiji é um país composto por ilhas de origem vulcânica, no total de 332 ilhas situadas no Oceano Pacífico. Desse total de ilhas, cerca de um terço não é habitado e as duas principais são: Ilha Viti Levu e Vanua Levu. O país foi colonizado pelos britânicos e tornou-se independente em 1970.

O país é repleto de recursos naturais, que são os principais combustíveis de sua economia. A cana-de-açúcar é o principal produto cultivado e exportado no país. A exportação somada ao turismo fazem de Fiji uma das economias mais desenvolvidas do Pacífico.

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia 

Escritor do artigo
Escrito por: Rafaela Sousa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Países da Oceania"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-oceania.htm. Acesso em 26 de maio de 2024.

De estudante para estudante