Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História da televisão

A televisão é um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente e sua criação se deu no início do século XX. Chegou ao Brasil na década de 1950 com a TV Tupi.

Televisão antiga
A televisão é um dos principais meios de comunicação existentes atualmente e surgiu por meio do trabalho de diversos inventores.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A história da televisão começou no início do século XX por meio de experimentos realizados por diferentes inventores. Seu desenvolvimento se deu graças a uma série de outros avanços tecnológicos que se estendiam desde o século XIX.

As primeiras transmissões de televisão começaram a ser realizadas na década de 1930 em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos. A popularização da televisão se deu a partir da década de 1950, nos Estados Unidos, mas aqui aconteceu somente na década de 1970. A primeira emissora de televisão do Brasil foi a TV Tupi, inaugurada em 1950.

Leia também: Telégrafo — equipamento que revolucionou a comunicação no século XIX

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a história da televisão

  • A televisão é um aparelho que permite a reprodução de imagens transmitidas instantaneamente por alguma torre de transmissão.

  • Atualmente é um dos principais meios de comunicação, estando presente na maioria dos domicílios do Brasil.

  •  As primeiras transmissões de televisão aconteceram ao longo da década de 1930 em diferentes nações europeias e nos Estados Unidos
  • A primeira transmissão em cores foi realizada nos Estados Unidos em 1954.

  • A primeira estação de televisão do Brasil foi a TV Tupi, fundada por Assis Chateaubriand, em 1950.

Invenção da televisão

A televisão é, sem dúvidas, uma das invenções mais significativas da história recente da humanidade, tornando-se o meio de comunicação mais importante do mundo na segunda metade do século XX. Seu surgimento não foi resultado exclusivo do esforço de uma pessoa, mas sim de uma série de avanços científicos que foram sendo conquistados aos poucos.

O ponto de partida foi a descoberta de que um elemento químico chamado selênio poderia ser usado para transmitir imagens em movimento. Esse feito foi realizado por Paul Nipkow, que, em 1884, inventou um disco cheio de pequenos furos que transmitia imagens quando a luz passava por eles. No entanto, para que isso fosse possível, a humanidade precisou descobrir as capacidades fotocondutoras do selênio.

Ao longo das primeiras décadas do século XX, pequenas experiências tiveram sucesso em transmitir imagens a distância, como foram os casos dos experimentos de Arbwhnett, em 1906; Boris Rosing, em 1907; John Logie Baird, em 1920; Vladimir Zworykin, em 1923; Phil Farnworth, em 1927; entre outros.

John Logie Baird é conhecido por ter realizado a primeira transmissão de televisão transatlântica da história, quando transmitiu imagens da Inglaterra aos Estados Unidos. O modelo que consolidou as televisões, no entanto, se baseou no que foi desenvolvido por Phil Farnsworth, em 1927. O modelo de Farnsworth permitiu o surgimento da televisão eletrônica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Popularização da televisão

As transmissões televisivas começaram a ser realizadas na década de 1930, com destaque para a BBC com uma transmissão internacional, o que, para os padrões da época, era considerado uma transmissão de alta definição. Nesse momento, claro, o acesso às transmissões era bastante limitado, pois poucas pessoas tinham televisão.

Transmissões também foram realizadas em outros países da Europa, como a Alemanha e a França, e, no caso dos Estados Unidos, a primeira transmissão aconteceu em 1939. A União Soviética também realizou sua primeira transmissão televisiva nesse período, concretizando-a em 1938. Com o início da Segunda Guerra Mundial, o único país europeu a manter suas transmissões de televisão foi a Alemanha.

Após a Segunda Guerra Mundial, o período do auge da economia norte-americana permitiu que a televisão se consolidasse como um bem de consumo acessível a diversas camadas da sociedade norte-americana, em especial as classes médias. Esse desenvolvimento econômico fez com que a televisão se tornasse um bem de consumo comum, e, em 1962, cerca de 90% dos lares norte-americanos possuíam um aparelho.|1|

A popularização da televisão nos Estados Unidos passou diretamente pela sua transformação em meio de comunicação de massa e pela busca por patrocinadores que garantiam o financiamento das atrações transmitidas. As transmissões televisivas reforçavam os padrões culturais da sociedade norte-americana nas décadas de 1950 e 1960 e se baseavam na defesa do capitalismo, do consumo, do modelo tradicional de família, entre outros valores.

Inicialmente, a programação de televisão era formada inteiramente por programas apresentados ao vivo, e, até a década de 1950, as transmissões televisivas eram todas em preto e branco, sendo que a primeira transmissão em cores aconteceu nos Estados, em 1954, e se popularizou no planeta entre as décadas de 1960 e 1970.

Leia também: Quando ocorreu a primeira exibição de cinema no Brasil?

Televisão no Brasil

A chegada da televisão ao Brasil se deu na década de 1950, sendo um feito realizado pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand. Esse jornalista, fundador e proprietário da Diários Associados, uma empresa responsável por veículos de comunicação impressa e por rádio, decidiu fundar a Rede Tupi de Televisão, conhecida como TV Tupi, em 18 de setembro de 1950.

A TV Tupi foi a primeira estação de televisão da América do Sul e era transmitida na cidade de São Paulo, no canal 3. Para incentivar o negócio em que estava investindo, Assis Chateaubriand comprou 200 televisores e os trouxe para o Brasil. Alguns desses aparelhos foram instalados pela cidade de São Paulo para que a população pudesse ter acesso às transmissões da TV Tupi.

A primeira transmissão se iniciou às 17h30 do dia mencionado e contou com uma frase de abertura anunciada por Sonia Maria Dorce, com seis anos de idade na ocasião. A frase era: “Boa noite. Está no ar a televisão brasileira”. Em 20 de janeiro de 1951, a televisão chegou ao Rio de Janeiro por meio da TV Tupi Rio de Janeiro.

Oficialmente, a televisão em cores só chegou aqui no início da década de 1970, mas, em 1962, foram realizados testes com uma transmissão em cores pela TV Excelsior. Testes também foram realizados pela TV Globo, em 1967, e a primeira transmissão oficial em cores em nosso país aconteceu somente no dia 19 de fevereiro de 1972, com imagens transmitidas do Rio Grande do Sul.

A televisão somente se popularizou significativamente no Brasil durante a década de 1970, quando uma parte da população passou a ter acesso ao eletrônico. Atualmente, a televisão é um dos principais meios de comunicação e de entretenimento da população brasileira, e uma pesquisa de 2018 apontou que somente 2,8% dos domicílios no país não tinham uma.|2|

Notas

|1| PURDY, Sean. O século americano. In.: KARNAL, Leandro (org.). História dos Estados Unidos. São Paulo: Contexto, 2018, p. 232.

|2| Apenas 2,8% das casas no Brasil não tem acesso à televisão, diz pesquisa do IBGE. Para acessar, clique aqui.

 

Por Daniel Neves
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "História da televisão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/breve-historia-televisao.htm. Acesso em 25 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas