Whatsapp

Período Paleolítico

História Geral

PUBLICIDADE

O Paleolítico é o primeiro período da Pré-História. Os primeiros grupos humanos procuravam adaptar-se ao ambiente em que viviam e buscavam a sobrevivência por meio da caça de animais, pesca de peixes nos rios e colheita de vegetais e frutos disponíveis por onde passavam. Os primeiros seres humanos eram nômades e estavam em constante deslocamento, fugindo das intempéries da natureza ou de animais selvagens, como também em busca de espaço que pudesse fornecer alimentos ou proteção para o momento. A principal transformação ocorrida nesse período foi a descoberta do fogo.

Leia também: Arte da Pré-História nos períodos Paleolítico e Neolítico

Divisão da Pré-História

Apesar de questionada pela historiografia recente, a divisão da Pré-História auxilia na compreensão dos vários momentos vividos pelos humanos primitivos desde o seu surgimento na Terra até a formação das primeiras civilizações da Antiguidade Oriental. Essa divisão permite a localização das ações dos hominídeos ao longo do tempo. Ao acompanhar esses momentos, percebemos as transformações nas relações entre homem e natureza no decorrer dos anos.

A Pré-História é dividida da seguinte forma:

  • Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo.

  • Neolítico: os hominídeos tornaram-se sedentários, iniciando a prática da agricultura.

  • Idade dos Metais: é marcada pelo uso do metal no cotidiano dos primeiros grupos humanos, com a produção de armas para combater animais ferozes ou grupos inimigos.

Características do Paleolítico

Os hominídeos viviam da caça, da pesca e da coleta de vegetais e frutas disponíveis na natureza. Eles eram nômades, ou seja, estavam em constante deslocamento, e não tinham lugar fixo para morar, pois eram vulneráveis aos fenômenos naturais. A descoberta e o controle do fogo permitiram o aquecimento com relação ao frio, espantar animais silvestres e assar os alimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Períodos do Paleolítico

O Paleolítico é chamado também de Período da Pedra Lascada, pois os hominídeos utilizavam as pedras que estavam à sua disposição para afiar suas lanças ou criar objetos cortantes, que facilitavam a caça de animais e a colheita de frutos. O Paleolítico foi dividido em três fases (Inferior, Médio e Superior).

Pontas de pedras utilizadas pelos hominídeos como ferramentas ou instrumentos de trabalho. [1]
Pontas de pedras utilizadas pelos hominídeos como ferramentas ou instrumentos de trabalho. [1]
  • Paleolítico Inferior (2,5 milhões de anos a 250 mil anos a.C.)

É o período mais antigo da Pré-História. Os primeiros hominídeos eram dependentes do meio em que viviam e precisavam se adaptar para poder sobreviver. Usavam pedras lascadas para fabricar objetos necessários para o seu cotidiano. A caça era uma prática corriqueira, e a carcaça dos animais era consumida na sua totalidade. A carne matava a fome, e a pele servia de cobertor para os dias mais frios. Os ossos eram usados como amuletos ou como instrumentos de corte.

Nesse período aconteceu a primeira divisão do trabalho da História. Os homens eram responsáveis pela caça, pesca e a segurança dos grupos, enquanto as mulheres cuidavam das crianças e da coleta de vegetais e frutos.

  • Paleolítico Médio (250 mil anos a 50 mil anos a.C.)

No Paleolítico Médio, ocorreram significativas mudanças na vida dos primeiros grupos humanos, principalmente após a descoberta do fogo e o seu controle. O fogo foi utilizado para iluminar o interior das cavernas, espantar animais silvestres e assar a carne dos animais caçados. As relações sociais solidificaram-se, pois os grupos reuniam-se em torno da fogueira.

Outra característica desse período foi o surgimento das primeiras manifestações religiosas, principalmente na morte de um dos integrantes do grupo. O corpo era enterrado com as vestes e objetos de cerâmica, o que denota o início de ritos relacionados com a morte. As práticas religiosas tornaram-se frequentes e motivo de pertencimento entre os integrantes dos grupos.

  • Paleolítico Superior (50 mil anos a 12 mil anos a.C.)

As experiências adquiridas nos períodos anteriores deram aos hominídeos conhecimento sobre o ambiente em que viviam, o que tornou suas ações mais eficientes. A caça continuava uma prática corriqueira, e os hominídeos conseguiam construir armadilhas e capturar animais de grande porte, como o mamute.

As mudanças climáticas desse período motivaram transformações na vida dos hominídeos. A glaciação fez com que esses grupos ficassem mais tempo nas cavernas. A luz do fogo iluminava o seu interior e aquecia do frio. Foi nesse momento que a pintura rupestre tornou-se prática corriqueira.

Importantes transformações do Paleolítico

A descoberta do fogo foi muito importante. [2]
A descoberta do fogo foi muito importante. [2]

A descoberta do fogo transformou a vida dos hominídeos, pois, a partir disso, eles puderam ficar nas cavernas com segurança e se aquecer do frio. Além disso, o fogo assava os alimentos e espantava os animais silvestres.

Outra transformação importante no Paleolítico foi o uso da pedra lascada. As experiências adquiridas a partir da vivência deram aos hominídeos conhecimento sobre a melhor maneira de caçar, pescar e colher. Ao lascarem as pedras, os instrumentos utilizados no dia a dia se tornavam mais eficazes. As lanças ficaram pontiagudas, o que favorecia os ataques dos primeiros grupos humanos quando caçavam animais.

Arte no Paleolítico

Os primeiros registros da pintura rupestre são do Paleolítico. Ao se estabelecerem nas cavernas, seja para se proteger do frio, seja como abrigo provisório, os hominídeos desenhavam nas paredes os animais capturados em uma caça ou os que eles desejavam caçar. Essas pinturas eram feitas a partir de sangue de animais ou folhas e flores. A arte rupestre é a principal fonte de informações sobre a Pré-História.

As pinturas representam os seres humanos de forma isolada ou realizando atividades do cotidiano. Os animais representados nas paredes das cavernas eram aqueles que os hominídeos conseguiam capturar durante as caças ou aqueles que os atacavam. Outra característica da arte rupestre é a religiosidade. Algumas pinturas representam os primeiros rituais religiosos praticados no Paleolítico.

Veja também: Aspectos importantes sobre a arte na Pré-História

Exemplo de pintura rupestre.[3]
Exemplo de pintura rupestre.[3]

Resumo sobre o Paleolítico

  • O Paleolítico foi o primeiro período da Pré-História, no qual os hominídeos caçavam, pescavam e colhiam o que estava à sua disposição na natureza.

  • Vivência em grupo para proteção e segurança.

  • Os primeiros hominídeos eram nômades, ou seja, não tinham lugar fixo para morar.

  • A descoberta do fogo deu proteção para os hominídeos, calor nos dias frios e novo sabor para os alimentos.

  • A arte rupestre era feita nas paredes das cavernas e representava o cotidiano dos primeiros grupos humanos.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Assinale a alternativa que corretamente caracteriza a arte primitiva no Paleolítico.

A) As pinturas eram feitas nos corpos dos hominídeos como sinal de pertencimento ao grupo.

B) Pedaços de árvores eram afixados nas paredes das cavernas como lembranças por onde os primeiros grupos passaram.

C) As pinturas rupestres eram feitas nas cavernas e representavam seres humanos e animais que compunham o cotidiano dos hominídeos.

D) Os hominídeos desenhavam na pele dos animais capturados para demarcar a sua propriedade.

Resolução

Alternativa C. A descoberta do fogo propiciou aos hominídeos habitarem as cavernas com segurança e aquecidos do frio. As paredes eram utilizadas para retratar os acontecimentos vividos por esses grupos humanos e esboçam também os primeiros ritos religiosos.

Questão 2 - É o período mais antigo do Paleolítico e caracteriza-se pela primeira divisão dos grupos humanos. Estamos falando do:

A) Paleolítico Inferior.

B) Neolítico.

C) Paleolítico Superior.

D) Paleolítico Médio.

Resolução

Alternativa A. O Paleolítico Inferior é caracterizado pela primeira divisão do trabalho. Os homens eram responsáveis pela caça e pesca, enquanto as mulheres se encarregavam da colheita dos frutos e vegetais.

Créditos das imagens

[1] mario cesar mendonça gomes from Itatiba (SP), Brasil / Commons

[2] Thiago Kenzo Hokazono De Conti / Commons

[3] AgredaVillarroel / Commons

 

Por Carlos César Higa
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HIGA, Carlos César. "Período Paleolítico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/paleolitico.htm. Acesso em 04 de março de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Descreva o cotidiano dos homens durante o Período Paleolítico.

Questão 2

Qual foi a maior descoberta desse tempo? E quais as implicações da mesma para o cotidiano humano.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique para saber mais a respeito da arte na Pré-História. Entenda o que era, como era produzida, qual era o seu propósito e os principais exemplos conhecidos.
Veja como a descoberta dos metais transformou a vida dos hominídeos. Conheça os metais usados e seu uso nos combates durante a Idade dos Metais.
Pré-História, História, Teoria da História, Neolítico, Paleolítico, Nomadismo, domínio das técnicas agrícolas, criação do Estado, visão histórica preconceituosa.
As importantes conquistas das primeiras civilizações e as grandes transformações no clima e na vegetação, tudo isso e muito mais você encontra aqui. Clique e saiba mais!
A Pré-História é uma época marcada pelos primeiros desafios do homem na Terra.