O hipertexto é uma forma de organização textual que apresenta informações de forma não linear por meio de hiperlinks, permitindo conexões entre diferentes conteúdos, como textos, imagens e vídeos. Suas principais características incluem a não linearidade, interatividade, multimodalidade e conectividade, tornando a leitura mais dinâmica e personalizada. Ele está presente em ambientes digitais, como sites, enciclopédias e redes sociais, facilitando o acesso e a ampliação do conhecimento.
A criação de um hipertexto envolve a escolha de um tema, planejamento da estrutura, inserção de links contextualizados e uso de mídias diversas. Diferencia-se da hipermídia, que inclui múltiplos formatos de mídia conectados por links, e da intertextualidade, que se dá por referências e citações sem o uso de links. Na educação, auxilia na aprendizagem ao oferecer múltiplos caminhos de exploração, enquanto no jornalismo digital permite aprofundar informações e fornecer contexto por meio de links para conteúdos relacionados.
Leia também: Intertextualidade — a relação estabelecida entre dois ou mais textos
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o hipertexto
- 2 - Videoaula sobre hipertexto
- 3 - O que é hipertexto?
- 4 - Quais as características do hipertexto?
- 5 - Exemplos de hipertexto
- 6 - Qual a função do hipertexto?
- 7 - Como fazer um hipertexto?
- 8 - Diferenças entre hipertexto e hipermídia
- 9 - Hipertextualidade e intertextualidade
- 10 - Hipertexto na educação
- 11 - Hipertexto e jornalismo
- 12 - Exercícios resolvidos sobre o hipertexto
Resumo sobre o hipertexto
- O hipertexto é uma forma de organização textual baseada na conexão entre diferentes conteúdos.
- Para interligar diferentes ideias e informações, links são usados no hipertexto.
- Esses links permitem que o leitor altere a rota de leitura que seguia, o que caracteriza o hipertexto como mais interativo.
- É muito usado em ambientes digitais e educacionais.
Videoaula sobre hipertexto
O que é hipertexto?
É um tipo de estrutura textual que permite a organização das informações apresentadas de maneira não linear, por meio de conexões entre diferentes blocos de conteúdo. Essas conexões são feitas por hiperlinks, que direcionam o leitor a outros textos, imagens e vídeos relacionados ao tema abordado.
Quais as características do hipertexto?
O hipertexto tem algumas características que o tornam facilmente reconhecível:
- Não linearidade: o texto não precisa ser lido do início ao fim, permitindo múltiplos caminhos de leitura no decorrer dele.
- Interatividade: o leitor se torna mais ativo no processo da leitura, escolhendo as rotas que seguirá e os links que vai acessar.
- Multimodalidade: o hipertexto combina diferentes linguagens, que vão desde o texto escrito, passando por imagens, áudios e vídeos.
- Conectividade: ele conecta e relaciona conteúdos diversos para ampliar o conhecimento de uma forma dinâmica.
Leia também: Linguagem verbal, não verbal e mista
Exemplos de hipertexto
O hipertexto está presente em diversos ambientes digitais, como sites e portais de notícias, enciclopédias virtuais, e-books interativos e redes sociais. Este artigo que você está lendo, por exemplo, é um exemplo de hipertexto, pois conta com diversos links que levam a outros assuntos similares.
Qual a função do hipertexto?
O hipertexto tem, principalmente, a função de facilitar o acesso, a navegação e a ampliação de informações em ambientes digitais, ajudando o leitor a relacionar diferentes conteúdos, explorando-os de forma dinâmica e personalizada. Isso permite que o leitor aprofunde o conhecimento por meio da interação e navegação entre diferentes conteúdos.

Como fazer um hipertexto?
Para isso, alguns passos são os mesmos da criação de textos tradicionais, mas outros são mais específicos. Veja:
1. Escolha o tema principal, que guiará a escrita, e crie o texto.
2. Planeje a estrutura do conteúdo, entendendo o que haverá no texto e que outros tópicos complementares podem ser relacionados a eles. Esses outros conceitos podem ser explicados em outros links.
3. Insira os links de forma contextualizada, isto é, no corpo do texto, em palavras ou expressões que indicam que o leitor pode ir para outra página obter mais informações.
4. Se possível, use mídias diversas, como imagens, vídeos, infográficos e áudios, para ampliar a experiência do leitor.
5. Não se esqueça de testar os links!
Diferenças entre hipertexto e hipermídia
Enquanto o hipertexto é um conjunto de textos ligados por links e que apresentam relação temática, a hipermídia é um conjunto de mídias ligadas por links. Em geral, o hipertexto pode ser composto apenas de textos escritos, sem necessariamente incluir outras mídias (mas podendo incluí-las para melhorar a experiência do leitor). Já as hipermídias envolvem formatos diversos de mídias, como textos, imagens, vídeos, áudios etc.
Hipertextualidade e intertextualidade
Enquanto a hipertextualidade é a característica de relacionar textos por meio de links, a intertextualidade diz respeito à característica de relacionar textos por meio de referências, citações ou alusões. Então, enquanto um hipertexto conecta diferentes textos em links na sua estrutura, a intertextualidade ocorre quando, em um texto, surge uma citação que faz alusão a outro texto.
Leia também: Tipos de intertextualidade — as formas de fazer menção a outro texto
Hipertexto na educação
O hipertexto pode ser muito bem explorado na educação, permitindo que o estudante navegue livremente por diferentes conteúdos para se apropriar melhor de algum assunto, explorando diferentes caminhos e acessando fontes complementares para isso. Porém, é necessário ter atenção para selecionar ou produzir um bom hipertexto, de modo que o estudante consiga chegar aos conteúdos que são pertinentes.
Hipertexto e jornalismo
No jornalismo digital, o hipertexto é usado como forma de apresentar mais informações a respeito de um caso. Em vez de oferecer um texto único e fechado, como no jornalismo impresso, o jornalismo digital permite que o leitor navegue entre diferentes conteúdos clicando em links que o direcionam a outras matérias, imagens e vídeos, possibilitando que o leitor compreenda melhor os fatos.
Exercícios resolvidos sobre o hipertexto
Questão 1
(Covest - Copset 2015 – Adaptada)
O hipertexto
Uma sociedade grafocêntrica, na qual o texto escrito está presente em várias situações sociais e cumpre papel significativo, exige dos falantes um grau cada vez maior de letramento, ou seja, de condições para participação efetiva nas práticas sociais que envolvem a escrita. Na chamada “era digital", o conceito de escrita se expandiu e não diz mais respeito apenas ao texto impresso. É necessário saber se relacionar com a escrita nas diversas mídias em que ela se faz presente. Em muitas delas, um tipo especial de texto circula: o hipertexto.
Por hipertexto entende-se o texto disponibilizado em espaço virtual que possibilita uma leitura não linear em função de sua organização em blocos de conteúdo que se conectam por nós ou elos hipertextuais (também conhecidos como links). A rigor, as habilidades mobilizadas para produzir ou ler um hipertexto são as mesmas que se utilizam para a leitura ou escrita de um texto convencional. No entanto, o hipertexto torna mais evidentes alguns desses processos, como o percurso realizado durante o planejamento e a elaboração do texto e a construção de sentidos pelo leitor.
Um texto escrito convencionalmente é a materialização de um processo de interação discursiva que exige do seu produtor atividades como pesquisa, seleção e articulação de dados e opiniões. Embora esse texto possa contar com alguns indícios desse processo de elaboração (como a hierarquização por meio de títulos e subtítulos, notas de rodapé, divisão em capítulos etc.), o hipertexto torna esse percurso mais evidente. Ele demanda de seu autor, desde o início, o desenho de um mapa de leitura, no qual se estabelece uma clara hierarquia entre informações centrais e secundárias, possibilidades de percursos distintos entre os blocos de conteúdo, conexões com textos externos, palavras-chave, para servir de elos hipertextuais, entre outros. Diante de um hipertexto, o leitor tem mais liberdade para escolher dentre os caminhos oferecidos pelo autor, em que aspectos aprofundar sua leitura, que blocos de conteúdo ignorar ou retomar, que sugestões de conexão externa acatar. Todas essas possibilidades, embora já estivessem colocadas pelo texto convencional, ampliam-se com o hipertexto.
Fonte: BARRETO, R. G. Português, 3º. Ano Ensino Médio. Ser protagonista. São Paulo: Edições SM. 2010, p. 356.
Considerando as ideias expressas no texto, analise o conteúdo das afirmações feitas a seguir.
A escrita do texto convencional teve, com o aparecimento do texto digital, sobretudo do hipertexto, uma extensão de suas potencialidades interpretativas.
( ) Certo ( ) Errado
As informações disponibilizadas no espaço virtual, entre outras vantagens, possibilitam uma leitura não linear, ou seja, uma leitura em blocos de conteúdo que se conectam por nós ou elos hipertextuais.
( ) Certo ( ) Errado
Resposta
Ambas as afirmações estão certas. Segundo o texto, o hipertexto expande as possibilidades de interpretação de um conteúdo, justamente por possibilitar uma leitura não linear.
Questão 2
(FGV 2013)
Embora existam muitos traços que definam o hipertexto, eles podem ser sintetizados em alinearidade e interatividade que ele propicia.
Sobre o hipertexto, assinale a afirmativa correta.
A) Devido a sua não-linearidade, a sequência de leitura dos conteúdos do hipertexto é definida unicamente pelo autor do texto.
B) Por apresentar uma sequência fixa de módulos, se algum deles não for acessado, a mensagem do texto como um todo não será compreendida.
C) Apesar de sua estrutura flexível, é construído para ser lido do início ao fim, num único caminho no interior do documento.
D) Por ser interativo, é usado de modo reativo, já que ao final de cada tela, o leitor é direcionado automaticamente para a próxima.
E) Apresenta grande concentração de informação, armazenada virtualmente e que só se materializa quando acessada pelo usuário.
Resposta
Alternativa E. O hipertexto interliga diferentes textos por meio dos hiperlinks, o que faz com que haja grande concentração de informação a partir dos caminhos que o leitor seguir traçando.
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2019.
JESUS, Sérgio Nunes de; FERRAREZI JUNIOR, Celso. (Orgs.). Figuras e tropos em contextos sociais. Curitiba: CRV, 2022.
DICIONÁRIO Priberam. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/.
VOCABULÁRIO Ortográfico da Língua Portuguesa. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: https://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario.