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Hipertexto

O hipertexto é um tipo de texto em que há hiperlinks que permitem ao leitor navegar por diferentes conteúdos. É útil para apresentar conteúdos educativos e jornalísticos.

Quadro com o conceito de hipertexto
O hipertexto conecta diversos conteúdos diferentes, permitindo que o leitor tenha uma experiência mais interativa.
Crédito da Imagem: Brasil Escola
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O hipertexto é uma forma de organização textual que apresenta informações de forma não linear por meio de hiperlinks, permitindo conexões entre diferentes conteúdos, como textos, imagens e vídeos. Suas principais características incluem a não linearidade, interatividade, multimodalidade e conectividade, tornando a leitura mais dinâmica e personalizada. Ele está presente em ambientes digitais, como sites, enciclopédias e redes sociais, facilitando o acesso e a ampliação do conhecimento.

A criação de um hipertexto envolve a escolha de um tema, planejamento da estrutura, inserção de links contextualizados e uso de mídias diversas. Diferencia-se da hipermídia, que inclui múltiplos formatos de mídia conectados por links, e da intertextualidade, que se dá por referências e citações sem o uso de links. Na educação, auxilia na aprendizagem ao oferecer múltiplos caminhos de exploração, enquanto no jornalismo digital permite aprofundar informações e fornecer contexto por meio de links para conteúdos relacionados.

Leia também: Intertextualidade — a relação estabelecida entre dois ou mais textos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o hipertexto

  • O hipertexto é uma forma de organização textual baseada na conexão entre diferentes conteúdos.
  • Para interligar diferentes ideias e informações, links são usados no hipertexto.
  • Esses links permitem que o leitor altere a rota de leitura que seguia, o que caracteriza o hipertexto como mais interativo.
  • É muito usado em ambientes digitais e educacionais.

Videoaula sobre hipertexto

O que é hipertexto?

É um tipo de estrutura textual que permite a organização das informações apresentadas de maneira não linear, por meio de conexões entre diferentes blocos de conteúdo. Essas conexões são feitas por hiperlinks, que direcionam o leitor a outros textos, imagens e vídeos relacionados ao tema abordado.

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Quais as características do hipertexto?

O hipertexto tem algumas características que o tornam facilmente reconhecível:

  • Não linearidade: o texto não precisa ser lido do início ao fim, permitindo múltiplos caminhos de leitura no decorrer dele.
  • Interatividade: o leitor se torna mais ativo no processo da leitura, escolhendo as rotas que seguirá e os links que vai acessar.
  • Multimodalidade: o hipertexto combina diferentes linguagens, que vão desde o texto escrito, passando por imagens, áudios e vídeos.
  • Conectividade: ele conecta e relaciona conteúdos diversos para ampliar o conhecimento de uma forma dinâmica.

Leia também: Linguagem verbal, não verbal e mista

Exemplos de hipertexto

O hipertexto está presente em diversos ambientes digitais, como sites e portais de notícias, enciclopédias virtuais, e-books interativos e redes sociais. Este artigo que você está lendo, por exemplo, é um exemplo de hipertexto, pois conta com diversos links que levam a outros assuntos similares.

Qual a função do hipertexto?

O hipertexto tem, principalmente, a função de facilitar o acesso, a navegação e a ampliação de informações em ambientes digitais, ajudando o leitor a relacionar diferentes conteúdos, explorando-os de forma dinâmica e personalizada. Isso permite que o leitor aprofunde o conhecimento por meio da interação e navegação entre diferentes conteúdos.

Home do site Brasil Escola, um exemplo de hipertexto.
A home do site Brasil Escola é um exemplo de hipertexto.

Como fazer um hipertexto?

Para isso, alguns passos são os mesmos da criação de textos tradicionais, mas outros são mais específicos. Veja:

1. Escolha o tema principal, que guiará a escrita, e crie o texto.

2. Planeje a estrutura do conteúdo, entendendo o que haverá no texto e que outros tópicos complementares podem ser relacionados a eles. Esses outros conceitos podem ser explicados em outros links.

3. Insira os links de forma contextualizada, isto é, no corpo do texto, em palavras ou expressões que indicam que o leitor pode ir para outra página obter mais informações.

4. Se possível, use mídias diversas, como imagens, vídeos, infográficos e áudios, para ampliar a experiência do leitor.

5. Não se esqueça de testar os links!

Diferenças entre hipertexto e hipermídia

Enquanto o hipertexto é um conjunto de textos ligados por links e que apresentam relação temática, a hipermídia é um conjunto de mídias ligadas por links. Em geral, o hipertexto pode ser composto apenas de textos escritos, sem necessariamente incluir outras mídias (mas podendo incluí-las para melhorar a experiência do leitor). Já as hipermídias envolvem formatos diversos de mídias, como textos, imagens, vídeos, áudios etc.

Hipertextualidade e intertextualidade

Enquanto a hipertextualidade é a característica de relacionar textos por meio de links, a intertextualidade diz respeito à característica de relacionar textos por meio de referências, citações ou alusões. Então, enquanto um hipertexto conecta diferentes textos em links na sua estrutura, a intertextualidade ocorre quando, em um texto, surge uma citação que faz alusão a outro texto.

Leia também: Tipos de intertextualidade — as formas de fazer menção a outro texto

Hipertexto na educação

O hipertexto pode ser muito bem explorado na educação, permitindo que o estudante navegue livremente por diferentes conteúdos para se apropriar melhor de algum assunto, explorando diferentes caminhos e acessando fontes complementares para isso. Porém, é necessário ter atenção para selecionar ou produzir um bom hipertexto, de modo que o estudante consiga chegar aos conteúdos que são pertinentes.

Hipertexto e jornalismo

No jornalismo digital, o hipertexto é usado como forma de apresentar mais informações a respeito de um caso. Em vez de oferecer um texto único e fechado, como no jornalismo impresso, o jornalismo digital permite que o leitor navegue entre diferentes conteúdos clicando em links que o direcionam a outras matérias, imagens e vídeos, possibilitando que o leitor compreenda melhor os fatos.

Exercícios resolvidos sobre o hipertexto

Questão 1

(Covest - Copset 2015 – Adaptada)

O hipertexto

Uma sociedade grafocêntrica, na qual o texto escrito está presente em várias situações sociais e cumpre papel significativo, exige dos falantes um grau cada vez maior de letramento, ou seja, de condições para participação efetiva nas práticas sociais que envolvem a escrita. Na chamada “era digital", o conceito de escrita se expandiu e não diz mais respeito apenas ao texto impresso. É necessário saber se relacionar com a escrita nas diversas mídias em que ela se faz presente. Em muitas delas, um tipo especial de texto circula: o hipertexto.

Por hipertexto entende-se o texto disponibilizado em espaço virtual que possibilita uma leitura não linear em função de sua organização em blocos de conteúdo que se conectam por nós ou elos hipertextuais (também conhecidos como links). A rigor, as habilidades mobilizadas para produzir ou ler um hipertexto são as mesmas que se utilizam para a leitura ou escrita de um texto convencional. No entanto, o hipertexto torna mais evidentes alguns desses processos, como o percurso realizado durante  o planejamento e a elaboração do texto e a construção de sentidos pelo leitor.

Um texto escrito convencionalmente é a materialização de um processo de interação discursiva que exige do seu produtor atividades como pesquisa, seleção e articulação de dados e opiniões. Embora esse texto possa contar com alguns indícios desse processo de elaboração (como a hierarquização por meio de títulos e subtítulos, notas de rodapé, divisão em capítulos etc.), o hipertexto torna esse percurso mais evidente. Ele demanda de seu autor, desde o início, o desenho de um mapa de leitura, no qual se estabelece uma clara hierarquia entre informações centrais e secundárias, possibilidades de percursos distintos entre os blocos de conteúdo, conexões com textos externos, palavras-chave, para servir de elos hipertextuais, entre outros. Diante de um hipertexto, o leitor tem mais liberdade para escolher dentre os caminhos oferecidos pelo autor, em que aspectos aprofundar sua leitura, que blocos de conteúdo ignorar ou retomar, que sugestões de conexão externa acatar. Todas essas possibilidades, embora já estivessem colocadas pelo texto convencional, ampliam-se com o hipertexto.

Fonte: BARRETO, R. G. Português, 3º. Ano Ensino Médio. Ser protagonista. São Paulo: Edições SM. 2010, p. 356.

Considerando as ideias expressas no texto, analise o conteúdo das afirmações feitas a seguir.

A escrita do texto convencional teve, com o aparecimento do texto digital, sobretudo do hipertexto, uma extensão de suas potencialidades interpretativas.

(   ) Certo        (   ) Errado

As informações disponibilizadas no espaço virtual, entre outras vantagens, possibilitam uma leitura não linear, ou seja, uma leitura em blocos de conteúdo que se conectam por nós ou elos hipertextuais.

(   ) Certo        (   ) Errado

Resposta

Ambas as afirmações estão certas. Segundo o texto, o hipertexto expande as possibilidades de interpretação de um conteúdo, justamente por possibilitar uma leitura não linear.

Questão 2

(FGV 2013)

Embora existam muitos traços que definam o hipertexto, eles podem ser sintetizados em alinearidade e interatividade que ele propicia.

Sobre o hipertexto, assinale a afirmativa correta.

A) Devido a sua não-linearidade, a sequência de leitura dos conteúdos do hipertexto é definida unicamente pelo autor do texto.

B) Por apresentar uma sequência fixa de módulos, se algum deles não for acessado, a mensagem do texto como um todo não será compreendida.

C) Apesar de sua estrutura flexível, é construído para ser lido do início ao fim, num único caminho no interior do documento.

D) Por ser interativo, é usado de modo reativo, já que ao final de cada tela, o leitor é direcionado automaticamente para a próxima.

E) Apresenta grande concentração de informação, armazenada virtualmente e que só se materializa quando acessada pelo usuário.

Resposta

Alternativa E. O hipertexto interliga diferentes textos por meio dos hiperlinks, o que faz com que haja grande concentração de informação a partir dos caminhos que o leitor seguir traçando.

Fontes

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2019.

JESUS, Sérgio Nunes de; FERRAREZI JUNIOR, Celso. (Orgs.). Figuras e tropos em contextos sociais. Curitiba: CRV, 2022.

DICIONÁRIO Priberam. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/.

VOCABULÁRIO Ortográfico da Língua Portuguesa. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: https://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario.

Escritor do artigo
Escrito por: Guilherme Viana Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VIANA, Guilherme. "Hipertexto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/hipertexto.htm. Acesso em 11 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Enem 2011

O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.

MARCUSCHI, L. A. Disponível em http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.

O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto

a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

b) é uma forma artificial que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.

d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.

e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.

Exercício 2

Enem - 2013

O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.

Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2002.

Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a)

a) elemento originário dos textos eletrônicos.

b) conexão imediata e reduzida ao texto digital.

c) novo modo de leitura e de organização da escrita.

d) estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.

e) modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.

Exercício 3

Sobre o hipertexto, é INCORRETO afirmar:

a) Tipo de texto maior que somente pode ser encontrado na internet. Desde sua criação, na década de 60, já estava previsto que o hipertexto se desenvolveria em um tipo de texto eletrônico criado através de uma tecnologia radicalmente nova.

b) O termo hipertexto foi criado na década de 60 pelo filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação, Ted Nelson. Nos primórdios da informática, Nelson já vislumbrava os textos eletrônicos disponíveis em suportes inteligentes e interativos.

c) O hipertexto é uma forma organizacional encontrada também no papel, embora seja cada vez mais comum relacioná-lo com os textos virtuais. É, sobretudo, um tipo de intertextualidade que está relacionado com a evolução dos modos de leitura e organização da escrita.

d) O hipertexto é uma espécie de texto maior formado por vários outros elementos textuais acessíveis através de links e hiperlinks, que permitem ao usuário criar um processo de leitura não linear e não hierarquizada.

Exercício 4

Assinale a sequência correta que apresenta cinco características do hipertexto:

a) imutabilidade, flexibilidade, precisão, interatividade e inteligibilidade.

b) intertextualidade, dinamismo, interatividade, acessibilidade e estrutura em rede.

c) velocidade, flexibilidade, imprecisão, imparcialidade e estrutura em rede.

d) intertextualidade, dinamismo, interatividade, acessibilidade e imutabilidade.

e) conectividade, imparcialidade, dinamismo, inflexibilidade e acessibilidade.