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Hipertexto

O hipertexto, conceito popularmente associado às tecnologias da informação, é, sobretudo, um tipo dinâmico e interativo de intertextualidade.

O conceito de hipertexto é comumente associado à informática, ambiente que possibilitou maior dinamismo no acesso à informação
O conceito de hipertexto é comumente associado à informática, ambiente que possibilitou maior dinamismo no acesso à informação
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Antigamente, uma das alternativas mais utilizadas pelos estudantes para estudar era consultar enciclopédias: quem não tinha uma em casa (o que era quase uma ostentação), precisava correr para uma biblioteca. Acessávamos um verbete e imediatamente entrávamos em contato com a informação procurada. Àquela época, nos primórdios da informática e da internet, o hipertexto fazia-se presente nas páginas de um livro, ganhando forma no papel impresso. Como poderíamos imaginar que, anos mais tarde, a informação estaria disponível em um simples toque na tela de cristal líquido ou no clicar de um mouse?

Substituímos o papel pela informação não física presente em nuvens de elétrons. É nessa imaterialidade que o conceito de hipertexto encontrou o meio de vida ideal, pois nunca antes na história fez tanto sentido falar em dinamismo comunicacional. O hipertexto é uma espécie de texto maior formado por vários outros elementos textuais, o que permite múltiplas leituras em diferentes direções. Quando você acessa um artigo na internet e clica em hiperlinks disponíveis no corpo do texto, você está construindo uma rede de informações com acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea.

Os links e hiperlinks permitem que o leitor realize livremente um caminho virtual em busca das informações de que precisa, tudo feito de maneira prática e cômoda, sem que seja necessário sair de casa para consultar, por exemplo, livros em uma biblioteca. A origem do termo hipertexto surgiu na década de 60, seu criador foi Theodor H. Nelson — filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação. Ele definiu o conceito de hipertexto como “escritas associadas não sequenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções”. Ao lermos sua definição, fica difícil imaginar que ele não estava se referindo à internet, mas sim a um tipo de texto eletrônico criado através de uma tecnologia radicalmente nova. Nelson foi um visionário, já que nos anos 60 a internet não era sequer uma possibilidade!

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Ted Nelson é um filósofo e sociólogo estadunidense, pioneiro da Tecnologia da Informação e inventor dos termos hipertexto e hipermídia
Ted Nelson é um filósofo e sociólogo estadunidense, pioneiro da Tecnologia da Informação e inventor dos termos hipertexto e hipermídia

Se antes a noção de hipertexto já existia, presente nas notas de rodapé, nos dicionários e nos verbetes de enciclopédia, com o advento da internet, ela foi popularizada. Contudo, não devemos associar a ideia de hipertexto apenas ao ambiente virtual, uma vez que é uma forma organizacional encontrada também no papel, embora seja mais dinâmico e facilmente realizável nos textos virtuais. Apesar de ser difícil dissociar o hipertexto da informática, devemos entendê-lo, antes de mais nada, como um tipo de intertextualidade que está intrinsecamente ligado à evolução dos modos de leitura e organização da escrita, área que diz respeito à linguística textual. Esse processo de escrita/leitura não linear e não hierarquizado comprova o fato de que a relação entre o texto e os leitores passou por diversas modificações ao longo da história. Somos constantemente apresentados a uma infinidade de suportes que, consequentemente, oferecem-nos uma infinidade de leituras possíveis, o que apenas contribui com a nossa incessante vontade de conhecer.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Luana Castro Alves Perez Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Hipertexto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/hipertexto.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Enem 2011

O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.

MARCUSCHI, L. A. Disponível em http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.

O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto

a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

b) é uma forma artificial que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.

d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.

e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.

Exercício 2

Enem - 2013

O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.

Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2002.

Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a)

a) elemento originário dos textos eletrônicos.

b) conexão imediata e reduzida ao texto digital.

c) novo modo de leitura e de organização da escrita.

d) estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.

e) modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.