close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Existe água na Lua?

Em 2009, uma pesquisa confirmou a existência de molécula de água na Lua.

A descoberta de água na Lua
A descoberta de água na Lua
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Lua sempre foi objeto de muita curiosidade dos seres humanos. Vários astrônomos realizaram pesquisas sobre esse satélite natural, no entanto, o grande marco ocorreu em 1969, quando o astronauta estadunidense Neil Armstrong cravou suas pegadas na Lua. Após esse feito, a ambição humana impulsionou novas perspectivas, sendo a principal a possível existência de água na Lua.

A NASA (National Aeronautics and Space Administration), mais conhecida como agência espacial dos Estados Unidos, sempre realizou grandes investimentos para o desenvolvimento de tecnologias com o intuito de uma exploração lunar, e os resultados desse processo são, até o momento, satisfatórios.

O último grande projeto da NASA foi a missão Lcross (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite). Em outubro de 2009, foi lançado um foguete do satélite Lcross em direção à Lua, promovendo uma grande colisão. O impacto resultou na abertura de uma cratera na Lua e em uma grande nuvem de poeira lunar, podendo ser fotografada e analisada pela Lcross.

Os dados coletados pela missão espacial foram analisados por técnicos da NASA e, em 13 de novembro de 2009, foi confirmada a existência de moléculas de água no material pesquisado. A água está cristalizada (em forma de gelo) no subsolo de uma região do polo sul da Lua. Essa descoberta reforça a motivação de uma provável colonização desse satélite natural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A existência de água poderá proporcionar a instalação de bases de lançamentos de foguetes na Lua, visando viagens a locais mais distantes da Terra (como Marte, por exemplo), além da sua utilização para o consumo humano. Entretanto, a quantidade de água naquele satélite ainda não foi estabelecida com precisão. Portanto, outras missões terão que ser financiadas para a conclusão exata da disponibilidade de água na Lua.

Os altos investimentos destinados a essas missões sempre foram questionados por grande parte da população, visto que esses recursos financeiros poderiam ser utilizados para a recuperação dos recursos naturais da Terra, não havendo necessidade de exploração em outros planetas. Nesse sentido, fica uma pergunta: quantos planetas serão necessários para saciar a ambição humana?
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Existe água na Lua? "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/existe-agua-na-lua.htm. Acesso em 17 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Por que se chama Mar Tenebroso

Por FELIPE ZINGEREVITZ DE MOURA sc159891
Responder
Ver respostas

quais são os fatores de identidade populacionais e oq são cada um deles?

Por (a1653) Mafalda Melo
Responder
Ver respostas

Estude agora


Teoria dos ídolos, de Francis Bacon

O filósofo moderno Francis Bacon, pela teoria dos ídolos, inovou ao cobrar um posicionamento que fugisse do antigo...

Verbos difíceis de conjugar: gerir, frigir, prover e requerer

Alguns verbos são difíceis de conjugar, pois apresentam certas irregularidades e particularidades nesse processo....