Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A Origem da Lua

Curiosidades

PUBLICIDADE

Não se sabe ao certo como a lua se originou, mas existem inúmeras teorias que relatam seu aparecimento em órbita. A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu. Uma nuvem de poeira se formou sobre a Terra em razão da colisão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A parte perdida do núcleo sofreu um processo de condensação e se aproximou do plano da eclíptica, que fez com que este núcleo condensado entrasse em órbita. Sua temperatura após a condensação explica a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares.

Curiosidades - Brasil Escola

Existem inúmeras teorias que relatam a origem da lua
Existem inúmeras teorias que relatam a origem da lua

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "A Origem da Lua"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/a-origem-da-lua.htm. Acesso em 23 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui para conhecer como e por que ocorrem as fases da Lua. Veja qual é a posição da Lua em relação à Terra e ao Sol em cada fase.
Você já parou para pensar por que a Lua não cai na Terra? A resposta está na Física! Clique aqui e veja!
Clique aqui e entenda como ocorre o fenômeno da Superlua, que somente voltará a acontecer de forma igual em 2034.