PUBLICIDADE
A gripe aviária, também chamada de influenza aviária ou gripe do frango, é resultado da infecção de aves pelo vírus influenza, ou seja, o vírus causador da gripe. Eventualmente a doença atinge os seres humanos, podendo até mesmo provocar a morte deles. Geralmente a gripe aviária infecta pessoas que têm contato direto com os animais doentes, como profissionais que trabalham em granjas.
Tópicos deste artigo
- 1 - O que é influenza ou gripe?
- 2 - O que é a gripe aviária?
- 3 - Que tipo de vírus influenza afeta as aves?
- 4 - 1ª morte pela variante H5N2 da gripe aviária
- 5 - A gripe aviária pode infectar humanos?
O que é influenza ou gripe?
Influenza ou gripe é uma infecção provocada pelo vírus influenza e que afeta o sistema respiratório. A doença provoca nos seres humanos sintomas como febre, mal-estar, dores de cabeça, dor muscular e tosse seca. As complicações da doença ocorrem principalmente em pessoas idosas, crianças, gestantes e pessoas que apresentam comorbidades.
A gripe pode ser prevenida por meio de vacinação, entretanto, a vacina não confere proteção contra todos os tipos de influenza. Sendo assim, é fundamental que estudos constantes sejam realizados a fim de identificar quais vírus estão circulando.
Leia mais: Vacina contra a gripe – é uma importante arma contra essa doença, que mata várias pessoas anualmente
O que é a gripe aviária?
A gripe aviária é uma doença causada pelo vírus influenza em aves. A doença, assim como nos seres humanos, provoca problemas respiratórios, desencadeando espirros, tosse e corrimento nasal nesses animais. Além disso, pode provocar pneumonia, dificuldade de locomoção, edema da crista e barbela, hemorragia nos músculos, e diminuição da postura de ovos.
A doença é responsável pela alta mortalidade das aves, sendo observado em algumas ocasiões a morte desses animais antes mesmo do desenvolvimento de sintomas. A letalidade da gripe aviária, em alguns casos, chega a próximo de 100%.
A gripe aviária pode infectar diferentes espécies, entretanto, os principais reservatórios dos vírus causadores da gripe aviária são as aves silvestres aquáticas. Essas aves podem infectar aves domésticas, sendo que a transmissão ocorre, principalmente, pelas vias respiratórias e fezes.
Uma ave selvagem pode contaminar uma ave doméstica principalmente quando esta é criada livre e compartilha reservatório de água com aves selvagens ou faz uso de reservatórios de água que podem estar contaminados por excretas de aves selvagens. Vale salientar que a doença pode se propagar devido ao movimento de aves migratórias bem como ao comércio internacional de aves vivas.
O tratamento para aves com a gripe aviária ainda não existe. Por ser uma doença de grande poder de transmissão, os animais infectados ou que tiveram contato com os animais doentes devem ser sacrificados. Além disso, deve-se fazer o descarte adequado das carcaças, e as granjas devem ser desinfectadas. As pessoas que tiveram contato com essas aves devem ser também monitoradas.
Leia também: 10 dicas para se prevenir contra gripes e resfriados
Que tipo de vírus influenza afeta as aves?
Existem três tipos de influenza: A, B, C e D. Os tipos A e B são os responsáveis por epidemias sazonais nos seres humanos, enquanto o C, não. O influenza D foi identificado em 2011 e não é capaz de infectar humanos. Os vírus influenza do tipo A são classificados de acordo com as proteínas encontradas em sua superfície: hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Um vírus influenza tipo A muito conhecido é o A(H1N1)pdm09, responsável pela primeira pandemia de influenza do século XXI, em 2009.
Os vírus responsáveis por causar gripe aviária são os influenza tipo A, sendo os subtipos H5 e H7 de alta patogenicidade. Os principais vírus causadores da gripe aviária são o H5N1 e H7N7. Em 2021, a China relatou o primeiro caso de gripe aviária causado pela cepa H10N3, a qual apresenta baixa patogenicidade e baixo risco de se espalhar em larga escala. Nas aves, os tipos B e C não ocorrem.
1ª morte pela variante H5N2 da gripe aviária
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, no dia 23 de maio de 2024, foi confirmada a primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária. O dado foi repassado por autadoridades mexicanas.
Conforme a OMS, o paciente, com 59 anos e morador do México, não teve histórico de contato com aves ou outros animais. Familiares do mexicano disseram que ele tinha outros problemas de saúde e que já estava acamado há três semanas antes de os sintomas agudos aparecerem.
A OMS avisa que a variante H5N2 da gripe aviária já havia sido identificada no México.
*Com informações da Agência Brasil
A gripe aviária pode infectar humanos?
Eventualmente o vírus da influenza aviária pode contaminar seres humanos e até mesmo levá-los à morte. Essa contaminação ocorre quando temos contato direto com aves infectadas ou suas fezes, representando um risco para trabalhadores de granjas e abatedouros.
A primeira epidemia de gripe aviária que acometeu os seres humanos ocorreu, em 1997, em Hong Kong. Na ocasião a doença desencadeou a hospitalização de 18 pessoas, com 6 óbitos. Posteriormente outros casos foram registrados, sendo observado, a partir de 2003, uma maior quantidade de relatos da doença.
A gripe aviária causa temor por apresentar uma letalidade de cerca de 60% em humanos. Sendo assim, é importante que surtos da doença sejam controlados rapidamente.
Crédito das imagens