Whatsapp

Gripe do Frango - Gripe Aviária

Doenças e patologias

PUBLICIDADE

Gripe Aviária é uma doença contagiosa causada por várias estirpes do vírus da influenza (gripe) tipo A, sendo a H5N1 motivo de grande preocupação para a saúde humana.

Este vírus infecta aves e, em casos bem menos frequentes, suínos e seres humanos. Ela foi identificada pela primeira vez na Itália, no século XIX e, mais recentemente, ocorreram casos na Holanda, Bélgica, Chile, EUA, Canadá, China, Japão, Tailândia, Filipinas, Vietnã, Cazaquistão e Rússia.

Nas aves, esta gripe é fatal, podendo ir a óbito no mesmo dia em que os primeiros sintomas aparecem: apatia, dificuldades respiratórias, penas eriçadas e queda na produção de ovos são alguns destes. Geralmente, as aves migratórias disseminam o vírus entre as criações de aves domésticas, adoecendo-as.

Medidas:

O abate sanitário das aves infectadas ou expostas a estas, incluindo a destruição das carcaças, desinfecção do local e procedimentos de quarentena são formas de controlar este vírus. Esta primeira medida pode causar grandes prejuízos para os proprietários de granjas e, inclusive, para a economia dos países. Assim, restrições quanto à movimentação de aves vivas dentro e entre nações e a proteção dos trabalhadores que têm contato mais próximo com estes animais são cuidados importantes para evitar contaminações destes animais e de seres humanos.

Gripe aviária em humanos:

O primeiro surto registrado de infecção humana foi em 1997, em Hong Kong - consequência da contaminação pela estirpe H5N1. Neste, ocorreram 6 mortes e 18 hospitalizações. Em todos os casos conhecidos, a transmissão se deu através do ar, água, alimentos e roupas contaminadas, por meio de secreções infectadas pelo vírus.

Os primeiros sintomas são: febre, dor de cabeça, dor nos músculos, calafrios, fraqueza, tosse seca, dor de garganta, espirro, coriza e, em alguns casos, pele quente e úmida, olhos avermelhados e lacrimejantes. Estes indícios ocorrem, geralmente, 24 horas após o contágio.

Existem alguns medicamentos antivirais utilizados para gripe humana que têm mostrado eficácia para o tratamento deste mal. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Para evitar a contaminação pela gripe aviária, a proteção dos trabalhadores que têm contato direto com as aves é necessária.
Para evitar a contaminação pela gripe aviária, a proteção dos trabalhadores que têm contato direto com as aves é necessária.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Gripe do Frango - Gripe Aviária"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/gripedofrango.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça 10 formas de prevenir-se de gripes e resfriados e entenda como os hábitos de higiene são importantes para evitar enfermidades.
Você sabe como prevenir a gripe no ambiente escolar? Clique aqui e descubra como evitar o surgimento de surtos de gripe nas escolas com dicas bastante simples. Além disso, compreenda por que é tão importante dar atenção especial a esse ambiente e às pessoas que nele se encontram.
Conheça algumas dicas para se prevenir da gripe H1N1 e evite a contaminação por essa doença!
Você sabe a diferença entre COVID-19, gripe e resfriado? Clique aqui e aprenda mais sobre essas doenças virais presentes no Brasil! Saiba o que são e seus sintomas!
Compreenda a diferença entre gripe e resfriado, conheça os principais sintomas e aprenda a se prevenir dessas doenças causadas por vírus.
Informações sobre uma doença viral capaz de provocar grandes epidemias e pandemias.
Informações sobre a gripe A: motivo recente de preocupação em todo o mundo.
Clique para saber mais acerca da gripe espanhola. Entenda por que ela leva esse nome, vejas as teorias sobre onde surgiu e saiba como afetou o Brasil.