Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

8 de maio - Dia Nacional do Turismo

Datas Comemorativas

PUBLICIDADE

O Dia Nacional do Turismo é uma data comemorativa que é celebrada anualmente em 8 de maio. Essa data celebra o turismo, importante setor da economia brasileira, responsável por movimentar a economia e gerar milhares de empregos em todo o país. Essa data foi criada em homenagem ao Parque Nacional do Iguaçu.

Acesse também: 27 de setembro - Dia Mundial do Turismo

Importância do turismo

O turismo é uma das atividades mais comuns da atualidade e tem grande relevância porque permite que as pessoas conheçam novos lugares e tenham acesso a novas culturas, mas também porque movimenta muito dinheiro e gera milhões de empregos, tanto no Brasil quanto em outros países.

O turismo é um setor muito importante para a economia brasileira, e, até o ano de 2019, representava 8% do PIB nacional.
O turismo é um setor muito importante para a economia brasileira, e, até o ano de 2019, representava 8% do PIB nacional.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) entende que o turismo é o “conjunto de atividades desenvolvidas por pessoas durante as viagens e estadas em locais situados fora do seu ambiente habitual por um período consecutivo que não ultrapassar um ano, por motivos de lazer, negócios e outros”.|1|

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dentro dessa definição, todo deslocamento para um local não habitual e que tenha 24 horas ou mais é entendido como turismo. Assim, alguns entendem que a pessoa que viaja a negócios não é turista, enquanto outros entendem que sim, pois, embora a finalidade da viagem seja distinta, aquele que viaja a negócios também pode usufruir dos mesmos serviços que um turista que viaja a lazer.

O turismo é uma modalidade de negócios muito importante para a economia brasileira, e, tanto o turismo interno, isto é, feito por brasileiros que se deslocam no próprio país, quanto o turismo externo, ou seja, feito por estrangeiros que o país recebe, são considerados fundamentais para a área.

A importância do turismo para o Brasil é medida pelo retorno que essa modalidade traz para o país, pois dados de 2019, portanto, de antes do início da pandemia de covid-19, apontam que a atividade representava 8,1% do PIB brasileiro, totalizando a quantia de mais de 152 bilhões de dólares|2|. Nesse mesmo ano, o Brasil recebeu cerca de 6,3 milhões de turistas estrangeiros. A maioria deles veio dos seguintes países:

Além disso, um estudo de 2019 aponta que o Brasil foi o 32º colocado em um ranking que analisa a competitividade da área de turismo de um país a nível internacional. Esse estudo elenca uma série de fatores que demonstram a competitividade do turismo de 140 países. Por meio desse estudo, identificou-se que o setor de turismo brasileiro foi o segundo mais competitivo da América Latina, ficando atrás apenas do México.|3|

Dia Nacional do Turismo

Por conta da importância desse setor, foi criado o Dia Nacional do Turismo, que se celebra em 8 de maio. O objetivo dessa data comemorativa é servir de incentivo para que as pessoas possam viajar pelo Brasil, assim como homenagear e celebrar esse setor tão importante.

Em 8 de maio de 1916, o governo do Paraná pediu a desapropriação das terras próximo das Cataratas do Iguaçu para criar um parque público.
Em 8 de maio de 1916, o governo do Paraná pediu a desapropriação das terras próximo das Cataratas do Iguaçu para criar um parque público.

 

Essa data comemorativa foi oficialmente criada por meio da Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012, que entrou em vigor durante o governo de Dilma Rousseff. A escolha do dia 8 de maio se deve ao fato que, nesse dia, em 1916, o governo do estado do Paraná solicitou a desapropriação das áreas nos arredores das Cataratas do Iguaçu, com o objetivo de criar uma área pública para o turismo.

O pedido do governo paranaense foi atendido, e, no dia 28 de julho de 1916, entrou em vigor o Decreto Estadual nº 653/1916. Por meio desse decreto, uma área de mais de mil hectares foi convertida em área de utilidade pública. A partir de 1939, essa área tornou-se parte do Parque Nacional do Iguaçu, que se estende pelos territórios do Brasil e Argentina.

O Parque Nacional do Iguaçu é reconhecido como o abrigo das Cataratas do Iguaçu, como um local de grande diversidade de animais e como um centro turístico importante, pois recebe anualmente mais de um milhão de visitantes.

Notas

|1| OLIVEIRA, Maria. A influência dos eventos na taxa de ocupação hoteleira. Para acessar, clique aqui.

|2| Cresce a participação do turismo no PIB nacional. Para acessar, clique aqui.

|3| The travel & Tourism Competitiveness Report 2019. Para acessar, clique aqui [em inglês].

 

Por Daniel Neves
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "8 de maio - Dia Nacional do Turismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-turismo.htm. Acesso em 24 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Em 3 de maio comemora-se o Dia do Sol. Que tal saber mais sobre essa importante estrela?
Clique aqui e entenda por que comemora-se o Dia do Telefone em 10 de março. Conheça um pouco da história dessa importante invenção.
Clique aqui para saber tudo sobre o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro. Entenda a origem dessa data comemorativa e qual a sua importância.
Saiba mais sobre o Dia Nacional das Comunicações, que é celebrado em 5 de maio em homenagem a uma importante figura histórica das comunicações no Brasil.
Confira aqui algumas atividades desenvolvidas no ecoturismo!
O ramo do entretenimento na região de belas paísagens naturais
Conheça o setor terciário e suas características, além de conferir alguns exemplos e uma análise do processo de terciarização da economia.
Saiba o que foi o Território Iguaçu e os motivos para sua constituição.
Entenda por que investir no Turismo pode ser benéfico para a economia no Brasil.