PUBLICIDADE
Os insetos são animais pertencentes ao filo dos artrópodes que se destacam pelo corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, presença de três pares de pernas e um par de antenas. Esses organismos são os mais abundantes de todos os animais e podem causar benefícios e malefícios ao homem. A seguir falaremos das principais ordens de insetos que apresentam importância econômica para os seres humanos.
→ Ordem Thysanura
Nesse grupo encontram-se as traças-do-livro, animais que possuem importância econômica por serem considerados pragas. Em bibliotecas, por exemplo, existe a necessidade de controle anual desses animais para evitar danos às obras ali expostas. As traças, apesar do que o nome sugere, não se alimentam apenas de papel, ingerindo também cereais, farinha de trigo, papel de parede, algumas roupas, entre outros produtos.
→ Ordem Orthoptera
Podemos citar como representantes desse grupo os gafanhotos, grilos e esperanças. Esses insetos são fitófagos, ou seja, comedores de folhas. Por causa desse hábito alimentar, esses animais são considerados grandes pragas na agricultura.
→ Ordem Blattaria
Nesse grupo encontramos as baratas, animais conhecidos principalmente por causarem medo e nojo em uma grande parcela da população. Esses animais são onívoros (alimentam-se de substâncias animais e vegetais) e alimentam-se de vários produtos que o homem deixa armazenado. Além de atacarem os alimentos, as baratas podem transmitir doenças e causar alergia.
→ Ordem Isoptera
Nessa ordem de insetos encontramos os cupins. Esses animais alimentam-se de madeira, livros e outros produtos que contêm celulose. Por essa razão, são grandes pragas urbanas, sendo responsáveis pela destruição de casas, móveis, pontes, entre outros objetos.
Os cupins alimentam-se de produtos que possuem celulose
→ Ordem Phthiraptera
Os piolhos são insetos representantes dessa ordem. Sua importância é médica e veterinária, pois são parasitas de homens e de alguns animais domésticos. Podem transmitir doenças, como o tifo epidêmico.
→ Ordem Hemiptera
Nessa ordem são encontrados animais como o percevejo e o barbeiro. É uma ordem de grande importância, pois algumas espécies são pragas em plantações e algumas são transmissoras de doenças, como os barbeiros, que são responsáveis pela transmissão da doença de Chagas.
→ Ordem Coleoptera
Essa ordem de insetos é composta pelos besouros, vaga-lumes, escaravelhos, carunchos, entre outros. A importância principal desse grupo está nos besouros, os quais destroem plantações.
→ Ordem Hymenoptera
Essa é uma das ordens de insetos com maior relevância econômica, uma vez que inclui representantes como abelhas, vespas e formigas. As abelhas destacam-se por sua importância fundamental no processo de polinização de algumas espécies de angiospermas, além da produção de mel, cera e geleia real. Já as formigas são importantes pragas da agricultura.
Não podemos deixar de citar ainda a importância médica de algumas espécies dessa ordem em virtude da produção de veneno, que pode causar a morte de pessoas.
As abelhas são de grande importância econômica, pois produzem vários produtos que são utilizados pelo homem
→ Ordem Lepidoptera
Nessa ordem encontram-se representantes como as mariposas e borboletas. Esses animais apresentam fase larval denominada de lagarta, que se alimenta de uma grande quantidade de plantas, ocasionando vários prejuízos. O bicho-da-seda também apresenta importância econômica, pois é responsável pela produção da seda.
→ Ordem Diptera
Como representantes dessa ordem, temos as moscas, mosquitos, borrachudos, entre outros. A importância desses insetos está principalmente na transmissão de doenças, tais como a malária, dengue, zika, leishmaniose, febre amarela, entre outras.
Por Ma. Vanessa dos Santos