Topo
pesquisar

Principais ordens de inseto de importância econômica

Biologia

Entre as principais ordens de inseto de importância econômica, podemos citar a Coleoptera e Hymenoptera, que possuem, respectivamente, besouros e abelhas como representantes.
A lagarta é um estágio do desenvolvimento da borboleta responsável por destruir plantações
A lagarta é um estágio do desenvolvimento da borboleta responsável por destruir plantações
PUBLICIDADE

Os insetos são animais pertencentes ao filo dos artrópodes que se destacam pelo corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, presença de três pares de pernas e um par de antenas. Esses organismos são os mais abundantes de todos os animais e podem causar benefícios e malefícios ao homem. A seguir falaremos das principais ordens de insetos que apresentam importância econômica para os seres humanos.

Ordem Thysanura

Nesse grupo encontram-se as traças-do-livro, animais que possuem importância econômica por serem considerados pragas. Em bibliotecas, por exemplo, existe a necessidade de controle anual desses animais para evitar danos às obras ali expostas. As traças, apesar do que o nome sugere, não se alimentam apenas de papel, ingerindo também cereais, farinha de trigo, papel de parede, algumas roupas, entre outros produtos.

Ordem Orthoptera

Podemos citar como representantes desse grupo os gafanhotos, grilos e esperanças. Esses insetos são fitófagos, ou seja, comedores de folhas. Por causa desse hábito alimentar, esses animais são considerados grandes pragas na agricultura.

Ordem Blattaria

Nesse grupo encontramos as baratas, animais conhecidos principalmente por causarem medo e nojo em uma grande parcela da população. Esses animais são onívoros (alimentam-se de substâncias animais e vegetais) e alimentam-se de vários produtos que o homem deixa armazenado. Além de atacarem os alimentos, as baratas podem transmitir doenças e causar alergia.

Ordem Isoptera

Nessa ordem de insetos encontramos os cupins. Esses animais alimentam-se de madeira, livros e outros produtos que contêm celulose. Por essa razão, são grandes pragas urbanas, sendo responsáveis pela destruição de casas, móveis, pontes, entre outros objetos.

Os cupins alimentam-se de produtos que possuem celulose
Os cupins alimentam-se de produtos que possuem celulose

Ordem Phthiraptera

Os piolhos são insetos representantes dessa ordem. Sua importância é médica e veterinária, pois são parasitas de homens e de alguns animais domésticos. Podem transmitir doenças, como o tifo epidêmico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem Hemiptera

Nessa ordem são encontrados animais como o percevejo e o barbeiro. É uma ordem de grande importância, pois algumas espécies são pragas em plantações e algumas são transmissoras de doenças, como os barbeiros, que são responsáveis pela transmissão da doença de Chagas.

Ordem Coleoptera

Essa ordem de insetos é composta pelos besouros, vaga-lumes, escaravelhos, carunchos, entre outros. A importância principal desse grupo está nos besouros, os quais destroem plantações.

Ordem Hymenoptera

Essa é uma das ordens de insetos com maior relevância econômica, uma vez que inclui representantes como abelhas, vespas e formigas. As abelhas destacam-se por sua importância fundamental no processo de polinização de algumas espécies de angiospermas, além da produção de mel, cera e geleia real. Já as formigas são importantes pragas da agricultura.

Não podemos deixar de citar ainda a importância médica de algumas espécies dessa ordem em virtude da produção de veneno, que pode causar a morte de pessoas.

As abelhas são de grande importância econômica, pois produzem vários produtos que são utilizados pelo homem
As abelhas são de grande importância econômica, pois produzem vários produtos que são utilizados pelo homem

Ordem Lepidoptera

Nessa ordem encontram-se representantes como as mariposas e borboletas. Esses animais apresentam fase larval denominada de lagarta, que se alimenta de uma grande quantidade de plantas, ocasionando vários prejuízos. O bicho-da-seda também apresenta importância econômica, pois é responsável pela produção da seda.

Ordem Diptera

Como representantes dessa ordem, temos as moscas, mosquitos, borrachudos, entre outros. A importância desses insetos está principalmente na transmissão de doenças, tais como a malária, dengue, zika, leishmaniose, febre amarela, entre outras.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Principais ordens de inseto de importância econômica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/as-principais-ordens-insetos.htm. Acesso em 20 de agosto de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Vários são os insetos que apresentam importância para a humanidade e que são encontrados em diferentes ordens. As abelhas destacam-se nesse grupo de insetos pela fabricação de mel e são agrupadas na ordem:

a) Ordem Hymenoptera.

b) Ordem Phthiraptera.

c) Ordem Isoptera.

d) Ordem Blattaria.

e) Ordem Thysanura.

Questão 2

O bicho-da-seda é um inseto responsável pela produção da seda, portanto, é bastante importante economicamente. Esse animal é encontrado na ordem:

a) Coleoptera.

b) Blattaria.

c) Lepidoptera

d) Thysanura.

e) Phthiraptera.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola