Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Crescimento dos insetos

O mecanismo de crescimento dos artrópodes
O mecanismo de crescimento dos artrópodes
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O crescimento dos insetos ocorre por meio de mudas ou ecdise, significando a troca periódica do exoesqueleto formado por um polissacarídeo chamado de quitina, secretado pelas células da epiderme desses animais, impedindo o contínuo crescimento dos mesmos.

O processo acontece mediante estímulo hormonal, a ecdisona, chamado de hormônio da muda, induzindo a secreção de um líquido entre a epiderme e o exoesqueleto, fazendo com que esse se dissocie do organismo, abandonando esqueleto (exúvia), proporcionando um curto período de desenvolvimento com posterior produção de um novo esqueleto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por meio desse mecanismo, considerado uma estratégia evolutiva, alguns animais, principalmente os que possuem apêndices natatórios e aéreos articulados, se sobressaem devido ao peso e à pequena dimensão corporal, limitada pelo esqueleto externo, além de conferir proteção sem qualquer prejuízo relacionado quanto à locomoção.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Crescimento dos insetos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/crescimento-dos-insetos.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante