Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Barata (Ordem Blattaria)

Consideradas repugnantes por muitos, as baratas já existiam bastante tempo antes do aparecimento dos primeiros seres humanos.

Fotografia de uma barata pequena e marrom em fundo branco.
A barata é um inseto cosmopolita, ou seja: é encontrado em todo o planeta.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Blattaria

Os animais pertencentes à Ordem Blattaria são atendidos, popularmente, pelo nome de baratas. Elas são encontradas em todas as partes do planeta, em diversos hábitats, como no substrato de matas, ambientes aquáticos, desertos e cavernas. Registros fósseis indicam que esses insetos eram predominantes no Carbonífero (200 a 350 milhões de anos atrás), justificando o porquê desse período, muitas vezes, ser denominado “Age of Cockroaches” (em inglês, baratas são chamadas de cockroaches).

Por volta de 1% desses animais, o que corresponde a aproximadamente 20 espécies, costuma viver e se reproduzir em esgotos, bueiros, domicílios e estabelecimentos. Cinco dessas espécies são encontradas nesses ambientes, em todo o mundo. São elas a Blatella germanica, Supella longipalpa, Periplaneta americana, P. australasiae e Blatta orientalis. Essas baratas são consideradas sinantrópicas, em virtude da relação próxima que possuem com a nossa espécie e podem transmitir a grande maioria das doenças causadas por bactérias, fungos e vermes.

Seu desenvolvimento, comportamento, reprodução e longevidade estão diretamente relacionados à temperatura a qual estão expostas. No caso da Periplaneta americana, a 30ºC, o desenvolvimento de embriões dura aproximadamente 30 dias, as baratas alcançam o estágio adulto cerca de 350 dias após seu nascimento e podem viver aproximados 600 dias. Os ovos se desenvolvem externamente à fêmea, na ooteca, sendo encontrados aproximadamente 15 ovos em seu interior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa é uma das espécies mais comuns de baratas sinantrópicas, sendo encontrada em aproximadamente 85% das inspeções realizadas em residências e estabelecimentos comerciais. Pode medir cerca de 5 cm, possui coloração escura, em tons avermelhados e é dotada de asas. Durante o dia, costuma abrigar-se em ambientes úmidos e escuros, como tubulações de esgotos e, à noite, invade habitações e estabelecimentos em busca de comida.

Considerando que esses animais se reproduzem e se proliferam com facilidade, estando sua presença diretamente relacionada à disponibilidade de abrigo e alimento – embora possam sobreviver um mês sem se alimentar e sete dias sem beber água –, é importante termos responsabilidade com a limpeza de nossa casa e seus arredores, retirando entulhos, armazenando corretamente o lixo e vedando frestas e ralos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Barata (Ordem Blattaria)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/barata.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante