Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dinossauros

Dinossauros foram répteis que viveram durante a Era Mesozoica. Tiranossauros e velociraptores são exemplos de dinossauros.

Dinossauros
Dinossauros foram répteis que viveram no planeta durante a Era Mesozoica.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Dinossauros foram répteis que viveram em nosso planeta durante a Era Mesozoica, sendo os primeiros registros desses animais datados do período Triássico. O termo é usado para se referir a dois grupos de répteis, pertencentes às ordens Saurischia e Ornithischia. Diferentes espécies de dinossauros são conhecidas, as quais variam muito em estrutura do corpo, hábito de vida e tipo de alimentação, sendo reconhecidos animais herbívoros, carnívoros e onívoros. Sem dúvida, a teoria mais conhecida para explicar a extinção dos dinossauros foi a queda de um meteorito em nosso planeta há cerca de 66 milhões de anos.

Leia também: Eras geológicas — a subdivisão do tempo geológico

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os dinossauros

  • Dinossauros dominaram a terra firme durante a Era Mesozoica.

  • Tradicionalmente, os dinossauros fazem parte de dois grupos: Ornithischia e Saurischia.

  • Ornithischia inclui animais com quadril semelhante ao das aves, enquanto Saurischia inclui animais com anatomia semelhante à dos répteis.

  • Existiram dinossauros carnívoros, herbívoros e onívoros.

  • Alguns trabalhos sugerem que os dinossauros eram endotérmicos.

  • A teoria mais conhecida para explicar a extinção dos dinossauros é a da queda de um meteorito em nosso planeta há cerca de 66 milhões de anos.

Quando os dinossauros existiram na Terra?

Os dinossauros foram animais que dominaram o ambiente terrestre durante a Era Mesozoica. Eles surgiram, mais precisamente, no período Triássico, se extinguindo no final do período Cretáceo. Os registros mais antigos de dinossauros passam dos 230 milhões de anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características dos dinossauros

Dinossauro” é um termo criado pelo biólogo Richard Owen que significa “lagarto terrível”, usado para se referir a répteis pertencentes a duas ordens da subclasse Archosauria que dominaram a terra firme no passado de nosso planeta. Nessa subclasse são reconhecidas cinco ordens, entretanto, são considerados dinossauros apenas os animais das ordens Saurischia e Ornithischia.

Espécies de dinossauros
São considerados dinossauros os animais das ordens Saurischia e Ornithischia.

Podemos diferenciar os animais de cada uma dessas duas ordens analisando, por exemplo, as diferenças entre suas regiões pélvicas. Os dinossauros da ordem Saurischia são conhecidos por apresentarem cintura de répteis, enquanto os da ordem Ornitischia apresentam cintura de aves.

Os Saurischia incluem os dinossauros Sauropoda e os Theropoda. No grupo dos Sauropoda, há animais de grande porte, que andavam sobre quatro patas e se alimentavam de vegetais. Já os Theropoda incluem animais bípedes e carnívoros. Na ordem Ornithischia, incluem-se animais herbívoros.

Alguns dinossauros podiam atingir grandes tamanhos, como os braquiossauros, que apresentavam uma altura equivalente a um prédio de cinco andares. Outros, no entanto, possuíam pequeno porte. Além da diferença em tamanho, algumas espécies se sustentavam apenas sobre as patas posteriores, enquanto outras apoiavam-se sobre as quatro patas.

  • Alimentação dos dinossauros

Existiram diferentes espécies de dinossauros, cada qual com sua particularidade quando o assunto é alimentação. Houve espécies carnívoras, herbívoras e até mesmo onívoras. Além disso, existiram espécies predadoras e algumas necrófagas. Na ordem Saurischia, observam-se espécies carnívoras, herbívoras e onívoras, enquanto em Ornithischia estão espécies herbívoras.

  • Dinossauros eram animais endotérmicos?

Antes de respondermos a essa pergunta, devemos compreender melhor o que é endotermia. Animais endotérmicos são aqueles capazes de manter sua temperatura estável, independentemente das alterações do meio ambiente. Essa manutenção da temperatura é conseguida graças à produção de calor pelo próprio animal. Aves e mamíferos destacam-se como animais endotérmicos. Répteis, por sua vez, são reconhecidos como animais ectotérmicos, ou seja, que não são capazes de manter sua temperatura estável.

Animais endotérmicos destacam-se por serem capazes de viver em uma maior variedade de ambientes, como regiões muito frias. Além disso, são capazes de apresentar níveis mais altos de atividade do que os animais ectotérmicos.

Devido ao fato de os dinossauros terem sido répteis, muitos autores acreditavam que esses animais eram ectotérmicos. No entanto, alguns estudos (como o artigo Biomechanics of Running Indicates Endothermy in Bipedal Dinosaurs, publicado pela revista PLoS One) sugerem que dinossauros podem ter sido endotérmicos. De acordo com os autores, os resultados da pesquisa corroboram a hipótese de que a endotermia foi generalizada em pelo menos dinossauros não aviários maiores.

Confira no nosso podcast: Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

Espécies de dinossauros

  • Tyrannosaurus rex: o T. rex é, sem dúvida, um dos dinossauros mais conhecidos. Destaca-se pelo seu grande tamanho e patas dianteiras pequenas. Um T. rex podia apresentar cerca de 14 metros de comprimento, enquanto seu braço media cerca de um metro. Alguns autores acreditam que os braços do tiranossauro eram órgãos vestigiais (estruturas que perderam ou modificaram sua função ao longo da história evolutiva da espécie) enquanto outros acreditam que os braços poderiam ajudar no ataque às presas ou ainda durante o acasalamento. Um trabalho, intitulado Why tyrannosaurid forelimbs were so short: An integrative hypothesis, traz outra hipótese e afirma que a “redução de membros foi selecionada para manter os membros anteriores fora do caminho das mandíbulas de grandes predadores da mesma espécie, evitando lesões, perda de sangue, amputação, infecção e morte”.

Tyrannosaurus rex
Um dos dinossauros mais conhecidos é o Tyrannosaurus rex.
  • Brachiosaurus: dinossauros que se destacam, principalmente, por terem possuído pescoço e cauda longos e grande comprimento, podendo atingir cerca de 35 metros. Além disso, podiam pesar mais de 23 toneladas. Os braquiossauros viviam na África e América do Norte no final do período Jurássico e eram animais quadrúpedes e herbívoros.

Brachiosaurus
Os Brachiosaurus eram dinossauros de pescoço longo que podiam pesar mais de 20 toneladas.
  • Stegosaurus: estegossauros eram dinossauros herbívoros, quadrúpedes e que apresentavam como característica mais marcante a presença de placas ao longo de suas costas. Essas placas não estavam presas ao esqueleto, o que faz com que fósseis sejam encontrados com placas separadas do corpo.

Stegosaurus
Estegossauros eram dinossauros herbívoros que apresentavam placas ao longo de suas costas.
  • Velociraptor: velociraptores são dinossauros que habitam o imaginário popular de maneira muito equivocada devido a alguns erros contidos em filmes da franquia Jurassic Park. Nesses filmes, os velociraptores eram animais grandes, cobertos por escamas e que utilizavam suas grandes garras para rasgar suas vítimas. Eles, no entanto, apresentavam pequeno porte, atingindo aproximadamente 60 cm e cerca de 45 kg, e seu corpo era coberto por penas. Apesar de serem cobertos por penas, esses animais não voavam. Em relação às garras, acredita-se que esses dinossauros as usavam para perfurar e imobilizar as presas. Outro ponto importante é que esses animais provavelmente caçavam sozinhos.

Velociraptor
Velociraptores eram dinossauros que possuíam penas.

Dinossauros brasileiros

No Brasil, já foram reconhecidas diferentes espécies de dinossauros. Entretanto, existem menos de 20 espécies descritas formalmente, segundo o Museu Nacional. Veja a seguir algumas espécies de dinossauros (fossilizados) encontrados no Brasil:

  • Staurikosaurus pricei: espécie descrita em 1970 e que foi encontrada em uma fazenda perto de Santa Maria (RS). Era uma espécie carnívora que pesava em média 30 quilos e tinha cerca de 2,5 metros de comprimento e 1 metro de altura.

  • Saturnalia tupiniquim: apresentava cerca de 1,5 metro de comprimento e pesava aproximadamente 10 kg. Os fósseis da espécie foram encontrados em Santa Maria (RS), e a espécie foi descrita em 1999.

  • Angaturama limai: espécie descrita em 1996 e que pertence ao grupo dos espinossauros. Eram animais carnívoros que possuíam uma grande vela nas costas, assim como outros espinossauros.

  • Santanaraptor placidus: essa espécie podia atingir, no máximo, 2,5 metros de altura. Era uma espécie carnívora, e o fóssil do animal foi descoberto no ano de 1991, no Ceará. O espécime encontrado era um filhote com cerca de 1,5 metro de altura.

Extinção dos dinossauros

A extinção dos dinossauros é um assunto complexo e que envolve uma série de importantes eventos. Sem dúvida, a teoria mais conhecida para explicar a extinção dos dinossauros foi a queda de um meteorito em nosso planeta há cerca de 66 milhões de anos. Entretanto, alguns pesquisadores acreditam que os dinossauros já estavam em declínio nesse momento e que erupções vulcânicas na Índia também podem ter contribuído para o fim desses animais.

Extinção dos dinossauros
Um dos eventos que contribuiu para a extinção dos dinossauros foi a queda de um meteorito no planeta.

O meteorito que caiu em nosso planeta apresentava grandes dimensões (cerca de 10 quilômetros de diâmetro) e caiu onde é hoje a península de Yucatán, no México. Ao cair no planeta, o meteorito provocou a abertura de uma cratera de cerca de 180 quilômetros de diâmetro e desencadeou terremotos de grande magnitude, além de tsunamis, ondas destrutivas de pressão, incêndios e chuvas de rocha fundida. O impacto também fez com que partículas ficassem na atmosfera por um longo período, impedindo os raios solares de atingirem a Terra, o que levou à morte de diversas espécies vegetais e provocou grande queda de temperatura.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Dinossauros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/dinossauros.htm. Acesso em 02 de julho de 2022.

Lista de exercícios


Exercício 1

Quem foram os dinossauros e quando viveram na Terra?

Exercício 2

Quais eram as características dos dinossauros?

PUBLICIDADE

Estude agora


Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...

Quem foi Nelson Mandela?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Nelson Mandela (1918-2013). Confira também, no nosso...