Topo
pesquisar

Diarreia

Saúde e Bem-estar

A diarreia é um sintoma comum a várias doenças e pode ser classificada em aguda e crônica. Ela se caracteriza, principalmente, pela diminuição da consistência das fezes.
A diarreia pode causar desconforto abdominal
A diarreia pode causar desconforto abdominal
PUBLICIDADE

As diarreias, muitas vezes, são tratadas como simples problemas gastrointestinais causados por uma alimentação inadequada. Entretanto, a diarreia pode ser grave e ter diversas causas, necessitando, portanto, de atenção.

Estima-se que a diarreia cause a morte de aproximadamente 1,5 milhão de crianças todos os anos. Isso acontece em virtude da perda significativa de líquidos, que normalmente não são repostos de maneira rápida, o que causa a desidratação e, consequentemente, a morte. Mortes por diarreias são mais comuns em locais com saneamento básico precário e em regiões com famílias de baixa renda, uma vez que a morte causada por esse problema geralmente ocorre em pessoas com estado nutricional inadequado.

O que é diarreia?

A diarreia pode ser definida como um aumento na frequência da defecação e uma diminuição da consistência das fezes. Essas fezes também provocam desconforto abdominal e, algumas vezes, são acompanhadas de sangramentos e outros sintomas.

O que causa a diarreia?

A diarreia pode ter diversas causas. Algumas vezes ela decorre da presença de micro-organismos que produzem toxinas que afetam a mucosa do intestino ou que danificam a superfície absortiva desse órgão. Em outras situações, ocorre uma má absorção de água pelo intestino, causando as fezes mais líquidas. Pode ocorrer também um estímulo elevado do intestino que ocasiona o rápido trânsito intestinal.

Como a diarreia pode ser classificada?

A diarreia pode ser classificada em dois grupos básicos: diarreia aguda e diarreia crônica.

  • Diarreia aguda: dura menos que duas semanas. Essas diarreias ocorrem por causa de alguma infecção que, geralmente, é fácil de ser tratada. As diarreias agudas podem ser causadas, por exemplo, por amebíase, salmonelose ou consumo de comida armazenada de forma inadequada.

  • Diarreia crônica: dura mais que quatro semanas. Esse tipo de diarreia pode ocorrer por vários motivos, mas geralmente está associada a doenças não infecciosas. Entre os problemas que podem gerar a diarreia crônica, podemos citar as síndromes de má absorção e a doença inflamatória intestinal.

O que fazer em caso de diarreia?

A diarreia, apesar de, na maioria das vezes, curar-se de forma espontânea, necessita de cuidados e deve ser tratada com atenção. É essencial que o paciente hidrate-se a fim de evitar casos de desidratação, e a alimentação deve ser feita de maneira balanceada, evitando-se alimentos que podem aumentar a diarreia, como é o caso de produtos derivados de leite.

É possível prevenir-se da diarreia?

É possível, sim, prevenir-se de alguns casos de diarreia. Para isso, é necessário alguns cuidados básicos, principalmente no que diz respeito à higiene, como lavar sempre as mãos e preparar bem os alimentos. Além disso, é importante a vacinação contra micro-organismos que podem desencadear o problema, como o rotavírus, beber água filtrada ou fervida e acondicionar bem os alimentos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Diarreia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/diarreia.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

Os derivados do leite são uma boa fonte de lactose
Química Lactose
A diarreia caracteriza-se pelo aumento da frequência de evacuações
Saúde na escola Diarreia
Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, é uma das medidas mais eficazes contra gastrenterites e outras doenças infecciosas
Doenças e patologias Gastrenterite viral
A intolerância à lactose provoca desconfortos abdominais após a ingestão de leite
Saúde na escola Intolerância à lactose
Moradias sem saneamento básico na cidade de Altamira (PA)¹
Geografia do Brasil Saneamento Básico no Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA