Topo
pesquisar

Lactose

Química

A lactose é um carboidrato formado a partir da interação entre uma molécula de glicose e outra de galactose. Ela é importante na absorção do cálcio.
Os derivados do leite são uma boa fonte de lactose
Os derivados do leite são uma boa fonte de lactose
PUBLICIDADE

A lactose é o componente sólido em maior quantidade no leite, desde que este tenha origem animal. Popularmente, ela é chamada de açúcar do leite, já que confere a ele um sabor levemente adocicado, quando ingerido puro.

Trata-se de uma substância pertencente ao grupo dos glicídios (carboidratos) e originada a partir da interação entre uma molécula de glicose e uma de galactose:

Fórmula estrutural da glicose
Fórmula estrutural da glicose

Fórmula estrutural da galactose
Fórmula estrutural da galactose

A lactose é classificada como um dissacarídeo, já que é formada pela união de dois monossacarídeos. As duas moléculas que formam a lactose possuem a mesma composição, mas se diferem em relação ao posicionamento dos átomos no espaço.

Características físico-químicas da lactose

Fórmula estrutural da lactose
Fórmula estrutural da lactose

a) Características físicas

  • Sua solubilidade em água é de 21,6 g a cada 100mL;

  • Em temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido;

  • Sua massa molar é de 342 g/mol;

  • Suas moléculas interagem entre si e com moléculas de água por meio de ligações de hidrogênio.

b) Químicas

  • Possui fórmula molecular C12H22O11;

  • É orgânica, pois apresenta vários átomos de carbono associados a elementos como hidrogênio e oxigênio;

  • Possui grupos funcionais das funções orgânicas álcool e éter;

  • É uma substância molecular, pois é formada por ligações do tipo covalente.

Reação química a partir da lactose

No ano de 1912, o químico Louis-Camille Maillard descobriu uma reação química na qual a lactose, quando submetida a tratamentos térmicos (recebe diferentes quantidades de calor) e a substâncias do grupo orgânico amina (proteínas, aminoácidos e peptídeos), é transformada em um polímero denominado de melanoidina.

Equação que representa a reação de Maillard
Equação que representa a reação de Maillard

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A presença do polímero melanoidina reduz o valor nutricional, em virtude da polimerização (união de moléculas que origina uma maior), de diversas substâncias (lactose, aminoácidos, peptídeos e proteínas) e ainda fornece ao produto um aspecto escuro.

Por que a lactose é importante para o organismo humano?

a) Fonte de energia

Como a lactose é formada por alguns carboidratos (glicose e galactose), nas células, reage com o oxigênio no interior das mitocôndrias e forma gás carbônico, água e, principalmente, energia, que é utilizada nos mecanismos celulares.

b) Absorção de cálcio

A presença de lactose favorece a absorção de cálcio pelo organismo. Isso faz com que o nível de cálcio nos ossos mantenha-se ideal, evitando doenças como a osteoporose. Além disso, o cálcio é um aliado na queima de gordura, auxiliando, assim, na diminuição da massa gorda.

Fontes de lactose

A lactose é o glicídio presente no leite, assim, qualquer alimento que foi preparado ou produzido a partir de qualquer quantidade de leite apresentará lactose na sua composição.

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose afeta as pessoas com deficiência na produção da enzima lactase. A falta da enzima impede a degradação da lactose em unidades individuais de glicose e galactose.

Equação que representa a digestão da lactose
Equação que representa a digestão da lactose

Quando a lactose chega ao intestino grosso, por não ter sido degradada, é fermentada pelas bactérias ali presentes. A fermentação da lactose produz muitos gases e ainda provoca desarranjo intestinal (diarreia).

Para resolver esse problema, a indústria farmacêutica desenvolveu suplementos à base de lactase. Já a indústria alimentícia tem desenvolvido vários produtos derivados do leite que não apresentam lactose.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Lactose"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lactose.htm>. Acesso em 22 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola