Topo
pesquisar

Flúor

Química

Flúor aplicado na prevenção de cáries
Flúor aplicado na prevenção de cáries
PUBLICIDADE

Talvez você já tenha ouvido falar dele, mas só na forma de gel para prevenir os dentes das cáries dentárias! Estamos falando do flúor, mas o que a maioria não sabe é que este elemento se encontra naturalmente no estado gasoso.

O flúor é um elemento químico representado pelo símbolo F, cujo número atômico é 9. Ele se destaca na Tabela Periódica por ser o elemento mais eletronegativo e reativo de todos os elementos. Está situado na família VII A: um halogênio que a temperatura ambiente se encontra na forma biatômica (F2), que é um gás amarelo, de cheiro extremamente irritante. É tóxico e pode provocar a morte se for inalado, mesmo em concentrações baixas.

O flúor é um ametal que forma compostos com praticamente todos os demais elementos e, em alguns casos, pode reagir de forma explosiva. Isto ocorre quando reage com hidrogênio na ausência de luz e a baixas temperaturas. Como já foi dito, o flúor tem afinidade por muitos elementos (é muito reativo), então, seria interessante mencionar porque este ametal não pode ser guardado em recipientes de vidro, você sabe por quê? O vidro contém o elemento silício, que é altamente reativo com flúor, logo, você pode conferir porque os dentistas usam recipientes de plástico na aplicação.

Na natureza, o flúor pode ser encontrado como fluoreto na forma de íon F-, esta forma é estável e ocorre em minérios como a fluorite (CaF2), a criolite (Na3AlF6) e a fluorapatite 3 Ca3(PO4)2Ca(FCl)2.

Agora você vai saber que o flúor possui aplicações importantes além do consultório dentário, veja quais:

- É utilizado na fabricação de polímeros como o conhecido Teflon, que possui grande resistência química e baixo coeficiente de atrito, é por isso que as panelas feitas deste material são antiaderentes.

- O ácido fluorídrico (HF) é uma solução aquosa utilizada para gravações em vidros e para retirar areia de aços especiais, nos dois casos, o silício está presente.

- O hexafluoreto de urânio (UF6) é um gás a temperatura ambiente usado para isolar isótopos de urânio.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Flúor"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/fluor.htm>. Acesso em 21 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA