Topo
pesquisar

O que é margem de erro de uma pesquisa?

Matemática

PUBLICIDADE

Toda pesquisa eleitoral é feita por amostragens referentes à população em estudo, utilizando fontes oficiais de dados do país: IBGE, TRE e TSE, até chegar a um resultado final, mesmo com todo esse cuidado esse tipo de pesquisa sofre mudanças frequentes, pois a sua validade depende da opinião pública, que varia constantemente.

Uma pesquisa não é feita em cima de valores absolutos e sim em estimativas (estatísticas), assim apresenta sempre uma margem de erro, que irá depender do tamanho da amostra e dos resultados que foram obtidos com a pesquisa. E isso acontece porque em uma pesquisa eleitoral, por exemplo, não é possível entrevistar toda a população, somente uma fração dela.

Em uma pesquisa política a margem de erro varia dependendo do candidato, ou seja, depende da distribuição geográfica do seu eleitorado, assim é preciso que esse tipo de pesquisa seja realizado dentro de um intervalo de confiança, valor combinado pelo cliente e o instituto de pesquisa.

Na pesquisa política o padrão do intervalo de confiança é de 95%, o que isso significa? Isso significa que o candidato tem 95% de chance de estar dentro da margem de erro e 2,5% de estar acima dela e 2,5% de estar abaixo dela. Por exemplo: vamos supor que em uma pesquisa eleitoral um candidato apareça com 23%, levando em consideração, a margem de erro de 2%, ele estará entre 21% e 25% dentro da margem de erro e 2,5% de chance de estar acima de 25% e 2,5% de estar abaixo de 21%.

Por causa dessa margem de erro, ao anunciar a queda ou a subia de um candidato é precioso que sejam feitas sucessivas pesquisas, comparar apenas a pesquisa atual com a anterior dará uma resposta com a possibilidade de erro muito maior.

 

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RAMOS, Danielle De Miranda. "O que é margem de erro de uma pesquisa?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/o-que-margem-erro-uma-pesquisa.htm>. Acesso em 23 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA