Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Porcentagem

Matemática

PUBLICIDADE

Porcentagem envolve diversas situações com que nos deparamos frequentemente em nosso cotidiano, por exemplo em indicadores econômicos, resultados de pesquisas ou promoções. Entendemos porcentagem como sendo a razão entre um número qualquer e 100, sendo representada pelo símbolo %. Utilizamos a ideia de porcentagem para representar partes de algo inteiro.

Leia também: Cálculo da composição de porcentagem

Representações da porcentagem

A porcentagem é uma razão centesimal, ou seja, de base 100.
A porcentagem é uma razão centesimal, ou seja, de base 100.

Sabemos que a porcentagem é uma razão, logo, pode ser representada por uma fração, que, por sua vez, pode ser escrita na forma decimal. De modo geral, se temos um número acompanhado pelo símbolo %, basta dividi-lo  por 100, ou seja:

Veja os exemplos seguintes que mostram as diferentes representações de porcentagens. Lembre-se, para “transformar” a porcentagem em fração, basta dividir o número que acompanha o símbolo % por 100 e simplificar a fração; para “transformar” a fração em forma decimal, basta realizar a divisão.

  • Exemplo

Perceba que quando escrevemos a porcentagem 100% é o mesmo que considerar um inteiro, ou seja, quando consideramos 100% de algo, estamos levando em conta o total daquilo. No caso de 210%, estamos considerando mais que um inteiro, isto é, consideramos 2,1 vezes o total.

Para fazer o caminho de volta, ou seja, dado uma fração ou um número decimal para ser escrito na forma percentual, basta multiplicar o número em questão por 100. Veja:

Leia também: Cálculo de porcentagem com regra de três

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como calcular a porcentagem?

Para realizar o cálculo da porcentagem de um valor, basta multiplicar esse valor pela porcentagem em sua forma decimal ou fracionária.

  • Exemplo

  1. Calcule 50% de 600.

Sabemos que 50% = 0,5, assim, basta fazer a substituição e multiplicar os valores. Veja:

0,5 . 600

300

Podendo também substituir os 50% na forma fracionária, ficando:

Logo, 50% de 600 = 300. Veja que 50% representam a metade do total que é 600.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Enem) Uma pessoa investiu certa quantia em dinheiro na bolsa de valores. No primeiro mês, ela perdeu 30% do que investiu e, no segundo mês, teve um lucro de 40% sobre o saldo que havia ficado após o prejuízo. Após esses dois meses, essa pessoa teve com esse investimento, em relação ao capital inicial aplicado,

  • um prejuízo de 2%.
  • um lucro de 2%.
  • um prejuízo de 4%.
  • um lucro de 4%.
  • o mesmo valor de capital aplicado.

Solução

Seja x o valor que foi investido na bolsa de valores, como no primeiro mês a pessoa teve um prejuízo de 30% desse valor, então temos que calcular essa porcentagem em relação ao valor investido e, em seguida, subtrair do valor investido. Veja:

30% de x

0,3 . x

0,3x a prejuízo

Então o que sobrou na conta dessa pessoa foi:

x – 0,3x

0,7x

Como, em seguida, a pessoa teve um lucro de 40% sobre o valor que tinha sobrado, temos que calcular essa porcentagem em cima desse valor e, em seguida, somar o resultado disso ao valor sobrado, tendo:

40% de 0,7x

0,4 · 0,7x

0,28x a lucro

Logo, temos que o valor que restou é:

0,7x + 0,28x

0,98x

Em relação ao que foi investido inicialmente, temos que a diferença é:

x – 0,98x

0,02x

Assim, ele teve um prejuízo de 2% em relação ao valor investido inicialmente.

R: alternativa a

Questão 2 - Calcule o valor de (30%)2.

Solução

Por Robson Luiz
Professor de Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LUIZ, Robson. "Porcentagem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/porcentagem.htm. Acesso em 27 de julho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(Enem 2014) Uma ponte precisa ser dimensionada de forma que possa ter três pontos de sustentação. Sabe-se que a carga máxima suportada pela ponte será de 12 t. O ponto de sustentação central receberá 60% da carga da ponte, e o restante da carga será distribuído igualmente entre os outros dois pontos de sustentação.

No caso de carga máxima, as cargas recebidas pelos três pontos de sustentação serão, respectivamente:

A) 1,8 t; 8,4 t; 1,8 t.

B) 3,0 t; 6,0 t; 3,0 t.

C) 2,4 t; 7,2 t; 2,4 t.

D) 3,6 t; 4,8 t; 3,6 t.

E) 4,2 t; 3,6 t; 4,2 t.

Questão 2

(Enem 2014) Os vidros para veículos produzidos por certo fabricante têm transparências entre 70% e 90%, dependendo do lote fabricado. Isso significa que, quando um feixe luminoso incide no vidro, uma parte entre 70% e 90% da luz consegue atravessá-lo. Os veículos equipados com vidros desse fabricante terão instaladas, nos vidros das portas, películas protetoras cuja transparência, dependendo do lote fabricado, estará entre 50% e 70%. Considere que uma porcentagem P da intensidade da luz, proveniente de uma fonte externa, atravessa o vidro e a película.

De acordo com as informações, o intervalo das porcentagens que representam a variação total possível de P é:

A) [35;63].

B) [40;63].

C) [50;70].

D) [50;90].

E) [70;90].

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aprenda a calcular a composição de porcentagem por meio de problemas. Acesse!
Clique e confira um dos modos de calcular porcentagens e obtenha alguns exemplos desse tipo de cálculo.
Aprenda a calcular os juros compostos, conheça sua fórmula e suas principais aplicações. Entenda a diferença entre juros simples e juros composto.
Clique para aprender o que é juros simples, seus fundamentos e maneiras de calculá-lo por meio da resolução de vários exemplos!
Saiba como realizar as quatro operações básicas entre números decimais. Veja os diferentes métodos para realizar a multiplicação e divisão de números decimais.
Aprenda a utilizar a regra de três composta para encontrar valores desconhecidos e problemas com três ou quatro grandezas.
Conheça a regra de três. Entenda o que são grandezas direta e inversamente proporcionais. Saiba a diferença entre a regra de três simples e a composta.