Topo
pesquisar

Pressão Arterial

Saúde e Bem-estar

A pressão arterial deve ser observada sempre
A pressão arterial deve ser observada sempre
PUBLICIDADE

A cada batimento cardíaco, o coração necessita pressionar o sangue para que este circule pelas artérias. Essas, por sua vez, contraem suas paredes para que o sangue seja impulsionado para as regiões mais distantes como os pés, por exemplo. As pressões feitas pelas artérias recebem o nome de pressão arterial.

A pressão arterial é regulada através de alguns controles dispersos pelo organismo, como:

Controle neural: realizado por reflexos nervosos;
Controle renal: realizado pela filtragem de líquidos e excreção do sal;
Controle hormonal: realizado principalmente pelo sistema renina-angiotensina;
Controle miogênico: realizado pela inibição da adevisidade e agregação de plaquetas.

A medição da pressão arterial é realizada através de milímetros de mercúrio (mmHg), onde é apresentado o valor correspondente à pressão arterial no momento do bombeamento do sangue pelo coração (sistólico) e o valor correspondente ao relaxamento do coração após o bombeamento do sangue (diastólico). Normalmente, utiliza-se a medição de 120/80 mmHg para considerar a pressão normal. A primeira numeração corresponde à pressão sistólica enquanto a segunda numeração corresponde à pressão diastólica.

A pressão arterial pode sofrer distúrbios que alteram seu valor de regulagem. A pressão arterial pode se elevar por causa de alguns fatores: idade avançada, tendência à obesidade, excesso de sal, maus hábitos alimentares, diabetes, fumo, excesso de café e sedentarismo. A pressão pode diminuir, tal fato pode ser provocado por calor, desidratação, hemorragias, movimentação brusca e outros. 
 

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Pressão Arterial"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/saude/pressao-arterial.htm>. Acesso em 25 de maio de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA