Topo
pesquisar

Estrutura dos vasos sanguíneos

Biologia

PUBLICIDADE

Sendo o sangue conduzido por meio de um sistema (circulatório) intercomunicado através dos vasos sanguíneos, estes necessitam de uma resistente coesão entre as células que os formam, para que possam transportar com eficiência o fluido sanguíneo que percorre toda a dimensão corpórea, levando ou recolhendo substâncias.

Contudo, sendo um sistema permeável, conferindo propriedades que permitem absorção e difusão de elementos (soluto: íons, moléculas orgânicas e inorgânicas) e até mesmo micro-organismos parasitas (protozoários, bactérias e vírus) ou algumas formas de invertebrados (larvas de nematódeos).

Neste sentido, o revestimento dos vasos confere importante funcionamento do organismo, seja na distribuição de elementos que proporcionam as reações dinâmicas da homeostase, ou mesmo conferindo proteção por meio do simples impedimento físico que dificulta contaminações e processos infecciosos.

Dessa forma, a parede dos vasos (artérias, veias e capilares) é formada por camadas de células e matriz intracelular, apresentando características particulares em função da resistência e esforço sobre a superfície de suas estruturas.

Estrutura das Artérias e Veias:

As artérias e as veias possuem três camadas de tecidos distintos: internamente são constituídas por células pavimentosas (achatadas) unidas por junções intercelulares. Adjacente a esta camada, envolvendo as células, forma-se uma camada de fibras elásticas e musculares (músculo liso). E mais externamente, o tecido conjuntivo (rico em fibras colágenas) forma uma terceira camada responsável pela manutenção e nutrição das células.

Uma diferença entre as artérias e as veias está relacionada à dimensão da camada intermediária (músculo liso e fibras elásticas): mais espessura nas artérias e mais delgada nas veias, em razão da capacidade de pressão em virtude das contrações sistólicas do coração. Além da presença de válvulas nas veias, que não permitem o refluxo sanguíneo quando o sangue retorna ao coração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Histologia Animal - Biologia - Brasil Escola

O aspecto estrutural dos vasos sanguíneos
O aspecto estrutural dos vasos sanguíneos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Estrutura dos vasos sanguíneos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-estrutura-dos-vasos-sanguineos.htm. Acesso em 16 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos, sendo essas últimas estruturas responsáveis pela condução do sangue pelo corpo. Entre as alternativas a seguir, marque o nome do vaso responsável por levar o sangue do coração em direção aos tecidos:

a) veias.

b) vênulas.

c) artérias.

d) linfonodos.

e) capilares.

Questão 2

É comum ouvirmos que as artérias são responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio, anteriormente chamado de arterial. Entretanto, essa afirmação nem sempre é correta, uma vez que existe uma artéria que transporta sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica a artéria que não transporta sangue rico em oxigênio.

a) renal.

b) aorta.

c) pulmonar.

d) hepática.

e) capilar.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola