Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Abobrinha

Abobrinha é uma hortaliça rica em sais minerais e vitaminas, pertencente à família Cucurbitaceae, mesma família da melancia e do melão, e pode ser preparada de várias formas.

A abobrinha é uma planta da família Cucurbitaceae.
A abobrinha é uma planta da família Cucurbitaceae.
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A abobrinha, também conhecida como abóbora de moita, abobrinha de tronco ou abobrinha italiana, é uma hortaliça de importante valor econômico, sendo altamente consumida nas várias partes do nosso país. Um dos maiores produtores de abobrinha, aqui, é o estado de São Paulo.

Tópicos deste artigo

Classificação taxonômica da abobrinha

A abobrinha italiana é uma espécie pertencente à família Cucurbitaceae, a família das abóboras. Além das abóboras, fazem parte dessa família: melancia, melão, pepino e chuchu. A abobrinha italiana faz parte do gênero Cucubita, um gênero nativo do continente americano, e o seu nome científico é Cucurbita pepo.

Leia também: Abóbora

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da abobrinha

A abobrinha é uma planta anual de crescimento ereto que apresenta caule herbáceo e folhas recortadas que possuem manchas brancas nos ângulos das nervuras. Suas flores são amarelas, e a planta apresenta flores femininas e masculinas. As flores dessas plantas são polinizadas por abelhas.

A flor da abobrinha é amarelada e polinizada por abelhas.
A flor da abobrinha é amarelada e polinizada por abelhas.

A abobrinha italiana é conhecida, principalmente, pelo seu fruto característico, o qual é comercializado ainda imaturo. Ele destaca-se por seu formato cilíndrico e coloração, geralmente, verde clara com estrias verde-escuras. Vale salientar que as cores do fruto são variadas indo desde o verde bem claro até o verde médio com as listras mais escuras. As sementes são lisas e elípticas.

A abobrinha é uma planta que se desenvolve melhor em regiões com temperatura entre 18ºC e 35°C e clima seco. A umidade relativa do ar deve ser mediana para o desenvolvimento dessa planta, sendo a umidade ótima compreendida entre 40% e 50%. Seu cultivo ocorre, preferencialmente, no verão e na primavera, podendo ser produzida no outono e no inverno em ambientes protegidos (a planta é sensível a geadas). A colheita ocorre, normalmente, entre 45 e 60 dias após o plantio.

Veja abaixo um quadro com as melhores épocas para o plantio, segundo o Catálogo Brasileiro de Hortaliças, do Embrapa Hortaliças e Sebrae:

Época recomendada para o plantio por região

Espécie

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Abobrinha italiana

Set./Maio

Ago./Maio

Mar./Out.

Todo o ano

Abr./Ago.

Benefícios do consumo de abobrinha

O fruto da abobrinha destaca-se por ser uma importante fonte de fibras, de sais minerais — como cálcio, fósforo e ferro — e de vitaminas — principalmente as vitaminas do complexo B e a vitamina A. A niacina (B3), por exemplo, é encontrada em grande quantidade e está relacionada com a redução dos níveis de triglicérides e colesterol, além de ajudar no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. Além disso, seus frutos caracterizam-se por sua fácil digestão e por ajudarem no bom funcionamento do intestino. As sementes dessa espécie apresentam alto teor de zinco, o qual está relacionado com a prevenção da hiperplasia benigna da próstata. As sementes também funcionam como suplemento proteico.

Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável

Preparo da abobrinha

O fruto da abobrinha italiana, o qual é vendido ainda imaturo, é bastante sensível, portanto, no momento da compra, é necessário cuidado ao manuseá-lo, pois os ferimentos no fruto levam ao apodrecimento mais rápido daquela porção. Ao escolher entre os frutos, prefira sempre aqueles mais firmes e com a casca brilhante. Evite escolher abobrinhas com partes escuras ou moles. Após a compra, conserve a abobrinha na geladeira por, no máximo, cinco dias.

A abobrinha pode ser consumida de diversas formas, por exemplo, refogada.
A abobrinha pode ser consumida de diversas formas, por exemplo, refogada.

A abobrinha pode ser preparada de diferentes formas, sendo possível consumi-la in natura, refogada, frita ou cozida. Dentre os pratos que podem ser preparados com abobrinha, destacam-se as saladas e os refogados. Uma receita bastante difundida atualmente é a do espaguete de abobrinha, em que o fruto, fatiado em lâminas finas, entra em substituição ao macarrão, sendo uma sugestão para aqueles que procuram uma receita menos calórica. Além do fruto, as sementes de abobrinhas podem ser consumidas. Essas estruturas do vegetal chamam a atenção por sua grande quantidade de proteína e podem ser consumidas torradas.

Tipos de abobrinha

Além da abobrinha italiana, tratada neste texto, no Brasil é comercializada a “abobrinha brasileira”. A diferença entre esses dois tipos de abobrinha está no formato. A abobrinha italiana apresenta um fruto alongado, enquanto a brasileira apresenta um fruto com uma espécie de pescoço.
 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Abobrinha "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/abobrinha.htm. Acesso em 04 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante