PUBLICIDADE
O melão é o fruto produzido pelo meloeiro, planta rasteira de origem asiática e africana. Possui características variáveis de acordo com a sua espécie. Sua polpa é carnosa e suculenta contendo grande quantidade de água (cerca de 90%), cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ainda A, C e E.
O fruto possui funções calmantes, diuréticas, fortificantes e laxantes, também auxilia no tratamento de gota, obesidade, artrite, colite, prisão de ventre, nefrite, cistite, corrimento das mulheres, afecções renais. É bastante indicado para dias muito quentes, pois repõe a água e os nutrientes perdidos e ainda tem ação refrescante.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para escolher um melão bom para consumo deve-se atentar para tais características: casca firme de coloração forte, perfume agradável e sementes soltas (agite a fruta). Não é recomendável o consumo da fruta se ela apresentar rachaduras ou perfurações. É importante manusear com cuidado a fruta, pois é bastante sensível, e lavá-la antes de consumir.
Quando o fruto não estiver totalmente maduro, deve ser conservado em temperatura ambiente e quando atingir o ponto de maturidade deve ser encaminhado para o refrigerador, podendo permanecer nesse por até três semanas.
No Brasil, a safra do melão ocorre de dezembro a março e de julho a setembro. A produção do melão é rápida se for mantida em boas condições.
Curiosidade: O melão do tipo cantalupe (tipo americano) tem maior quantidade de vitamina A, C, E e outras do complexo B. O melão mais conhecido no Brasil é o melão-valenciano (tipo espanhol).
Por Gabriela Cabral