PUBLICIDADE
O chuchu é um vegetal pertencente à categoria dos frutos. Pode ser cultivado em horta caseira e é considerado como fruto assim como o tomate, por ter suas sementes envolvidas na parte comestível.
É originário da América Central. Segundo alguns historiadores, o chuchu já era cultivado no Caribe na época do descobrimento da América.
Devido seu sabor característico e bastante suave pode ser consumido o ano todo, o chuchu teve bastante destaque na Antigüidade entre as demais hortaliças cultivadas. É de fácil digestão, rico em fibras, potássio, vitaminas A e C e pobre em calorias, são 31 calorias em cem gramas.
Existe uma grande variedade de chuchu, quanto à forma, tamanho e cor. Pode ser arredondado ou ter o formato de pêra, mais comumente encontrado em feiras. A cor varia do branco ao verde bem escuro. Conforme a espécie a casca pode ser lisa ou com espinhos.
Para conservá-lo mantenha-o em ambiente fresco por três a cinco dias. Quando colocado na geladeira e embalado em saco plástico pode-se conservar por um tempo maior, de seis a oito dias.
Pode ser utilizado na preparação de cremes, sopas, suflês, bolo ou salada fria. O fruto não é consumido cru. Para consumi-lo em forma de refogado ou salada prefira os frutos mais novos, menores e com casca brilhante.
Ao comprá-lo observe se apresenta a coloração verde claro, se está firme, sem marcas escuras ou picadas de insetos.
Os brotos, as folhas e as raízes da planta também são consumidas. Os brotos são ricos em vitaminas B, C e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Por Patrícia Lopes