Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

15 dicas básicas de como melhorar a escrita

A escrita é uma atividade que envolve muitas competências e áreas do conhecimento, mas dicas simples podem ajudar a torná-la mais fácil e mais prazerosa.

Representação de uma folha de caderno, onde estão escritas dicas para melhorar a escrita.
15 dicas simples podem facilitar muito a hora da escrita!
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reunimos para você 15 dicas básicas para melhorar a sua escrita. A escrita não é sempre uma atividade simples e intuitiva, especialmente na escola ou para vestibulares. Todavia, algumas dicas básicas podem facilitar esse processo ao levar em conta o antes e o durante da escrita. Com essas indicações, as redações podem se tornar mais fáceis e mais prazerosas!

Leia também: Como tirar 1.000 na redação do Enem?

Tópicos deste artigo

15 dicas básicas de como melhorar a escrita

1. Leia!

A leitura é uma das melhores e mais divertidas formas de melhorar o seu desempenho em redação. Ela permite o contato com vocabulário, regras gramaticais aplicadas, diferentes gêneros textuais e muitos assuntos. Dessa forma, mesmo uma leitura para entretenimento pode ser muito útil para o desenvolvimento da escrita, desde que feita com atenção.

2. Esteja inteirado dos assuntos do momento

Nem só de teoria vive um texto! Estar a par das notícias e assuntos do momento pode ser muito útil para ter novas ideias, entender o contexto de uma produção ou os seus textos de apoio. Assim, todo conhecimento geral pode facilitar e acelerar a escrita.

3. Revise os conteúdos gramaticais

Gramática pode não ser a matéria preferida de muitos, mas ela é essencial para a construção de um bom texto. Assim, revisar os principais conteúdos pode esclarecer dúvidas que frequentemente aparecem na hora da escrita. É uma boa ideia focar nos conteúdos que são mais difíceis para você e aplicar o conhecimento através de exercícios para que seja mais fácil retomar as informações na redação.

4. Faça um texto circular

Um bom modo de agradar o leitor é escrever um completo e que faça sentido. Para isso, a circularidade é uma ótima opção: no fim do texto, faça uma breve retomada dos pontos apresentados e uma conclusão geral. Esse formato faz com que a produção pareça muito correta e coerente.

5. Pesquise sobre o tipo de texto

O tipo de texto é uma categoria de classificação de acordo com a função de um texto. Ele pode ser narrativo (focado no enredo), descritivo (focado nas descrições), dissertativo (apresenta argumentos para defender uma ideia), expositivo (expõe informações) ou injuntivo (passa instruções). Cada um dos tipos tem suas próprias características envolvendo estrutura, nível de formalidade, tipo de vocabulário, etc. Nesse sentido, é essencial entender em qual deles o seu texto se encaixa para que ele seja produzido de forma correta. Para saber mais sobre os tipos textuais, clique aqui.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6. Pesquise sobre o gênero

Além dos tipos textuais, cada texto pertence a um gênero, ou seja, os usos práticos. Exemplos de gêneros são romance, conto, relatório, resumo, manual de instruções, receita, etc. Desse modo, é importante entender os elementos específicos que caracterizam cada gênero para a escrita do texto.

7. Escolha um bom título

Muitos fatores podem fazer com que o texto seja mais bem avaliado, e um deles é o título. Um bom título deve ser intrigante (sem ser confuso) e atrair a curiosidade do leitor. Uma boa dica, nesse caso, é escolher o título depois que o texto já estiver finalizado. Para conferir dicas para construir um bom título, clique aqui.

8. Faça um planejamento de texto

Um planejamento é sempre uma boa opção para ter certeza de que o texto está de acordo com todas as diretrizes. Vendo as partes principais, é mais fácil definir se a produção está completa e coerente antes de começar a escrever. 

9. Analise o público-leitor

Todo texto é escrito para ser lido, e isso influencia na forma. É essencial analisar o seu público-leitor para definir o tipo de vocabulário, nível de formalidade, tamanho, profundidade das informações, tema, etc.

10. Verifique os critérios de correção

Além de pensar nas características do tipo de texto e do gênero, cada produção será corrigida de acordo com critérios diferentes. Um professor de Português pode pedir uma resenha curta e formal, enquanto a professora de Física quer um texto mais longo e informal para ser lido. Nesse sentido, seu projeto de texto deve levar em conta quais critérios serão utilizados na avaliação da produção.

11.Use bem a pontuação e a paragrafação

Além dos elementos gramaticais, a pontuação e a paragrafação são importantes para uma boa organização do texto. Verifique o uso correto de cada um dos pontos e defina parágrafos nem muito longos, nem muito curtos, já que esses dois elementos podem mudar completamente o significado de um texto.

12. Sempre lembre dos objetivos do texto

Cada produção textual é única. Levando isso em conta, cada texto será diferente de outro pelos seus objetivos. Um relatório de leitura para a matéria de Português, por exemplo, será muito distinto de um relatório de laboratório para Biologia. Dessa forma, lembre sempre dos objetivos antes de planejar a sua escrita.

13. Faça pausas antes de finalizar

Por mais que isso possa parecer contraintuitivo, as pausas são essenciais no processo de escrita para que o autor consiga ver o texto com novos olhos. Isso permite o reconhecimento de erros gramaticais e/ou de digitação, pontuação, pontos a melhorar, etc., depois de um breve descanso.

14. Peça a opinião de outros leitores

Mesmo com as pausas, o autor está sempre muito próximo de seu texto. Assim, pedir a opinião de um leitor externo traz uma nova visão e, consequentemente, novos apontamentos.

15. Revise sempre

Mesmo fazendo um planejamento, pausas e pedindo a opinião de outras pessoas, a revisão final é indispensável. Antes de entregar o texto, revise gramática, ortografia, coerência, temática, objetivos, gênero e tudo o que for possível!

Videoaula com 10 hábitos que podem melhorar a sua redação

Fontes:

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2022: cartilha do participante. Brasília, 2022. Disponível em:

TRAVAGLIA, L. C. Tipologia textual e ensino de língua. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 3, p. 1336–1400, 21 set. 2018.

Escritor do artigo
Escrito por: Luiza Pezzotti Pugles Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PUGLES, Luiza Pezzotti. "15 dicas básicas de como melhorar a escrita"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/como-melhorar-escrita.htm. Acesso em 13 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


6 dicas de redação para você se sair bem no Enem

Clique aqui e confira 6 dicas de redação para você se sair bem no Enem. Conheça a estrutura da redação do Enem e saiba como melhorar o seu texto.
Redação

7 dicas para fazer um bom título na redação

Clique aqui e confira 7 dicas para fazer um bom título na redação. Descubra quais erros podem fazer zerar a sua redação e o que deve ser evitado.
Redação

Cinco erros gramaticais que ninguém deveria cometer!

Dicas de português: Cinco erros gramaticais que ninguém deveria cometer!
Gramática

Cinco hábitos para melhorar sua redação

Quer escrever mais e melhor? Clique e conheça cinco hábitos para melhorar sua redação!
Redação

Coerência textual

Saiba o que é a coerência textual e quais são os seus tipos. Entenda a diferença entre coerência e coesão textual. Faça exercícios para fixar o conteúdo.
Redação

Coesão textual

Saiba o que é a coesão textual e quais são os seus tipos. Entenda a diferença entre coesão e coerência textual. Faça exercícios para fixar o conteúdo.
Redação

Como fazer uma redação nota 10?

Clique e confira super dicas que vão mostrar para você como fazer uma redação nota 10!
Redação

Dicas de redação para concursos e vestibulares

Quer aprender a escrever bem? Confira dez valiosas dicas de redação!
Redação

Redação nota 1.000 no Enem

Leia dicas para conseguir alcançar nota 1.000 na redação do Enem e confira exemplos de textos que conquistaram essa nota.
Redação

Tipos de coerência textual

A inteligibilidade nos atos comunicacionais: Conheça os seis tipos de coerência textual, elementos indispensáveis para a harmonia de um texto.
Redação