PUBLICIDADE
Algumas dicas para fazer um bom título na redação — como evitar títulos longos, não copiar o tema e não citar o que não será elaborado — podem ajudar a produzir títulos coesos e interessantes. A obrigatoriedade do título varia muito entre vestibulares: a regra final é a que está disposta na prova. Além disso, erros comuns devem ser evitados para uma boa construção e/ou para que o texto não seja zerado.
Leia também: Proposta de intervenção da redação do Enem — o que é e como se faz
Tópicos deste artigo
- 1 - Videoaula sobre como fazer um bom título na redação
- 2 - O título da redação é obrigatório?
- 3 - Dicas para fazer um bom título na redação
- 4 - O que evitar na hora de fazer um bom título na redação?
Videoaula sobre como fazer um bom título na redação
O título da redação é obrigatório?
A obrigatoriedade do título nos vestibulares varia de prova para prova. No Enem, por exemplo, o título tem sido opcional e toma uma linha da folha. Entretanto, não colocar o título na redação do Enem não causa nenhum prejuízo. Na Fuvest, contudo, ele tem sido obrigatório e há até uma linha separada para isso.
Essa informação pode ser encontrada, geralmente, nas cartilhas do participante ou manuais para candidatos que podem ser acessados nos sites de cada vestibular. Mesmo assim, leia todas as informações da proposta na hora prova, já que essas exigências podem mudar a qualquer momento, e elas serão as regras válidas e finais.
No Enem, as amostras de redações nota 1000 dos últimos anos não estão apresentando títulos. Elas estão disponíveis nas Cartilhas do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Dicas para fazer um bom título na redação
1. Só pense no título com o texto já planejado
Apesar de ser a porta de entrada para o texto, o título deve ser adiado até o último segundo. Justamente por ser a primeira impressão, ele deve ser pensado quando o planejamento do texto já estiver completo ou até quando a redação já tiver sido escrita.
2. Sintetize a tese central do seu texto
O título deve ser baseado nos principais elementos e nas ideias centrais do texto. Ele geralmente adianta a tese ou os argumentos que serão trabalhados. Esse, portanto, é mais um motivo para formulá-lo apenas depois do planejamento do texto ou da completude da redação.
3. Se a proposta não citar o título, não o coloque
Como pontuado, as instruções disponibilizadas na prova são as definitivas. Dessa forma, se a proposta não citar a possibilidade de um título, não coloque um.
4. Cuidado com perguntas
As perguntas não são definitivamente proibidas para um título, mas devem ser tratadas com cautela, já que qualquer questionamento deve estar claramente respondido no texto. Caso contrário, o planejamento do texto parece incompleto e mal feito.
5. Retome o título no final
Um texto bem escrito e bem avaliado deve ser coeso, ou seja, bem planejado e com elementos bem conectados. Uma ótima forma de demonstrar isso é fazer com que seja “circular”, retomando o título ao final da conclusão.
6. Evite títulos longos
O título adianta as ideias centrais do texto, mas não deve se alongar além disso. Um bom título tem relação com a tese e os argumentos, mas, ao mesmo tempo, mostra o poder de síntese.
7. Não copie o tema
Copiar o tema pode ser um dos piores erros ao se fazer um título. Isso demonstra falta de criatividade e já cria a expectativa de um texto superficial. O corretor já sabe qual é o tema, não é necessário repeti-lo (a não ser que a proposta tenha essa regra específica).
Veja também: Tema e título — qual a diferença?
O que evitar na hora de fazer um bom título na redação?
Um bom título pode ajudar na nota de um texto, mas alguns erros devem ser evitados para que ele não acabe prejudicando a redação.
→ Não cite o que não será elaborado
O título deve antecipar e resumir as ideias centrais do texto e fazer referência ao que será tratado no desenvolvimento. Dessa forma, colocar elementos que não serão citados ou elaborados no resto do texto transforma o título em uma frase solta e com menor valor.
→ Não use desenhos ou sinais
Como as redações são corrigidas por pessoas, os vestibulares buscam ao máximo evitar processos de fraude. Assim, desenhos no título ou em qualquer parte da redação (como estrelas, círculos etc.) não são permitidos, já que poderiam identificar o aluno para um corretor que esteja cometendo fraude. Dessa forma, qualquer sinal que não seja pontuação pode fazer com que uma redação seja zerada.
→ Evite títulos longos
Como o título deve ser uma síntese da tese central do texto, um título longo demais é visto negativamente.
→ Não copie o tema
Se o vestibular permite ou exige o título, ele busca avaliar a criatividade, o planejamento e a coerência do autor. Nesse sentido, copiar o tema não demonstra habilidade nenhuma e pode prejudicar a nota da redação.
Fontes
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2017: cartilha do participante. Brasília, DF: INEP, 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2018: cartilha do participante. Brasília, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2019: cartilha do participante. Brasília, 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2020: cartilha do participante. Brasília, DF: INEP, 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2022: cartilha do participante. Brasília, 2022.