PUBLICIDADE
A carta comercial é um gênero textual do âmbito profissional que visa estabelecer comunicação entre empresas ou funcionários, ao mesmo tempo em que serve como documento formal desses diálogos. Esse texto pode ser utilizado para diferentes funções, como apresentação para emprego novo, pedido de demissão ou solicitação e aviso. Sua estrutura centra-se em informações de data, local, destinatário e dados da empresa, e sua linguagem caracteriza-se pela precisão e impessoalidade.
Leia também: Carta argumentativa – texto com estrutura epistolar que apresenta um ponto de vista
Tópicos deste artigo
- 1 - Características e estrutura da carta comercial
- 2 - Tipos de carta comercial
- 3 - Passo a passo de como fazer uma carta comercial
- 4 - Exemplos de carta comercial
Características e estrutura da carta comercial
A carta comercial é um documento que serve para estabelecer comunicações profissionais entre diferentes empresas, setores ou funcionários. Por portar uma vasta gama de conteúdos, pode-se dividir a carta comercial em subtipos: como carta de recomendação, carta de demissão, etc., os quais serão abordados a seguir.
Apesar dessa diversidade, existem características que se apresentam na maioria das cartas comerciais. A primeira característica pertinente é a de, além de comunicar, documentar, ou seja, a carta pretende também formalizar uma comunicação profissional, garantindo ao gênero seu status de documento.
Ao pensar na estrutura do gênero, pode-se separar três aspectos que merecem atenção: a linguagem, a estrutura e o conteúdo. Em relação ao último, como visto anteriormente, abrange uma variedade de temas, possibilitando diferentes comunicações. Em relação à linguagem, a carta comercial deve apresentar clareza, objetividade e simplicidade.
A mensagem da carta comercial precisa ser trabalhada com precisão, por isso deve ser apresentada de modo direto, evitando interpretações confusas ou diversas, bem como informações desnecessárias ao assunto. O tratamento entre os interlocutores deve ser respeitoso e impessoal, evitando todo tipo de comunicação fora do âmbito profissional.
Além disso, é necessário utilizar a linguagem na variedade padrão da língua portuguesa, atentando à grafia, concordância, pontuação e outras regras gramaticais. Ademais, pelas exigências do gênero, faz-se necessário evitar adjetivações, julgamentos pessoais e todo tipo de expressão que evidencie posicionamentos pessoais ou subjetivos.
Em relação à estrutura, destaca-se que as cartas devem conter os seguintes elementos:
-
local;data;
-
destinatário;
-
contexto ou assunto da carta;
-
fecho, conclusão ou frase de encerramento;
-
assinatura;
-
nome completo do destinatário, abaixo da assinatura;
-
cargo profissional do destinatário;
-
nome da empresa;
-
se necessário, coloca-se anexo.
Ainda no âmbito estrutural, é relevante falar da importância estética do gênero. A carta comercial é um documento de cunho profissional, logo o cuidado com a organização e a apresentação estética é imprescindível, sempre obedecendo às regras estruturais do gênero.
Tipos de carta comercial
As cartas comerciais adaptam-se a diferentes circunstâncias profissionais, de modo que abordam diferentes conteúdos, bem como atingem diferentes funções. Abaixo segue uma lista com alguns dos tipos de carta comercial mais comuns no ambiente de trabalho.
-
Apresentação para emprego: carta utilizada para se apresentar a uma vaga de trabalho, trazendo conjuntamente um currículo profissional.
-
Carta de recomendação: carta em que um representante faz a recomendação de um ex-funcionário, devido à sua boa atuação profissional, para futuros empregos em novas empresas.
-
Carta de demissão: carta em que o funcionário oficializa o seu pedido de desligamento da empresa, ou o aviso, pela empresa, do desligamento de algum funcionário.
-
Carta para comunicar erro: carta utilizada para comunicar algum possível erro ou mal-entendido que interferiu ou pode interferir no trabalho de alguém.
-
Carta para pedir informação: carta para solicitar algum dado, orientação ou resposta a respeito de alguma dúvida profissional.
Passo a passo de como fazer uma carta comercial
Para fazer uma carta comercial, é necessário ter clareza da informação ou solicitação que será comunicada, pois ela permitirá que o texto seja elaborado com precisão e objetividade, garantindo uma melhor compreensão do leitor. Além disso, é necessário munir-se de informações prévias necessárias, como nome do destinatário e da empresa.
Após reunir as informações necessárias, é importante organizar o texto com base no passo a passo a seguir:
-
se possível, inserir nome da empresa e logotipo no cabeçalho da folha, ou utilizar o papel timbrado específico;
-
colocar localidade e data em canto (pode variar de canto direito ou esquerdo da página, verificar padrões da empresa específica), abaixo do timbre;
-
escrever nome do destinatário abaixo da localidade e data;
-
apresentar um vocativo impessoal e respeitoso, pode vir colado ao nome do destinatário ou ao corpo do texto;
-
iniciar o texto informando o assunto de que trata a carta, apresentando expressões como “Em relação a”, “Em resposta a”, etc., e dar sequência ao corpo do texto, comunicando a mensagem com a linguagem e estrutura adequadas ao gênero;
-
concluir a carta com uma despedida cordial.
Veja também: Carta aberta — gênero argumentativo que apresenta função social
Exemplos de carta comercial
Neste tópico serão apresentados alguns exemplos de carta comercial, cada um direcionado a uma função e conteúdo diferente.
Exemplo de carta comercial de solicitação:
BRASIL ESCOLA 8 de fevereiro de 2021 Senhor (a), Nome completo do destinatário Em relação ao pedido do artigo, o prazo de entrega é dia 15 de fevereiro de 2021. Assim, solicito o envio do texto para o e-mail até o dia 14 de fevereiro de 2021, garantindo o período mínimo de 24 horas para correção. Atenciosamente _______ assinatura_________ Nome completo do remetente Cargo profissional do remetente |
Exemplo de carta comercial de recomendação:
7 de janeiro de 2021 Nome da empresa Manuel Silva e Silva, profissional competente, dedicado, ágil e responsável, atuou nesta empresa no período de fevereiro de 2007 a agosto de 2010, executando serviços de coordenação de equipe e posteriormente gerência de loja, sob minha supervisão direta, período no qual apresentou uma conduta pessoal e profissional exemplares e irrepreensíveis, razões pelas quais recomendo seus serviços. Atenciosamente, _______assinatura_______ Nome completo Cargo profissional do autor Rodapé: dados oficiais da empresa e endereços de contato. |
Exemplo de carta comercial de resposta à solicitação:
Rio de Janeiro, 25 de julho de 2008 À Nome da empresa Senhor(a) nome do destinatário Em atenção à sua solicitação, informamos que o Sr. Manuel Silva e Silva está com sua avaliação marcada para o dia 15 de agosto de 2021, às 15h, no endereço Rua, nº, bairro, cidade-UF. Cordialmente, _______assinatura_______ Nome do responsável Cargo profissional |
Por Talliandre Matos
Professora de Redação