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Carta de reclamação

Carta de reclamação é um gênero correspondência, aplicado em diferentes contextos, e que serve para transmitir uma mensagem de insatisfação a algum destinatário de poder.

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A carta de reclamação é um gênero textual de correspondência, utilizado para manifestar alguma insatisfação, para algum destinatário que tenha poder ou responsabilidade sobre o problema. Essa carta apresenta elementos da estrutura padrão dos gêneros de correspondência, como local, data, destinatário e remetente. Além disso, esse texto apresenta uma linguagem concisa e argumentativa bem como subjetiva, na medida em que expressa e defende uma insatisfação pessoal.

Leia também: Carta aberta – gênero textual de caráter argumentativo e público

Tópicos deste artigo

O que é carta de reclamação?

A carta de reclamação é um subgênero do gênero textual carta. Ela se define por transmitir uma informação que indica uma insatisfação, um problema ou uma injustiça sofrida pelo remetente. O destinatário é quem pode intervir ou solucionar o problema, geralmente por estar em uma posição hierárquica superior.

Em diversas circunstâncias, esse gênero pode ser utilizado para manifestar alguma indignação que se sinta, e sobre a qual possa ser feito algo a respeito. Desse modo, por meio desse documento, o autor consegue se expressar e solicitar um auxílio.

É possível encontrar a carta de reclamação:

  • em situações pessoais, como circunstâncias de moradia, condomínio, compra de produtor;

  • em situações profissionais, como direitos negligenciados, demora de algum serviço ou solicitação; e

  • em situações políticas, quando se utiliza o gênero para reclamar, a algum servidor público, sobre algum problema identificado.

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Características e estrutura de uma carta de reclamação

A carta de reclamação, sendo um gênero de correspondência, apresenta aspectos comuns a todos os gêneros de tal categoria, como:

  • Identificação do destinatário: nesse caso, o nome pode ser acompanhado do cargo ocupado pelo destinatário e/ou o nome da instituição da qual faz parte.

  • Marcação de local e data: em diferentes locais, a marcação de local e data sempre se fará presente. Pode ser apresentada no canto superior da página, ao final, junto à assinatura, ou nos dois locais.

  • Vocativo: apresenta-se destacado ou acoplado ao corpo do texto. A depender do nível de proximidade e da diferença hierárquica entre os interlocutores, pode ser necessário o uso de pronomes de tratamento adequados ao cargo do destinatário.

  • Corpo do texto: é a parte em que o remetente de fato expressa seu problema bem como apresenta seus argumentos em defesa de uma solução. O corpo do texto pode variar de tamanho a depender da complexidade do assunto.

  • Despedida: toda carta apresenta uma despedida final que serve para marcar a finalização da mensagem.

  • Assinatura: ao final da carta, o remetente deve assiná-la e indicar seu cargo ou função (quando necessário).

Além dessa estrutura, outras características compõem a carta de reclamação. Ela deve apresentar uma linguagem clara e concisa. Toda informação apresentada deve ser pertinente à reclamação que está sendo feita. O autor também pode inserir anexos que auxiliem na argumentação.

Passo a passo de como se faz uma carta de reclamação

A carta de reclamação pode ser utilizada quando um serviço ou produto não atende as expectativas.
A carta de reclamação pode ser utilizada quando um serviço ou produto não atende as expectativas.

Para fazer uma carta de reclamação, o autor deve selecionar, previamente, todas as informações necessárias ao gênero e ao problema que será relatado. Sendo assim, é necessário identificar o destinatário adequado para receber a mensagem, localizar nome, função e instituição. Em seguida, é necessário avaliar todos os argumentos pertinentes para o texto bem como os anexos que possam ser utilizados.

Na hora da produção textual, o autor deve:

  • Começar o texto com a marcação de local e data (opcional) e nome da instituição (se houver).

  • Inserir o nome do destinatário e as informações adicionais sobre ele, como o cargo ocupado e/ou o nome da instituição ou departamento em que trabalha.

  • Usar um vocativo adequado à circunstância e à posição hierárquica do destinatário.

  • Iniciar o corpo do texto se apresentando e apresentando a situação que gerou a insatisfação.

  • Dar seguimento, aprofundando os argumentos e detalhes que expressem o desconforto e indignação do autor.

  • Concluir com um desfecho e uma solicitação de ajuda (opcional).

  • Inserir uma despedida cordial.

  • Assinar com próprio punho.

  • Marcação de local e data.

Veja também: Carta argumentativa — gênero que busca defender um ponto de vista sobre algo

Exemplo de carta de reclamação

Como mencionado, a carta de reclamação pode ser utilizada em diferentes circunstâncias. A seguir, um modelo de carta de reclamação:

São Paulo, 18 de novembro de 2019

À empresa “x”,

Eu, Lúcia, comprei um notebook da marca “tal” e do modelo “z”, no dia 18 de novembro deste ano, no site oficial da loja. O computador apresentava, entre outras qualidades, o rápido funcionamento, ampla memória e praticidade, este último tendo em vista que o produto deveria ter pouco peso, facilitando seu carregamento.

Ao receber o produto em casa, assustei-me logo de início com o peso da caixa, que julguei estar alto demais, mas refleti que podia ser devido ao isopor e aos acessórios. Abri o pacote e, para minha surpresa, o peso da caixa era realmente do computador.

Ainda duvidando do meu julgamento, pesei os dois notebooks, o meu antigo e o novo, para testar a diferença. O produto antigo pesou 1.650 kg, e o produto novo (propaganda de leveza) pesou 1.800 kg. Reitero que, entre as frases de propaganda, constava a afirmação “produto mais leve da história e presente no mercado”, algo que, nitidamente, não é real, pois, além de não possuir o menor peso, meu antigo modelo ainda está disponível em mercado, logo, são duas mentiras em uma frase só.

Estou decepcionada. Comprei um produto considerando o peso, afinal, minha profissão exige muita mobilidade acompanhada do computador. No entanto, fui enganada e acabei ficando pior do que já estava.

Portanto, envio essa carta formalizando a reclamação e solicitando um posicionamento da empresa quanto ao meu problema. Caso não seja tomada nenhuma atitude, tentarei resolvê-lo por vias legais e jurídicas.

Atenciosamente,
Lúcia Silva e Silva

 

Como é possível observar, o exemplo apresenta a correspondência de uma cliente (Lúcia) para determinada empresa (empresa “x”). A carta apresenta uma reclamação de compra. No início, a autora narra como fez a compra do produto e destaca os elementos que a fizeram tomar a escolha final.

Na sequência, ela apresenta o problema relatando a diferença entre as afirmações da propaganda e as características do produto. Para reforçar seus argumentos, ela cita trechos da propaganda, características do seu trabalho, além do próprio peso, comparado ao do computador antigo. Por fim, a autora faz seu desfecho reafirmando que, se necessário, recorrerá judicialmente, despedindo-se, ao final, com sua assinatura.

 

Por Talliandre Matos
Professora de Redação

Escritor do artigo
Escrito por: Talliandre Matos Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MATOS, Talliandre. "Carta de reclamação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-reclamacao.htm. Acesso em 09 de outubro de 2024.

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