Superfície de Contato e Velocidade das Reações

Quanto maior for a superfície de contato das substâncias reagentes, maior será a velocidade com que se processará a reação.

Na imagem acima, temos dois copos com água, sendo que no primeiro, adicionou-se pó efervescente e no segundo, adicionou-se um comprimido efervescente. Se compararmos os dois casos, em qual dos copos o antiácido terá se dissolvido mais rapidamente?

Sabemos que é no primeiro, no que adicionamos o pó. Isso acontece porque a superfície de contato do remédio é maior quando ele está na forma de pó do que na forma de comprimido.

Lembre-se de que toda reação só ocorre quando as partículas dos reagentes entram em contato, chocando-se de modo efetivo e com a energia mínima necessária. Portanto, quanto mais fragmentado estiver o sólido, maior será a quantidade de partículas que entrarão em contato, aumentando também a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e, por fim, o aumento da velocidade da reação.

No caso do comprimido, somente as partículas que se encontram na superfície é que irão reagir com as moléculas de água. À medida que elas forem consumidas, as partículas mais internas passarão a entrar em contato com a água e reagirão progressivamente até que todo o reagente acabe.

Isso não acontece no caso do pó, já que ele possui uma maior área em contato com as moléculas de água.

Esse fato acontece em diversos casos e isso nos leva à seguinte generalização:

Superfície de contato e velocidade da reação

No entanto, aumentar a superfície de contato apenas intensifica a velocidade da reação, mas não aumenta a quantidade dos produtos no final do processo.

Outro exemplo que nos mostra que aumentar a superfície de contato acelera a reação ocorre quando nos alimentamos. Quanto mais mastigamos o alimento, aumentando sua superfície de contato, maior será a velocidade da nossa digestão.

Devemos mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão

É interessante que quanto menos mastigamos, mais sono sentimos após o almoço. Isso acontece porque o suco gástrico que digere os alimentos possui como principal constituinte o ácido clorídrico (HCl). Para a formação desse ácido são retirados íons H+ do sangue, o que gera o estado de sonolência, que é chamado de alcalose pós-prandial.

Quanto menos mastigamos, mais tempo durará a reação de digestão e mais íons serão retirados do sangue, aumentando a nossa vontade de dormir.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/superficie-contato-velocidade-das-reacoes.htm